MotoGP opta pela segurança e cancela corrida sprint do GP da Austrália

Após uma reunião entre os chefes de equipe, a MotoGP anunciou o cancelamento da corrida sprint em Phillip Island. Dirigente consideraram que era muito perigoso seguir adiante com a disputa

O clima ruim em Phillip Island resultou no cancelamento da corrida sprint do GP da Austrália. A prova curta tinha sido transferida para este domingo por conta da previsão de ventos muitos fortes.

Temendo a fúria dos ventos previstos para este domingo, o Mundial de Motovelocidade fez uma inversão, passando o GP completo para o sábado e deixando a corrida sprint para domingo, com a realização da disputa curva dependendo das condições climáticas.

E o vento forte previsto deu realmente as caras, acompanhado por chuva e frio. A corrida da Moto3 foi realizada sob condições muito traiçoeiras, mas chegou até o final. A Moto2, por outro lado, foi interrompida mais cedo, com só metade dos pontos distribuídos, já que os pilotos não chegaram à metade da distância prevista.

Quando começou o aquecimento para a MotoGP, as condições já eram diferentes. A chuva tinha parado, mas o frio permanecia, com os termômetros marcando 13°C e o asfalto chegando a 15°C. A velocidade do vento tinha saltado para 42 km/h. A previsão, porém, era de mais deterioração climática.

LEIA TAMBÉM
🏍️ Zarco alcança 1ª vitória na MotoGP em GP da Austrália eletrizante. Bagnaia bate Martín

Bandeira vermelha encerrou Moto2 em Phillip Island (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nesse cenário, os chefes de equipe se reuniram com a direção de prova para debater a realização ou não desta sprint. Falando à transmissão oficial da MotoGP, Davide Tardozzi, chefe da Ducati, avaliou que era “muito perigoso” e disse que a opinião dele era de que a corrida não fosse realizada.

Poucos minutos depois, o Mundial confirmou que a corrida curta não aconteceria na Austrália. Alguns pilotos deixaram os boxes e foram ao encontro do público para distribuir autógrafos e souvenires. Jack Miller, por exemplo, distribui as botas para torcedores. Francesco Bagnaia posou para diversas selfies. Luca Marini também se juntou aos torcedores para fotografias.

Jack Miller entregou as botas para o torcedores (Vídeo: MotoGP)

“É uma pena, mas as condições são muito extremas”, disse Fonsi Nieto, chefe da Pramac, à TV espanhola. “Está perigoso e com essas motos, se chega muito forte ao fim da reta, então é compreensível”, seguiu,

“Agora nos interessa correr para recuperar pontos, mas não podemos ficar loucos”, encerrou.

Com o cancelamento da disputa, Bagnaia parte para a Tailândia com 366 pontos no Mundial, 27 a mais do que Jorge Martín. Marco Bezzecchi é o terceiro, seguido por Brad Binder e Johann Zarco. Agora restam 148 pontos em disputa.

MotoGP volta às pistas na próxima semana, entre os dias 27 e 29 de novembro, para o GP da Tailândia, no circuito de Chang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

LEIA MAIS
🏍️ ‘Vitória muito importante’: Granado se emociona com Moreira na Indonésia na Moto3
🏍️ ‘Visibilidade muito maior’: pilotos acreditam em impacto positivo da vitória de Moreira
🏍️ ‘Foi difícil chegar até aqui’: pais narram emoção da primeira vitória de Moreira na Moto3

Moreira prova na Indonésia que educação sempre vence. Inclusive no esporte
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.