Quartararo se põe impecável e dá passo firme no campeonato em dia de revés de rivais

Em um domingo onde quase tudo deu errado para os adversários, o francês fez o que precisava: tomou a ponta nos primeiros metros e não se deixou mais incomodar. Com uma vitória dominante, abriu 22 pontos de frente no campeonato e deu passo importante na defesa do título da MotoGP

MARC MÁRQUEZ TOMA DECISÃO CORAJOSA PARA SALVAR CARREIRA NA MOTOGP

É cedo para dizer que o campeonato está nas mãos de Fabio Quartararo, mas hoje foi um daqueles dias em que todos os astros se alinharam em favor de uma conquista francesa. Além de ‘El Diablo’ ter se colocado impecável no GP da Catalunha, os principais adversários ou foram vítimas dos próprios erros ou dos erros alheios para permitir que o campeão vigente ficasse um pouco mais confortável na tabela de classificação do campeonato de 2022.

Fabio chegou em Barcelona com oito pontos de vantagem na liderança do Mundial, mas segue para a Alemanha com 22 de margem. E não é só isso: Enea Bastianini abandonou a segunda corrida seguida, se afastando 53 pontos. Francesco Bagnaia sofreu um novo revés, desta vez, vítima de um estabanado Takaaki Nakagami, que caiu na curva 1 e carregou junto não só o italiano, mas também Álex Rins. Agora, Pecco tem o quinto posto na tabela, 66 pontos atrás.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
▶️ Quartararo conta com talento e sorte e amplia vantagem na MotoGP

Fabio Quartararo venceu e ampliou vantagem no campeonato de 2022 (Foto: Red Bull Content Pool)

WEB STORY
▶️ Como está o grid da MotoGP na temporada 2023

Com o passar das corridas, o confronto fica mais e mais entre Quartararo e Aleix Espargaró, mas, em Barcelona, o piloto da casa cometeu um incomum e espalhafatoso erro: deu a corrida por encerrada antes da hora. Uma volta antes da bandeirada, Aleix se meteu a saudar o público e jogou fora um segundo lugar, recebendo a bandeirada apenas em quinto. A diferença poderia ser de 13 pontos, mas é de 22.

Isso, no entanto, não tira Aleix completamente da jogada. A Aprilia tem nas mãos uma moto competitiva e constante. E o mais velho dos Espargaró tem sido competitivo em todos os circuitos. É certo que a reação virá.

O resultado na Catalunha, porém, enche Quartararo de ânimo, já que foi uma vitória fácil em uma corrida que prometia ser difícil. Fabio dominou e sequer precisou olhar para trás. No fim de semana em que renovou o contrato com a Yamaha, o piloto de Nice mais uma vez mostrou que vive uma grande fase e que, se tiver equipamento para isso, e fortíssimo candidato ao bicampeonato.

“Eu sempre digo, para vencer, nós temos de fazer tudo perfeitamente”, disse Quartararo em entrevista ao serviço de streaming espanhol DAZN. “Estou realmente contente por esta vitória. Fomos bem desde a primeira curva, freando realmente muito forte. É mais uma vitória”, seguiu.

“Depois da corrida, conseguiu fazer uma foto com o macacão aberto para poder dar risada’, brincou Fabio, se referindo à corrida do ano passado, quando teve problemas com o macacão e acabou apenas em sexto após duas punições de 3s ― a primeira por cortar caminho enquanto tentava fechar o zíper e a segunda por ter rodado com sem os equipamentos de proteção completos.

Quartararo ainda lamentou por Aleix, mas reconheceu que o catalão será o adversário no restante da temporada: “Ouvi falar do que aconteceu. É uma pena para ele, mas um pouquinho melhor para nós. Sabemos que Aleix será o cara para lutar durante todo o campeonato”.

Quartararo explicou que foi para a prova pensando em ser o primeiro colocado na curva 1 e que executar o plano foi decisivo para garantir a vitória e ganhar um respiro maior no campeonato.

“Hoje eu forcei muito, me senti muito confortável na moto e queria ser o primeiro na primeira curva. Consegui e isso simplificou tudo”, detalhou. “No início, não controlei, pelo contrário, forcei desde o começo e depois avaliei o desgaste dos Michelin. O pneu traseiro aguentou muito bem”, comentou.

“Tinha alguma margem, podia ter sido 2 ou 3 décimos mais rápido no final, mas depois que vi que a vantagem era grande, preferi administrar”, contou. “O motor continua a ser o meu único problema, ainda que eu tenha sofrido menos em Barcelona do que em Mugello, pois a descida no final da reta me ajudou. O saldo é positivo: as duas últimas corridas foram difíceis para mim, mas, no final, consegui um primeiro e um segundo lugar. Nada mal”, encerrou.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 19 de junho, para o GP da Alemanha, em Sachsenring, décima etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
Viñales sonha com 1-2 da Aprilia na Catalunha: “Vamos nos esforçar ao máximo”
Pol Espargaró analisa opções e aceita ‘rebaixamento’ para LCR: “Não é um problema”
# Yamaha reitera confiança em Morbidelli e diz: “Nunca pensamos em dispensá-lo”
# Espargaró admite culpa e explica erro na Catalunha: “Aqui é diferente, me enganei”

HOMENAGEM JUSTA OU DESNECESSÁRIA? MOTOGP APOSENTA #46 DE ROSSI EM MUGELLO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.