Morbidelli fecha com Pramac e corre com Ducati do ano na temporada 2024 da MotoGP
Fora da Yamaha, Franco Morbidelli vai passar a ser piloto satélite em 2024, mas com um enorme bônus: o ítalo-brasileiro vai trocar uma YZR-M1 em dificuldades para guiar uma Ducati do ano com a Pramac
O destino de Franco Morbidelli já está definido. A Pramac anunciou nesta segunda-feira (18) a contratação do ítalo-brasileiro, que vai substituir Johann Zarco ao lado de Jorge Martín. Com o acordo, o #21 assume uma Ducati do ano em 2024.
Há algumas semanas, a Yamaha anunciou a separação com Morbidelli após o fim do contrato atual, que termina no fim de 2023, e a contratação de Álex Rins, que vai deixar a LCR Honda para formar dupla com Fabio Quartararo. Desde então, o futuro de Franco vinha sendo atrelado às motos de Borgo Panigale.
Relacionadas
VEJA TAMBÉM
▶️ MotoGP enfrenta problemas com vistos às vésperas do embarque para GP da Índia
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Inicialmente, a expectativa era de que Morbidelli fosse para a VR46, já que Marco Bezzecchi tinha a opção de subir para a Pramac para ter a Desmosedici mais atualizada. O italiano, porém, aceitou o ônus do equipamento defasado para seguir com a equipe de Valentino Rossi.
Ainda que a Gresini tenha sido especulada como possível endereço do #21, logo ganharam força os rumores de que Morbidelli poderia acabar na Pramac. A Ducati, inclusive, vinha falando abertamente desta possibilidade, manifestando a confiança na recuperação da forma de Franco a partir do momento que ele assumisse uma moto competitiva.
No comunicado desta segunda-feira, a Pramac confirma que o contrato de Morbidelli foi assinado diretamente com a Ducati.
“É um prazer para nós receber Franco Morbidelli na Pramac Racing, a nossa equipe apoiada pela fábrica, na próxima temporada, pilotando uma Desmosedici GP oficial”, disse Gigi Dall’Igna, diretor da Ducati Corse. “Franco é um piloto de grande talento e experiência, e, em mais de uma ocasião, demonstrou a força e a velocidade que tem. Não é coincidência que, em 2020, ele tenha sido vice-campeão mundial, vencendo três GPs”, seguiu.
“Estamos confiantes de que, junto com a Pramac Racing e graças ao nosso apoio, ele poderá mostrar todo potencial que tem. Estamos ansiosos para embarcar juntos nesta empolgante aventura”, completou.
Vice-campeão da MotoGP em 2020, Morbidelli teve muitas dificuldades nos últimos anos, especialmente depois que foi promovido à equipe oficial. No ano passado, o piloto natural de Roma perdeu feio a disputa com Quartararo, mas a diferença entre eles até que diminuiu em 2023. Ainda assim, o último pódio de Franco data de 2021, com um terceiro lugar no GP da Espanha.
Diretor da Pramac, Paolo Campinotti celebrou a chegada de Franco, com quem destacou ter uma boa relação.
“Estou feliz de que Franco está se juntando à nossa família em 2024. Tenho uma excelente relação com ele, e ele provou ser um campeão em muitas ocasiões”, frisou Campinotti. “Estou confiante de que, na nossa equipe, ele encontrará as condições certas para lutar pelas posições que merece”, completou.
Chefe da Pramac, Gino Borsoi se disse honrado por trabalhar com um campeão como Morbidelli. O ítalo-brasileiro venceu a Moto2 em 2017.
“É uma honra ter a oportunidade de trabalhar com um campeão como Franco. Tenho grande confiança nele e no talento dele”, declarou Borsoi. “Tenho certeza de que ele se sentirá confortável na nossa equipe e, junto, vamos alcançar grandes resultados”, encerrou.
A MotoGP retoma as atividades no fim de semana do dia 24 de setembro, com o GP da Índia, a ser disputado em Buddh. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores Moto2 e Moto3.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.