Arbolino vence GP da Austrália da Moto2 encurtado por chuva e ventos. Acosta é 9º

Tony Arbolino foi um dos poucos sobreviventes no grid da Moto2 na Austrália no momento da bandeira vermelha e ficou com a vitória. Pedro Acosta teve dia caótico, com direito a queda, e ficou só em nono

As instáveis condições climáticas em Phillip Island acabaram afetando o GP da Austrália de Moto2 deste domingo (22). A chuva chegou ao circuito acompanhada de ventos fortes e a combinação acabou causando uma bandeira vermelha após 10 voltas da classe intermediária. Com isso, a vitória acabou nas mãos do sobrevivente Tony Arbolino, que liderava com folga no momento da interrupção. Por conta da pouca duração, apenas metade dos pontos foram dados aos competidores.

Arón Canet ficou na segunda posição após superar Fermín Aldeguer pouco antes da bandeira vermelha. Com isso, a dupla espanhola completou o pódio em Phillip Island. Jeremy Alcoba, Joe Roberts, Izan Guevera, Somkiat Chantra e Bo Bendsneyder completaram o top-8.

Líder do campeonato, Pedro Acosta sofreu muito com as condições. O espanhol caiu a caminho do grid e precisou largar dos boxes. Em prova de recuperação, terminou na nona colocação.

A pista molhada causou várias vítimas na Austrália durante a corrida. Sergio García liderava quando perdeu o controle da moto e abandonou. Filip Salac era o terceiro e caiu instantes depois. Por fim, Jake Dixon estava em quarto quando seguiu o mesmo caminho e foi ao solo.

Tony Arbolino (Foto: Marc VDS)

Com o resultado, Acosta vai a 280,5 pontos, com 56 de frente para Arbolino. Dixon é o terceiro, com Canet e Chantra completando um top-5 coberto por 1553 pontos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MotoGP volta às pistas na próxima semana, entre os dias 27 e 29 de novembro, para o GP da Tailândia, no circuito de Chang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

LEIA TAMBÉM
🏍️ ‘Vitória muito importante’: Granado se emociona com Moreira na Indonésia na Moto3
🏍️ ‘Visibilidade muito maior’: pilotos acreditam em impacto positivo da vitória de Moreira
🏍️ ‘Foi difícil chegar até aqui’: pais narram emoção da primeira vitória de Moreira na Moto3

Saiba como foi o GP da Austrália de Moto2:

A Austrália premiou o Mundial de Motovelocidade com as mais adversas das condições. Sob chuva, a Moto2 entrou na pista com 12°C, com o asfalto chegando apenas a 14°C. A velocidade do vento, porém, é que era crítica, chegando a 37 km/h.

Assim como aconteceu na Moto3, o caminho ao grid não foi sem problemas. E, pior, atingiu ao líder do campeonato. Pedro Acosta escapou de um susto na Southern Loop, a curva 2, mas acabou caindo na Miller, a 4.

Pedro Acosta caiu no caminho ao grid (Foto: Reprodução)

O espanhol escapou de lesões, mas não conseguiu fazer a moto da Ajo pegar. A Kalex teve de voltar de guincho aos boxes, para a irritação de Pedro. O resgate da moto foi rápido e os mecânicos da Ajo logo conseguiram colocar a moto para funcionar. Assim, Pedro começou a volta de aquecimento do pit-lane, mas ao invés de largar em quinto, onde se classificou, teve de se posicionar no fundo do grid.

Quando as luzes se apagaram no grid australiano para as 23 voltas previstas para a Moto2, o pole-position Fermín Aldeguer não segurou a ponta e foi ultrapassado por Arón Canet. Ainda nos primeiros metros, o espanhol deu o troco, mas um high-side de Alonso López na curva 4 mudou tudo.

A largada da Moto2 na Austrália (Vídeo: MotoGP)

Felizmente, nem moto e nem piloto foram atropelados, mas, com os desvios necessários, foi Sergio García quem apareceu na ponta, diante de Filip Salac e Jake Dixon. Tony Arbolino vinha em quarto, enquanto Acosta era só 25º.

Arbolino logo avançou para terceiro, mas García já ia disparado na ponta, com mais de 1s de dianteira. Vendo a chance de vencer a primeira na carreira, o espanhol da Pons subiu o passo e tratou de abrir mais ainda.

Arbolino, por outro lado, levou um susto na Lukey Heighs, a curva 9, e perdeu um pouco de contato com Salac. A reação, contudo, foi bem veloz, com Tony tomando o segundo posto pouco depois.

Alonso López caiu na primeira volta da prova (Vídeo: MotoGP)

Na curva 1, Darryn Binder caiu e abandonou. Pouco depois, Zonta van den Goorbegh caiu na 4. Barry Baltus foi mais um a se acidentar, na curva 10.

Rodando em segundo, Arbolino passou a cortar rapidamente a vantagem de Garcia. Com o revés inicial de Acosta, Tony precisava da vitória para tentar voltar à briga pelo campeonato.

Na volta 4, o italiano da Marc VDS tomou a liderança, já que García caiu feio. No mesmo ponto, quase que um replay, Salac também tombou. Sam Lowes se acidentou a seguir, assim como Jake Dixon.

García e Salac abandonaram a prova ao mesmo tempo (Vídeo: MotoGP)

Arbolino, então, ganhou mais de 9s de frente para Aldeguer, o segundo colocado. Canet era o terceiro, seguido por Guevara e Somkiat Chantra. Acosta já era 11º, já que as quedas não paravam.

Mesmo com uma ampla vantagem e com condições bastante adversas, Arbolino seguiu forçando o ritmo, se afastando mais de 12s7 de Aldeguer, que era o terceiro. Era hora de aliviar o ritmo e garantir a bandeirada, mas o #14 não parecia disposto a isso.

Com 16 voltas ainda para o fim, Acosta vinha em 10º, 32s752 atrás do líder, mas coladinho em Marcos Ramírez, que não segurou a nona colocação por muito tempo.

Arbolino assumiu a liderança com larga vantagem para os rivais (Vídeo: MotoGP)

Na volta 9, Canet passou Aldeguer e tomou a segunda colocação, mais de 14s atrás de Arbolino. Joe Roberts era o quarto, seguido por Jeremy Alcoba, Somkiat Chantra e Izán Guevara. Acosta tinha isolado em nono.

Faltando 14 voltas para o fim, a bandeira vermelha veio à cena. A disputa ainda não tinha alcançado à metade da distância prevista. Com só 2/3 da prova percorrida, a decisão da direção de prova era reiniciar a corrida.

No momento em que a disputa foi interrompida, chovia em Phillip Island, com a temperatura na casa dos 13°C e a pista chegando a 15°C. A velocidade do vento era de 36 km/h.

O safety-car logo entrou na pista para avaliar as condições e municiar a direção de prova com informações. Enquanto isso, foi confirmado que Alonso López não poderia relargar, já que estava duas voltas atrás do líder no momento da interrupção.

Minutos depois, a direção de prova decidiu dar a disputa por encerrada, validando a vitória de Arbolino, com Canet e Aldeguer no pódio. A pontuação, porém, foi distribuída pela metade.

Moto2 2023, GP da Austrália, Phillip Island, Corrida:

1T ARBOLINOMarc VDS Kalex16:22.97010 voltas
2A CANETPONS Kalex+15.088 
3F ALDEGUERSpeed UP Boscoscuro+15.614 
4J ALCOBAGresini Kalex+15.714 
5J ROBERTSItaltrans Kalex+16.435 
6I GUEVARAAspar Kalex+16.437 
7S CHANTRATeam Asia Kalex+17.221 
8B BENDSNEYDERSAG Kalex+20.972 
9P ACOSTARed Bull KTM Ajo Kalex+25.380 
10M RAMÍREZAmerican Kalex+26.423 
11T HADASAG Kalex+26.576 
12R SKINNERAmerican Kalex+32.287 
13M GONZÁLEZVR46 Master Camp Kalex+34.605 
14A ARENASRed Bull KTM Ajo Kalex+34.692 
15A OGURATeam Asia Kalex+36.213 
16K NOZANEVR46 Master Camp Kalex+46.912 
17D FOGGIAItaltrans Kalex+55.903 
18A SURRAForward+59.960 
20L TULOVICIntactGP Kalex+1:00.258 
21A LÓPEZSpeed UP Boscoscuro+1:20.562 
22C VIETTIFantic Kalex+1:58:616 
23M CASADEIFantic KalexNC 
24J DIXONAspar KalexNC 
25S LOWESMarc VDS KalexNC 
26S GARCIAPONS KalexNC 
27F SALACGresini KalexNC 
28B BALTUSRW KalexNC 
29Z VAN DEN GOORBERGHRW KalexNL 
30D BINDERIntactGP KalexNL 
Moreira prova na Indonésia que educação sempre vence. Inclusive no esporte
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.