MotoGP adota sensores de pressão para identificar pilotos que saírem da pista

Depois de muitas polêmicas no ano passado, o Mundial de Motovelocidade introduziu um novo sistema para não depender do julgamento da direção de prova

As voltas virtuais no novo autódromo da Hungria (Vídeo: Dromo design)

A MotoGP vai adotar a partir da temporada 2021 sensores de pressão para identificar os pilotos que extrapolam os limites da pista durante os treinos. A ideia é ter um sistema mais justo, independente da observação dos integrantes da direção de prova.

Até o ano passado, as imagens das câmeras eram analisadas, também levando em conta o quanto o competidor ultrapassou os limites da pista. Agora, será uma questão de precisão.

A MotoGP vai usar sensores para ver quem ultrapassa limites da pista (Foto: Ducati)

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No ano passado, as punições por extrapolar os limites da pista causaram muita polêmica, já que algumas escapadas maiores foram punidas com menos rigor do que outras bastante mais discretas. Com os sensores, a MotoGP planeja ser mais justa.

“O regulamento em relação aos limites da pista permanece igual, mas passamos o ano passado todo trabalhando em um sistema atualizado para detectar os limites da pista”, disse Mike Webb, diretor de prova da MotoGP. “A Dorna e a cronometragem trabalharam nisso no ano passado, temos um novo sistema que tem sensores de pressão na pista depois das zebras para que possamos detectar muito precisamente quando um piloto extrapola os limites da pista. É um sistema muito mais preciso”, seguiu.

“Então a regra permanece a mesma, mas, como o sistema tem uma precisão um pouco diferente em relação às câmeras que usávamos antes, isso faz com que os pilotos recebam um sinal imediato se ultrapassarem o limite da pista. No passado, nós assistíamos as imagens das câmeras e julgávamos”, comentou. “Agora é só uma questão de estar dentro ou fora. É muito preciso. A diferença para os pilotos é o protocolo que existe agora: uma roda para fora, é fora. No passado, eram as duas rodas no verde, era uma questão de duas ou uma, o quanto fora… Agora não tem mais esse julgamento. Fora é fora e não importa se é com uma roda ou duas. É mais preciso e isso significa que é mais justo com todos os pilotos, com uma visão clara de quem está dentro ou fora. A regra é a mesma, mas o julgamento é mais preciso”, concluiu.

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