Quartararo segura Miller e encabeça treino 3 na Alemanha. Marc Márquez é nono
O líder do Mundial assegurou o melhor tempo desta manhã de sábado (19) ao cravar 1min20s348. 0s056 mais lento, Jack Miller ficou em segundo, à frente de Johann Zarco. Marc Márquez foi só 0s314 mais lento que o ponteiro
Três sessões, três líderes diferentes. Depois de Marc Márquez e Miguel Oliveira, foi a vez de Fabio Quartararo pontear uma sessão de treinos da MotoGP para o GP da Alemanha. O piloto da Yamaha conseguiu segurar os rivais de Ducati e KTM para assegurar o melhor tempo na manhã deste sábado (19).
Líder do Mundial, o francês de Nice cravou 1min20s348 na melhor das 24 voltas que completou nesta atividade matutina e garantiu a liderança da classe rainha do Mundial de Motovelocidade com 0s056 de margem para Jack Miller, o segundo colocado. Vice-líder do campeonato, Johann Zarco ficou em terceiro, com a melhor volta em 1min20s433 e um forte ritmo de corrida.
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FATOS E CURIOSIDADES
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Empatados em 1min20s451, Miguel Oliveira e Aleix Espargaró aparecem na sequência, em quarto e quinto, seguidos por Jorge Martín. Takaaki Nakagami foi sétimo, com Francesco Bagnaia em oitavo.
Invicto em Sachsenring desde que chegou à MotoGP, em 2013, Marc Márquez acabou em nono, 0s314 mais lento que Quartararo. Irmão caçula, Álex Márquez foi só 0s020 mais lento que o hexacampeão e fechou o top-10.
Campeão vigente, Joan Mir ficou a 0s359 de Quartararo e acabou em 11º, à frente de Franco Morbidelli e Maverick Viñales, que caiu nos minutos finais do TL3. Álex Rins foi 14º, seguido por Danilo Petrucci e Valentino Rossi.
A largada do GP da Alemanha, oitava etapa da temporada 2021, está marcada para as 9h (de Brasília). Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.
Saiba como foi o treino livre 3 da MotoGP em Sachsenring:
O sábado amanheceu com sol e temperaturas elevadas no leste da Alemanha. Quando os pilotos entraram na pista para o terceiro treino livre do fim de semana, os termômetros mediam 30°C, com o asfalto chegando a 37°C. A umidade relativa do ar estava em 44%, com o vento soprando a uma velocidade de 5 km/h.
Líder da sexta-feira, Miguel Oliveira foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, mas foi deixado para trás por Marc Márquez já no giro seguinte, com o espanhol abrindo 0s287 de margem.
O piloto da KTM melhorou um pouco na sequência, mas apenas reduziu a vantagem do rival da Honda. Na volta seguinte, Miguel chegou a 1min21s147 e baixou para só 0s050 o atraso em relação a Marc.
Enquanto isso, o hexacampeão da MotoGP fez um longo tour pela brita da curva 10. Marc escapou da pista, mas manteve-se de pé e logo voltou para a pista.
Mas nem todo mundo parou de pé neste início de sessão. Em momentos diferentes, Enea Bastianini e Iker Lecuona caíram na curva 1, mas escaparam de lesões maiores.
Ainda com Marc no comando, os pilotos partiram para a primeira rodada de pit-stops desta manhã de sábado. Oliveira seguia em segundo, com Takaaki Nakagami, Aleix Espargaró, Francesco Bagnaia, Fabio Quartararo, Pol Espargaró, Jack Miller, Brad Binder e Danilo Petrucci compondo o top-10. Maverick Viñales vinha em 14º, com Joan Mir em 16º e Álex Rins em 21º. Valentino Rossi era o 20º, 1s042 atrás do líder.
Nesta fase da sessão, a maioria dos pilotos rodava com pneus traseiros médios, exceto Marc e Álex Márquez e Viñales, que tinham macios. Na dianteira, o médio também era dominante, mas os Márquez, Oliveira, Aleix, Quartararo, Binder, Petrucci, Morbidelli, Luca Marini e Lorenzo Savadori testavam os duros. Em Sachsenring, todos os slicks têm configuração assimétrica.
Na décima volta nesta manhã, Álex Rins foi a 1min21s301 e saltou para a terceira colocação, 0s204 atrás do líder. Pouco depois, o espanhol levantou a mão sinalizando problemas e saiu da pista, usando uma rota de serviço para poder voltar aos boxes da Suzuki.
Logo depois, Viñales foi a 1min21s228 e assumiu o terceiro posto, mas foi imediatamente superado por Joan Mir. Com um pneu macio novo na traseira da GSX-RR, o piloto da Suzuki foi 0s064 mais rápido que o titular da Yamaha. Logo em seguida, porém, o campeão vigente escapou da pista na curva 1, mas erro se limitou a um passeio pela brita.
Com pouco mais de 13 minutos para o fim, Miller apareceu com um par de pneus macios e assumiu o comando da MotoGP já com a melhor volta do fim de semana: 1min20s526, marca 0s303 melhor do que a que manteve Marc na liderança.
Nakagami e Aleix também passaram pelo piloto da Honda na sequência, mas a liderança de Miller foi breve. Com 1min20s348, Quartararo tomou a dianteira da tabela, 0s178 melhor que o australiano.
O mais velho dos Márquez apertou o passo de imediato e subiu para quarto, com o irmão aparecendo em sexto antes de ser superado por um Brad Binder 0s042 mais veloz.
Quem também avançou foi Johann Zarco. Com 1min20s497, o piloto da Pramac tomou o segundo posto, 0s149 atrás de Quartararo. Morbidelli seguiu o mesmo rumo e saltou para oitavo, mas perdeu uma posição na sequência, já que Bagnaia virou 0s109 melhor.
Johann, aliás, meteu outra volta rápida, mas apenas conseguiu baixar para 0s085 a vantagem de Quartararo. Morbidelli avançou mais uma vez, chegando a sétimo. Rossi também foi mais rápido e agora era 11º.
Com quase sete minutos para o fim, Bagnaia saltou para a sexta colocação, 0s266 atrás de Quartararo. Pouco depois, Viñales caiu na curva 1. O espanhol levantou imediatamente, sequer olhou para a moto e começou a correr para voltar aos boxes. O Top Gun tinha o décimo tempo da sessão, mas corria o risco de ficar sem vaga direto no Q2.
Depois de uma rodada final de paradas, os pilotos voltaram para um novo ataque. Mir foi o primeiro a melhorar, subindo para oitavo. Em seguida, Miller cravou 1min20s404 e se instalou em segundo, 0s056 atrás de Quartararo.
Com três minutos para o fim, Pol Espargaró caiu na curva 8. O catalão, que rodava logo à frente do irmão mais velho, não se machucou, mas acabou sem chance de integrar o top-10 combinado.
Aleix, por outro lado, saltou para quinto, empatado em 1min20s451 com Oliveira. Jorge Martín também foi melhor e avançou para sexto. Marc Márquez pulou para a quarta colocação, mas acabou com o tempo cancelado por exceder os limites da pista e caiu para nono, 0s020 diante do irmão.
Já com o cronômetro zerado, ninguém conseguiu superar a marca de Quartararo, que assegurou o comando da sessão.
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MotoGP 2021, GP da Alemanha, Sachsenring, Treino Livre 3:
1 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:20.348 | |
2 | J MILLER | Ducati | 1:20.404 | +0.056 |
3 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:20.433 | +0.085 |
4 | M OLIVEIRA | KTM | 1:20.451 | +0.103 |
5 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | 1:20.451 | +0.103 |
6 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:20.501 | +0.153 |
7 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:20.560 | +0.212 |
8 | F BAGNAIA | Ducati | 1:20.564 | +0.216 |
9 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:20.662 | +0.314 |
10 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:20.682 | +0.334 |
11 | J MIR | Suzuki | 1:20.707 | +0.359 |
12 | F MORBIDELLI | SRT Yamaha | 1:20.749 | +0.401 |
13 | M VIÑALES | Yamaha | 1:20.887 | +0.539 |
14 | A RINS | Suzuki | 1:20.889 | +0.541 |
15 | D PETRUCCI | Tech3 KTM | 1:20.903 | +0.555 |
16 | V ROSSI | SRT Yamaha | 1:20.961 | +0.613 |
17 | L MARINI | Avintia VR46 Ducati | 1:20.978 | +0.630 |
18 | B BINDER | KTM | 1:20.988 | +0.640 |
19 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:21.270 | +0.922 |
20 | L SAVADORI | Aprilia Gresini | 1:21.415 | +1.067 |
21 | E BASTIANINI | Avintia Ducati | 1:21.447 | +1.099 |
22 | I LECUONA | Tech3 KTM | 1:21.669 | +1.321 |