Marc Márquez passa por cirurgia bem-sucedida em Barcelona, mas retorno é incerto

Os médicos inseriram uma placa no úmero do braço direito de Marc Márquez em uma cirurgia realizada no Hospital Universitário Dexeus na manhã desta terça-feira (21). O piloto da Honda não teve nenhum dano no nervo radial

Marc Márquez já foi operado para estabilizar a fratura no braço direito. O procedimento conduzido pelo Dr. Xavier Mir no Hospital Universitário Dexeus aconteceu com sucesso na manhã desta terça-feira (21).

Marc fraturou o braço em uma forte queda na saída da curva 3 na 22ª das 25 voltas do GP da Espanha, abertura da temporada 2020 da MotoGP. O #93 vinha em uma prova de recuperação após ter caído para 16º ainda no início da disputa em Jerez de la Frontera.

“Depois de sofrer uma queda forte no domingo, Marc Márquez foi diagnosticado com uma fratura no úmero direito e viajou para Barcelona na segunda-feira, para o Hospital Universitário Dexeus. Dr. Xavier Mir e sua equipe, em colaboração com Dr. Barrera fizeram uma redução aberta e fixação interna com uma placa de titânio no úmero direito. O nervo radial estava intocado e não precisou de intervenção”, disse a Honda em nota. “Marc agora está se recuperando de uma cirurgia bem sucedida e vai permanecer no hospital por até 48 horas. A meta dele é voltar ao Mundial 2020 o mais cedo possível, com uma data de previsão de retorno ficando clara em breve”, completou.

Chefe do time, Alberto Puig falou que agora é hora de ter paciência para esperar pela recuperação de Marc.

“Todo mundo que corre no Mundial tem a infeliz possibilidade de se machucar e ter de passar pelo centro cirúrgico. Infelizmente, foi a nossa fez e foi Marc quem teve de passar por cirurgia. Marc vai tirar algum tempo para se recuperar, mas estamos felizes com a forma como tudo correu. O Dr. Mir e sua equipe cuidaram de toda a situação desde a queda e fizeram uma cirurgia bem sucedida”, disse Puig. “Isso dá à equipe Repsol Honda muita motivação, já que sabemos que tudo correu bem. Mas agora temos de ser pacientes para ver como Marc vai se recuperar e para entender quando ele pode voltar”, seguiu.

Na segunda-feira, falando à TV italiana antes da cirurgia, o Dr. Mir revelou que a meta era voltar em Brno, na corrida marcada para 9 de agosto, portanto 21 dias após a fratura.

Marc Márquez ainda não tem data definida para voltar à MotoGP (Foto: Repsol)

A Honda optou por não substituir Marc na corrida deste fim de semana. Assim, Álex Márquez será o astro solitário do time apoiado pela Repsol.

Além de Márquez, Cal Crutchlow também sofreu uma fratura no domingo. O piloto da LCR quebrou o escafoide da mão esquerda num tombo no warm-up e também foi operado nesta terça-feira.

Cal Crutchlow também passou por uma operação que correu bem e, em principio, a intenção dele e testar o punho na sexta-feira. Estamos otimistas sobre a participação dele no GP”, afirmou Puig.

Titular da Suzuki, Álex Rins fraturou ombro direito após uma forte queda na classificação. O #42 não precisou de cirurgia e já iniciou a recuperação para tentar voltar à MotoGP o mais rápido possível.

“Oi, pessoal! A operação foi boa e estou me sentindo melhor! Agradeço ao Dr. Mir e ao seu time todo. Estou ansioso para começar minha reabilitação! Obrigado pelas mensagens de apoio!”, disse o campeão.

Paddockast #70 | O QUE ESPERAR DA MOTOGP 2020?
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

“Nada para se arrepender”: Honda reitera admiração por Marc Márquez

O chefe da Honda, aliás, saiu em defesa de Marc depois de algumas pessoas sugerirem que o espanhol foi imprudente na prova de Jerez, já que imprimia um ritmo acelerado para voltar à briga pela ponta após cair para 16º numa escapada da pista.

O dirigente reforçou que lesões são um risco inerente ao esporte, mas sublinhou que a Honda apoia a maneira como Márquez guia.

“Sabemos o tipo de piloto que temos. Mais uma vez, ele mostrou para todo mundo quem é. Mas agora, infelizmente, ele está machucado e precisa descansar, tentar arrumar o braço e, quando estiver pronto, vai voltar para lutar pela vitória outra vez”, disse Alberto. “Essas coisas acontecem quando você é Marc Márquez. Ele faz coisas excepcionais. Ele não tem nada para se arrepender. Todo nosso time tem respeito e admiração tremendos pelo que ele faz”, encerrou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.