Quartararo bate Viñales por 0s04 e crava pole do GP de Aragão. Mir larga em 6º
Na bandeira quadriculada, o francês anotou 1min47s076 para conseguir a quarta pole-position de 2020. Maverick Viñales e Cal Crutchlow completam a primeira fila no MotorLand
Fabio Quartararo tratou de reforçar mais uma vez a potência da Yamaha no MotorLand. Neste sábado (17), na classificação do GP de Aragão, o francês anotou 1min47s076 para assegurar a quarta pole-position da temporada 2020 da MotoGP.
O piloto da SRT Yamaha, que sofreu um forte acidente no TL3, apareceu no último giro rápido para tomar para si a primeira posição do grid de largada. Essa é a nona vez de dez etapas que ‘El Diablo’ sai da primeira fila.
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Maverick Viñales foi superado na bandeira quadriculada por apenas 0s046 e começa a corrida na segunda posição, a sexta vez que larga entre os três primeiros colocados. Cal Crutchlow completa a primeira fila, sua primeira desde o GP das Américas de 2019.
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Franco Morbidelli, em bom ritmo durante o final de semana, vai alinhar no quarto posto do grid, com Jack Miller em quinto. Fechando a segunda fila de saída aparece Joan Mir, vice-líder do Mundial.
Quem teve classificação para esquecer foi Andrea Dovizioso. Terceiro colocado no campeonato, o italiano precisou passar pelo Q1 e nos instantes finais, acabou eliminado por Jack Miller, que avançou junto com Danilo Petrucci para a fase final. Portanto, larga em 13º.
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Morbidelli lidera TL4 no MotorLand
Com o passar das horas, a temperatura foi aumentando em Teruel, embora permanecesse um dia frio. Quando a MotoGP entrou na pista para o TL4, os termômetros marcavam 19°C, com o asfalto em 24°C. A velocidade do vento era de 8 km/h.
Vindo de um acidente no terceiro treino, Fabio Quartararo não teve fraturas diagnosticadas, mas foi para o sacrifício no MotorLand, já que estava bastante dolorido por conta da forte queda.
Com um par de pneus médios, Cal Crutchlow abriu o treino no topo da tabela, 0s087 melhor que Morbidelli, o segundo colocado. O britânico da LCR foi ainda mais rápido no giro seguinte para manter a ponta, exibindo exatamente a mesma diferença para Franco, apesar de os dois terem sido mais rápidos.
Na quarta volta, Morbidelli conseguiu virar o jogo e, também com dois pneus médios, foi 0s027 mais rápido que Crutchlow. Quartararo pulou para a terceira colocação, à frente de Viñales e Mir.
Nakagami, então, apareceu 0s017 melhor que Cal para ocupar o segundo lugar. Mais atrás, Mir melhorou para ser sétimo, à frente de Dovizioso, Álex Márquez e Brad Binder.
Usando um par de macios, Quartararo anotou 1min48s771 na sétima volta nesta tarde e tomou a ponta de Morbidelli por 0s022. Mir também foi melhor e passou Aleix Espargaró pelo sexto lugar.
Perto da barreira de dez minutos para o final, Viñales baixou para 1min48s753 e assumiu a liderança, 0s018 melhor que Quartararo. Morbidelli era o terceiro, completando um 1-2-3 da Yamaha coberto por 0s040.
Minutos depois, Franco conseguiu um giro em 1min48s694 e tomou o comando de Viñales por 0s059. Quartararo era o terceiro, seguido por Nakagami.
A liderança ítalo-brasileira, contudo, foi breve, já que Álex Márquez virou 0s038 melhor para ficar com o comando. Mais atrás, Mir melhorou para ser oitavo.
Franco tratou de responder rapidamente, retomando a ponta com 0s105 de margem para Márquez. Mir avançou para a terceira colocação, seguido por Pol e Viñales.
Ao fim dos 30 minutos, Morbidelli ficou com a ponta, com Márquez, Mir, Pol Espargaró, Viñales, Quartararo, Nakagami, Crutchlow, Dovizioso e Miller.
Petrucci avança ao Q2. Miller barra Dovizioso na primeira fase
Quando as primeiras voltas foram computadas, Bradley Smith tomou a ponta, 0s115 melhor que Miguel Oliveira. Terceiro, Stefan Bradl estava na zona da degola por 0s290.
Na volta seguinte, Miller colocou ordem na casa com 1min48s084 e assumiu a ponta com 0s394 de margem para Binder. Bagnaia tinha o terceiro posto, seguido por Petrucci e Dovizioso.
Depois de uma passagem pelos boxes, Dovizioso foi a 1min48s290 e assumiu o segundo lugar, 0s206 mais lento que Miller. Binder, assim, passou a liderar os eliminados, mas vinha em volta rápida e pulou para a liderança, superando Jack por 0s231.
Petrucci, porém, usou a referência do companheiro de Ducati, apareceu na sequência com 1min47s605 e assumiu a primeira posição, 0s147 melhor que Dovizioso, que também foi mais rápido. Binder caiu para terceiro, 0s101 atrás de uma vaga no Q2.
Miller apertou o passo e tomou a segunda colocação de Dovizioso por só 0s015. Com o cronômetro já travado, Andrea não teve como reagir e, assim, vai largar apenas em 13º. Apesar de ser conhecido pela calma e racionalidade, Dovi não escondeu a frustração por não avançar para a etapa final da classificação em Aragão.
Quartararo supera dor e é pole em Aragão
Aprovado no Q1, Jack Miller começou a fase final na pole provisória com 1min47s657, à frente de Quartararo. No giro seguinte, Morbidelli avançou para segundo, apenas 0s002 mais lento que o australiano. Crutchlow e Aleix Espargaró também foram melhores, passando Fabio.
Quartararo, porém, foi a 1min47s296 e tomou a liderança por 0s089, formando uma dobradinha da SRT. Viñales também melhorou e agora tinha a quarta colocação.
Depois da troca de pneus, Viñales assumiu a pole provisória com 1min47s125, 0s171 melhor que Quartararo. Crutchlow também foi mais rápido e agora aparecia em terceiro.
Já na ponta, Maverick acelerou ainda mais, baixando para 1min47s122, aumentando mais 0s003 a vantagem na ponta.
Com a bandeira quadriculada tremulando, Fabio foi a 1min47s076 e assumiu a ponta, 0s046 melhor que Viñales.
Ao fim da classificação, a direção de prova anunciou que iria investigar um toque entre Pol e Aleix Espargaró na curva 17.
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MotoGP 2020, GP de Aragão, MotorLand, classificação
1 | F QUARTARARO | SRT Yamaha | 1:47.076 | |
2 | M VIÑALES | Yamaha | 1:47.122 | +0.046 |
3 | C CRUTCHLOW | LCR Honda | 1:47.305 | +0.229 |
4 | F MORBIDELLI | SRT Yamaha | 1:47.317 | +0.241 |
5 | J MILLER | Pramac Ducati | 1:47.413 | +0.337 |
6 | J MIR | Suzuki | 1:47.679 | +0.603 |
7 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:47.759 | +0.683 |
8 | D PETRUCCI | Ducati | 1:47.924 | +0.848 |
9 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | 1:47.988 | +0.912 |
10 | A RINS | Suzuki | 1:48.035 | +0.959 |
11 | A MÁRQUEZ | Honda | 1:48.189 | +1.113 |
12 | P ESPARGARÓ | KTM | 1:48.202 | +1.126 |
13 | A DOVIZIOSO | Ducati | 1:47.752 | +0.676 |
14 | B BINDER | KTM | 1:47.853 | +0.777 |
15 | I LECUONA | Tech3 KTM | 1:48.005 | +0.929 |
16 | J ZARCO | Avintia Ducati | 1:48.068 | +0.992 |
17 | F BAGNAIA | Pramac Ducati | 1:48.386 | +1.310 |
18 | M OLIVEIRA | Tech3 KTM | 1:48.431 | +1.434 |
19 | B SMITH | Aprilia Gresini | 1:48.556 | +1.480 |
20 | T RABAT | Avintia Ducati | 1:48.558 | +1.482 |
21 | S BRADL | Honda | 1:49.166 | +2.090 |