Acosta confirma favoritismo e conquista título da Moto2 na Malásia. Aldeguer vence

Pedro Acosta nem forçou muito o equipamento na Malásia. Bastou um segundo lugar para o espanhol garantir o título da Moto2. A vitória ficou com Fermín Aldeguer, que dominou de ponta a ponta

A Moto2 possui um novo campeão. Concretizando todo o favoritismo que recebeu antes da temporada, Pedro Acosta conseguiu o título da classe intermediária do Mundial com três provas de antecedência. Na Malásia, sequer precisou vencer, bastou terminar na segunda colocação e contar um modesto 10º lugar do rival Tony Arbolino para levar o caneco.

Com vaga já garantida na MotoGP em 2024, para correr na GasGas, Acosta confirma todas as expectativas. Em 2021, como estreante, foi campeão da Moto3. Depois de um 2022 de altos de baixos, chegou em alta e agora vai para a classe rainha como vencedor em todas as categorias do Mundial.

Em Sepang, porém, a vitória ficou com outro piloto. Fermín Aldeguer repetiu o bom desempenho da classificação e venceu pela segunda vez consecutiva, com mais de 7 segundos de vantagem para Acosta. O pódio ainda foi completado por Marcos Ramírez, que segurou Ai Ogura no fim.

Jake Dixon ficou na quinta posição, seguido por Somkiat Chantra, Sam Lowes, Joe Roberts e Albert Arenas. Ainda com poucas chances de título, Tony Arbolino errou durante a corrida e terminou apenas na décima posição.

Fermín Aldeguer garantiu mais uma vitória no ano (Foto: Speed Up)

Moto2 volta a acelerar no final de semana de 19 de novembro, com o GP do Catar, no circuito de Lusail, para a penúltima etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi o GP da Malásia de Moto2:

Apesar de algumas nuvens cercando o circuito, o sol ainda se manteve presente em Sepang, assim como o calor. Os termômetros marcavam 32ºC no ar e 50ºC na pista. A ameaça de chuva causou aumento na umidade relativa, indo a 73%, além de ventos de 5 km/h.

Na largada, Manuel González foi muito bem e assumiu a liderança da prova. Na curva 2, porém, o espanhol caiu no meio da pista e escapou com sorte de um possível atropelamento. Com isso, Fermín Aldeguer reassumiu a liderança e já seguido por Pedro Acosta, enquanto Tony Arbolino era apenas o sétimo.

Logo na largada, Manuel González tem queda perigosa em Sepang (Vídeo: MotoGP)

Logo na segunda volta, Aldeguer já abriu uma boa vantagem, aparecendo 1s4 à frente de Acosta, que era acompanhado de perto por Marcos Ramírez.

Ainda na volta 2, Arbolino tentou uma arriscada manobra na curva 9, tocou em Arón Canet e evitou a queda, mas despencou na tabela para o 24º lugar.

Lukas Tulovic foi outra vítima da complicada pista malaia, caiu, mas conseguiu retornar para a disputa. No giro seguinte, Celestino Vietti e Izan Guevara também caíram, ambos na curva 9 e em incidentes separados.

Vacilo de Tony Arbolino fez o piloto perder muitas posições na Malásia (Vídeo: MotoGP)

Na frente, Aldeguer já abria 2s5 de vantagem para Acosta, mostrando muita tranquilidade na liderança. Ramírez não conseguia acompanhar o ritmo e ficava para trás na disputa pelo segundo lugar.

Na volta 4, Canet cumpriu a volta longa pelo incidente da classificação e retornou em 14º.

A curva 9 seguiu fazendo vítimas. Sergio García caiu e, instantes depois, foi a vez de Kohta Nozane despencar no mesmo lugar. Ambos, porém, levantaram-se sozinhos e bem.

Sergio García e Kohta Nozane também beijaram o solo na curva 9 do circuito da Malásia (Vídeo: MotoGP)

Arón Canet também perdeu o control e da frente da moto durante uma tentativa de ultrapassagem, caiu e abandonou a disputa. Com isso, Arbolino subiu para o 17º lugar.

Com folga, Aldeguer abriu cinco segundos de vantagem no meio da prova. Acosta também estava tranquilo, com dois segundos à frente de Ramírez.

Em prova de recuperação, tentando um milagre na briga pelo título, Arbolino já aparecia na 13ª colocação. O resultado, porém, era insuficiente para adiar a disputa até a próxima etapa.

Aron Canet perdeu o controle da moto na chicane e abandonou a prova em Sepang (Vídeo: MotoGP)

O convidado Azroy Anuar, mesmo correndo em casa, não escapou de ser mais uma vítima da pista de Sepang. O piloto caiu e abandonou a disputa.

No top-5, surgiu uma disputa para animar um pouco a corrida. Ai Ogura passou a pressionar Alonso López na briga pela quarta posição, acompanhado de Jake Dixon.

Logo depois, Ogura colocou por dentro no final da reta oposta e assumiu a quarta colocação. López tentou reagir, mas não conseguiu se aproximar do rival na curva 1 e passou a ser pressionado por Dixon.

Ogura, então, passou a abrir caçada contra Ramírez nas últimas voltas, diminuindo a diferença para 0s9. Na penúltima volta, o japonês encostou de vez, mas não achou espaço para atacar.

No fim, porém, pouco mudou. Aldeguer venceu com sobras, seguido por Acosta e Ramírez, que segurou Ogura no último giro. Com a conquista, o #37 fez a festa do título ainda na pista malaia.

Pedro Acosta começou a festa do título ainda na pista (Vídeo: MotoGP)

Moto2 2023, GP da Malásia, Sepang, Corrida:

1F ALDEGUERSpeed UP Boscoscuro17 Voltas
2P ACOSTARed Bull KTM Ajo Kalex+ 7.128
3M RAMÍREZAmerican Kalex+ 9.558
4A OGURATeam Asia Kalex+ 9.992
5J DIXONAspar Kalex+ 11.652
6S CHANTRATeam Asia Kalex+ 13.675
7S LOWESMarc VDS Kalex+ 15.200
8J ROBERTSItaltrans Kalex+ 18.482
9A ARENASRed Bull KTM Ajo Kalex+ 20.004
10T ARBOLINOMarc VDS Kalex+ 20.990
11B BALTUSRW Kalex+ 21.570
12J ALCOBAGresini Kalex+ 23.489
13A ESCRIGForward+ 25.791
14F SALACGresini Kalex+ 29.853
15D FOGGIAItaltrans Kalex+ 29.923
16T HADASAG Kalex+ 32.681
17B BENDSNEYDERSAG Kalex+ 33.361
18Z VAN DEN GOORBERGHRW Kalex+ 38.800
19S KELLYAmerican Kalex+ 41.799
20R SKINNERAmerican Kalex+ 44.758
21M CASADEIFantic Kalex+ 53.217
22A LÓPEZSpeed UP Boscoscuro+ 58.554
23H AZMANRW Kalex+ 1:09.940
24L TULOVICIntactGP Kalex+ 1:20.633
25S GARCIAPONS Kalex+ 1 volta
26A ANUARRW KalexAbandonou
27C VIETTIFantic KalexAbandonou
28A CANETPONS KalexAbandonou
29M GONZÁLEZVR46 Master Camp KalexAbandonou
30K NOZANEVR46 Master Camp KalexAbandonou
31I GUEVARAAspar KalexAbandonou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.