Quartararo segura Miller e encabeça treino 3 na Alemanha. Marc Márquez é nono

O líder do Mundial assegurou o melhor tempo desta manhã de sábado (19) ao cravar 1min20s348. 0s056 mais lento, Jack Miller ficou em segundo, à frente de Johann Zarco. Marc Márquez foi só 0s314 mais lento que o ponteiro

Vitória dominante de Oliveira e líder punido: assista aos melhores momentos do GP da Catalunha (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Três sessões, três líderes diferentes. Depois de Marc Márquez e Miguel Oliveira, foi a vez de Fabio Quartararo pontear uma sessão de treinos da MotoGP para o GP da Alemanha. O piloto da Yamaha conseguiu segurar os rivais de Ducati e KTM para assegurar o melhor tempo na manhã deste sábado (19).

Líder do Mundial, o francês de Nice cravou 1min20s348 na melhor das 24 voltas que completou nesta atividade matutina e garantiu a liderança da classe rainha do Mundial de Motovelocidade com 0s056 de margem para Jack Miller, o segundo colocado. Vice-líder do campeonato, Johann Zarco ficou em terceiro, com a melhor volta em 1min20s433 e um forte ritmo de corrida.

FATOS E CURIOSIDADES
⇝ GP da Alemanha de MotoGP

Fabio Quartararo liderou a MotoGP nesta manhã (Foto: Yamaha)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Empatados em 1min20s451, Miguel Oliveira e Aleix Espargaró aparecem na sequência, em quarto e quinto, seguidos por Jorge Martín. Takaaki Nakagami foi sétimo, com Francesco Bagnaia em oitavo.

Invicto em Sachsenring desde que chegou à MotoGP, em 2013, Marc Márquez acabou em nono, 0s314 mais lento que Quartararo. Irmão caçula, Álex Márquez foi só 0s020 mais lento que o hexacampeão e fechou o top-10.

Campeão vigente, Joan Mir ficou a 0s359 de Quartararo e acabou em 11º, à frente de Franco Morbidelli e Maverick Viñales, que caiu nos minutos finais do TL3. Álex Rins foi 14º, seguido por Danilo Petrucci e Valentino Rossi.

A largada do GP da Alemanha, oitava etapa da temporada 2021, está marcada para as 9h (de Brasília). Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi o treino livre 3 da MotoGP em Sachsenring:

O sábado amanheceu com sol e temperaturas elevadas no leste da Alemanha. Quando os pilotos entraram na pista para o terceiro treino livre do fim de semana, os termômetros mediam 30°C, com o asfalto chegando a 37°C. A umidade relativa do ar estava em 44%, com o vento soprando a uma velocidade de 5 km/h.

Líder da sexta-feira, Miguel Oliveira foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, mas foi deixado para trás por Marc Márquez já no giro seguinte, com o espanhol abrindo 0s287 de margem.

O piloto da KTM melhorou um pouco na sequência, mas apenas reduziu a vantagem do rival da Honda. Na volta seguinte, Miguel chegou a 1min21s147 e baixou para só 0s050 o atraso em relação a Marc.

Marc Márquez começou o TL3 na liderança da MotoGP (Vídeo: MotoGP)

Enquanto isso, o hexacampeão da MotoGP fez um longo tour pela brita da curva 10. Marc escapou da pista, mas manteve-se de pé e logo voltou para a pista.

Mas nem todo mundo parou de pé neste início de sessão. Em momentos diferentes, Enea Bastianini e Iker Lecuona caíram na curva 1, mas escaparam de lesões maiores.

Ainda com Marc no comando, os pilotos partiram para a primeira rodada de pit-stops desta manhã de sábado. Oliveira seguia em segundo, com Takaaki Nakagami, Aleix Espargaró, Francesco Bagnaia, Fabio Quartararo, Pol Espargaró, Jack Miller, Brad Binder e Danilo Petrucci compondo o top-10. Maverick Viñales vinha em 14º, com Joan Mir em 16º e Álex Rins em 21º. Valentino Rossi era o 20º, 1s042 atrás do líder.

Iker Lecuona fez de tudo para salvar a queda, mas não deu (Vídeo: MotoGP)

Nesta fase da sessão, a maioria dos pilotos rodava com pneus traseiros médios, exceto Marc e Álex Márquez e Viñales, que tinham macios. Na dianteira, o médio também era dominante, mas os Márquez, Oliveira, Aleix, Quartararo, Binder, Petrucci, Morbidelli, Luca Marini e Lorenzo Savadori testavam os duros. Em Sachsenring, todos os slicks têm configuração assimétrica.

Na décima volta nesta manhã, Álex Rins foi a 1min21s301 e saltou para a terceira colocação, 0s204 atrás do líder. Pouco depois, o espanhol levantou a mão sinalizando problemas e saiu da pista, usando uma rota de serviço para poder voltar aos boxes da Suzuki.

Logo depois, Viñales foi a 1min21s228 e assumiu o terceiro posto, mas foi imediatamente superado por Joan Mir. Com um pneu macio novo na traseira da GSX-RR, o piloto da Suzuki foi 0s064 mais rápido que o titular da Yamaha. Logo em seguida, porém, o campeão vigente escapou da pista na curva 1, mas erro se limitou a um passeio pela brita.

Álex Rins teve problemas com a GSX-RR em meados do TL3 (Vídeo: MotoGP)

Com pouco mais de 13 minutos para o fim, Miller apareceu com um par de pneus macios e assumiu o comando da MotoGP já com a melhor volta do fim de semana: 1min20s526, marca 0s303 melhor do que a que manteve Marc na liderança.

Nakagami e Aleix também passaram pelo piloto da Honda na sequência, mas a liderança de Miller foi breve. Com 1min20s348, Quartararo tomou a dianteira da tabela, 0s178 melhor que o australiano.

O mais velho dos Márquez apertou o passo de imediato e subiu para quarto, com o irmão aparecendo em sexto antes de ser superado por um Brad Binder 0s042 mais veloz.

Quem também avançou foi Johann Zarco. Com 1min20s497, o piloto da Pramac tomou o segundo posto, 0s149 atrás de Quartararo. Morbidelli seguiu o mesmo rumo e saltou para oitavo, mas perdeu uma posição na sequência, já que Bagnaia virou 0s109 melhor.

Maverick Viñales sofreu uma queda na reta final do TL3 (Vídeo: MotoGP)

Johann, aliás, meteu outra volta rápida, mas apenas conseguiu baixar para 0s085 a vantagem de Quartararo. Morbidelli avançou mais uma vez, chegando a sétimo. Rossi também foi mais rápido e agora era 11º.

Com quase sete minutos para o fim, Bagnaia saltou para a sexta colocação, 0s266 atrás de Quartararo. Pouco depois, Viñales caiu na curva 1. O espanhol levantou imediatamente, sequer olhou para a moto e começou a correr para voltar aos boxes. O Top Gun tinha o décimo tempo da sessão, mas corria o risco de ficar sem vaga direto no Q2.

Depois de uma rodada final de paradas, os pilotos voltaram para um novo ataque. Mir foi o primeiro a melhorar, subindo para oitavo. Em seguida, Miller cravou 1min20s404 e se instalou em segundo, 0s056 atrás de Quartararo.

Fabio Quartararo assegurou a liderança em Sachsenring (Vídeo: MotoGP)

Com três minutos para o fim, Pol Espargaró caiu na curva 8. O catalão, que rodava logo à frente do irmão mais velho, não se machucou, mas acabou sem chance de integrar o top-10 combinado.

Aleix, por outro lado, saltou para quinto, empatado em 1min20s451 com Oliveira. Jorge Martín também foi melhor e avançou para sexto. Marc Márquez pulou para a quarta colocação, mas acabou com o tempo cancelado por exceder os limites da pista e caiu para nono, 0s020 diante do irmão.

Já com o cronômetro zerado, ninguém conseguiu superar a marca de Quartararo, que assegurou o comando da sessão.

LEIA TAMBÉM
 Oliveira ratifica melhora da KTM com vitória impecável no GP da Catalunha
 Produção em série de talentos por Moto3 e Moto2 coloca pressão nos pilotos da MotoGP
⇝ KTM foge do padrão e acerta ao oferecer contrato duradouro para Binder na MotoGP
⇝ Yamaha mostra insatisfação com forma de Viñales, mas dá 2ª chance e evita jogar toalha
⇝ Gardner ganha chance na MotoGP para consolidar evolução mostrada na Moto2
⇝ Longe das vitórias e em crise, Honda pode ter concessões na MotoGP em 2022?

MotoGP 2021, GP da Alemanha, Sachsenring, Treino Livre 3:

1F QUARTARAROYamaha1:20.348 
2J MILLERDucati1:20.404+0.056
3J ZARCOPramac Ducati1:20.433+0.085
4M OLIVEIRAKTM1:20.451+0.103
5A ESPARGARÓAprilia Gresini1:20.451+0.103
6J MARTÍNPramac Ducati1:20.501+0.153
7T NAKAGAMILCR Honda1:20.560+0.212
8F BAGNAIADucati1:20.564+0.216
9M MÁRQUEZHonda1:20.662+0.314
10A MÁRQUEZLCR Honda1:20.682+0.334
11J MIRSuzuki1:20.707+0.359
12F MORBIDELLISRT Yamaha1:20.749+0.401
13M VIÑALESYamaha1:20.887+0.539
14A RINSSuzuki1:20.889+0.541
15D PETRUCCITech3 KTM1:20.903+0.555
16V ROSSISRT Yamaha1:20.961+0.613
17L MARINIAvintia VR46 Ducati1:20.978+0.630
18B BINDERKTM1:20.988+0.640
19P ESPARGARÓHonda1:21.270+0.922
20L SAVADORIAprilia Gresini1:21.415+1.067
21E BASTIANINIAvintia Ducati1:21.447+1.099
22I LECUONATech3 KTM1:21.669+1.321

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar