Fora da briga por título, Aleix Espargaró lamenta: “Sonho ainda era grande demais”

Só décimo colocado no GP da Malásia, catalão abriu 46 pontos de atraso para Francesco Bagnaia na classificação do Mundial de Pilotos e agora não tem mais chances de título. Ainda assim, irmão de Pol se disse muito orgulhoso do trabalho feito pela Aprilia em 2022

Aleix Espargaró reconheceu que o sonho de brigar pelo título “ainda era grande demais” para a Aprilia em 2022. O catalão permaneceu na disputa até a penúltima etapa da temporada, mas se despediu de qualquer possibilidade com o décimo lugar no GP da Malásia de domingo (23), já que passou a exibir 46 pontos a menos do Francesco Bagnaia, o líder do campeonato.

Após a corrida, Aleix, que venceu pela primeira vez na carreira no GP da Argentina deste ano, reconheceu a tristeza, mas também se disse orgulhoso do trabalho da casa de Noale. O irmão de Pol, porém, considerou que a fase entre Ásia e Oceania da temporada foi especialmente custosa para a RS-GP.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
🧮 Bagnaia põe mão na taça com vitória no GP da Malásia

Aleix Espargaró se disse orgulhoso do trabalho da Aprilia em 2022 (Foto: Aprilia)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Diferente do que aconteceu na fase europeia do campeonato, quando ele passou todas as corridas dentro do top-6, as últimas corridas foram especialmente complicas. E Sepang não foi nada diferente.

O pai dos pequenos Max e Mia se classificou na décima colocação da corrida, mas chegou a cair para 15º depois de uma escapada da pista. Ele conseguiu se recuperar e terminou em décimo depois de uma punição de 3s aplicada pelo Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) por conta de um incidente entre os dois.

“Não sei [o que aconteceu]. A moto estava muito, muito lenta hoje na reta e não tinha tração nenhuma. Zero grip desde o início”, disse Aleix. “Acredite, eu tentei tudo que podia, forcei para diabos até a última volta, sabendo que todos os pontos eram importantes para o terceiro lugar no campeonato”, seguiu.

“Mas não foi o suficiente. Fui muito lento a corrida toda. As últimas quatro corridas foram todas um pesadelo”, resumiu. “Estamos tentando descobrir o que deu errado. É uma questão técnica, 100% [de certeza]. Os dois pilotos da Aprilia tiveram o mesmo problema”, apontou.

“Na Europa, se eu não estava no pódio, Maverick estava. Exceto em Barcelona, em todas as corridas um ou outro piloto da Aprilia estava no pódio. E agora não estamos sequer no top-10. É uma loucura”, comentou.

Agora sem chances matemáticas de título, Aleix admitiu que estava “muito triste” por não ter mais possibilidades, mas disse também que está bastante orgulhoso do trabalho da casa de Noale neste ano.

“Sim, estou muito desapontado hoje. Muito triste. Estou muito orgulhoso de todos na Aprilia, de mim, do meu companheiro de equipe, de todos em Noale. O que fizemos neste ano foi incrível, histórico, vai durar para sempre”, avaliou. “Mas, ao mesmo tempo, a maneira como encerramos a temporada é um pouco triste, pois se tivéssemos conseguido manter nosso nível nas últimas quatro corridas, chegaríamos em Valência ainda com alguma chance”, avaliou.

“Mas nós realmente perdemos. Parece que o sonho ainda era grande demais para nós. Então tomara que nós possamos aprender a respeito e estar mais preparados para o futuro”, torceu. “Tem a aderência mecânica que nós não temos e realmente nos falta potência. Então precisamos fazer um grande exame de todas as áreas e tentar entender o que está acontecendo. Isso vai ser muito importante para o futuro, mas também para Valência. Quero terminar em alta em Valência, então tomara que possamos descobrir algo”, encerou.

Agora, Aleix tem apenas um ponto de vantagem para Enea Bastianini na classificação da MotoGP, o que significa que ele terá uma grande batalha no Ricardo Tormo para manter a posição à frente do piloto da Gresini.

A MotoGP volta às pistas daqui a duas semanas, em 6 de novembro, para a disputa da etapa de Valência, que encerra a temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.