Raul Fernández suporta pressão de Ogura e vence GP da Áustria de Moto2. Gardner é 7º

Raúl Fernández conseguiu a esperada reação no campeonato. Depois de assumir a liderança no começo da prova, o espanhol venceu o GP da Áustria e ainda viu o rival Remy Gardner terminar em sétimo. Ai Ogura e Augusto Fernández fecharam o pódio

Imagem onboard relata como Maverick Viñales tentou danificar o motor da Yamaha no fim do GP da Estíria (Vídeo: MotoGP)

Raúl Fernández precisava de uma virada no GP da Áustria, principalmente depois do resultado ruim obtido na última semana, na Estíria. Depois de liderar quase todas as voltas, o espanhol venceu pela quarta vez na temporada e levou a melhor no Red Bull Ring.

Para vencer na Áustria, Fernández segurou a pressão de Ai Ogura em boa parte da corrida. O japonês, porém, não conseguiu arriscar uma manobra durante a corrida. Augusto Fernández fechou o pódio em terceiro lugar.

Raúl Fernández venceu pela quarta vez na temporada 2021 (Foto: Red Bull KTM Ajo)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Sam Lowes, que largou na pole, terminou em quarto. Celestino Vietti recebeu a bandeirada em quinto, mas perdeu uma posição por conta dos limites da pista e caiu para sexto, atrás de Somkiat Chantra. Líder do campeonato, Remy Gardner perdeu muitas posições na largada e terminou apenas em sétimo depois de uma prova de recuperação. Arón Canet, Thom Lüthi e Marco Bezzecchi fecharam o top-10.

Com o resultado desta 11ª etapa de 2021, Gardner chegou a 206 pontos e viu a vantagem na liderança da Moto2 cair para 19 em relação a Raúl. Bezzecchi é o terceiro na tabela, seguido por Lowes e Canet.

A Moto2 volta a acelerar no próximo dia 29 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Saiba como foi o GP da Áustria de Moto2:

A ameaça de chuva seguia pairando no ar, mas a Moto2 alinhou em um grid seco. Antes da largada, a temperatura estava na casa dos 29°C, com o asfalto chegando a 36°C. A umidade era de 53%, com o vento soprando a 3 km/h.

A escolha de pneus para este domingo foi quase uniforme. Na dianteira, todos optaram pelo Dunlop 3, a opção mais resistente. Na traseira, a maioria foi com o pneu 0, mas Sam Lowes, Lorenzo Dalla Porta, Marcos Ramírez, Marco Bezzecchi, Albert Arenas, Xavi Vierge, Héctor Garzó e Barry Baltus optaram pelo 1.

Lorenzo Baldassarri, por outro lado, desfalcou o grid. O italiano foi vetado pelos médicos por causa de uma lesão na mão que carrega desde antes da pausa das férias.

No apagar das luzes, Sam Lowes saiu bem para manter a ponta, com Raúl Fernández sustentando o segundo posto, à frente de Ai Ogura, Augusto Fernández e Somkiat Chantra. Remy Gardner caiu para 11º.

A largada da Moto2 no Red Bull Ring (Vídeo: MotoGP)

Ainda na curva 1, Stefano Manzi e Jorge Navarro caíram, com apenas o italiano retornando para a posta. Cameron Beaubier acabou punido com uma volta longa dupla por ter iniciado este acidente.

Lowes logo conseguiu abrir alguma vantagem na ponta da corrida, mas Raúl ia tentando reduzir para atacar. Mais atrás, Gardner subiu para décimo, seguido por Marco Bezzecchi.

Enquanto Albert Arenas enfrentava problemas mecânicos, Gardner ia escalando o pelotão. Na terceira volta, o australiano já era oitavo. Na ponta, porém, Raúl tinha tomado a liderança com uma manobra por dentro de Lowes na curva 3.

A escalada de Gardner, por outro lado, tinha sofrido um revés, com o filho de Wayne voltando ao 11º lugar.

Raúl Fernández passou Sam Lowes e assumiu a liderança (Vídeo: MotoGP)

Na volta cinco, Ai Ogura passou Lowes pelo segundo lugar, já 0s358 atrás de Raúl, que ia sólido na ponta. Augusto Fernández era o quarto, à frente de Marcel Schrötter, Chantra, Arón Canet, Celestino Vietti, Bezzecchi e Gardner.

Augusto, aliás, conseguiu passar o companheiro de Marc VDS pouco depois, subindo para terceiro. Na ponta, Raúl já tinha se afastado cerca de 0s5 de Ogura. Gardner também passou Bezzecchi para ser nono.

Rodando mais lento, Raúl foi vendo a aproximação de Ogura. Augusto já vinha 0s8 atrás do piloto do Team Asia, também se afastando de Lowes. Na volta 9, Schrötter caiu na curva 1, mas conseguiu levantar e voltar para a pista.

Remy Gardner ultrapassou Marco Bezzecchi no fim da reta principal (Vídeo: MotoGP)

Apesar do empenho de Ogura, Raúl ia sustentando uma vantagem de cerca de 0s4 na liderança. Augusto seguia distante em terceiro, com Lowes também afastado na quarta colocação. Vietti, por outro lado, ia apertando o passo para tentar chegar. Mais atrás, Gardner vinha em ritmo forte para buscar Canet pelo sétimo lugar.

Na volta 15, Gardner chegou em Canet e passou, mas o troco do espanhol veio pouco depois. Mais atrás, Tom Lüthi passou Bezzecchi pela nona colocação.

Gardner ultrapassou Canet e deixou ‘recado’ para o rival (Vídeo: MotoGP)

Enquanto Vietti não conseguia chegar em Lowes, Chantra passou o italiano para ocupar a quinta colocação. O pupilo de Valentino Rossi, porém, achou espaço para dar o troco e recuperar a posição.

Restando 4 voltas para o fim, Ogura começou a se aproximar mais de Raúl, que viu a vantagem cair para 0s3. O espanhol da Red Bull KTM Ajo conseguiu reagir mais uma vez e voltou a se afastar, abrindo mais de 0s5 com duas voltas para o fim.

Raúl Fernández dominou a corrida na Áustria (Vídeo: MotoGP)

Raúl seguiu forte e escapou de vez para receber a bandeirada com 0s845 de vantagem para Ogura. Augusto completa o pódio, à frente de Lowes e Vietti, que tomou o quinto lugar de Chantra nos metros finais. Gardner ficou em sétimo.

LEIA TAMBÉM
Aos 42, Rossi decide por aposentadoria e encerra história na MotoGP em 2021
Maior da história ou não, Rossi teve impacto transformador e popularizou MotoGP
Ídolo, referência e lenda: mundo do esporte a motor reage à aposentadoria de Rossi
Obrigada, Vale
Martín tira atraso de lesão e ratifica adaptação rápida com vitória no GP da Estíria
Fabio Quartararo: 2020 x 2021
Fim triste mostra que relação entre Viñales e Yamaha deveria ter acabado antes

Moto2 2021, GP da Áustria, Red Bull Ring, Corrida:

1R FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo Kalex37:19.89025 voltas
2A OGURATeam Tady Kalex+0.845 
3A FERNÁNDEZMarc VDS Kalex+2.747 
4S LOWESMarc VDS Kalex+4.412 
5S CHANTRATeam Tady Kalex+8.782 
6C VIETTIVR46 Kalex+8.850 
7R GARDNERRed Bull KTM Ajo Kalex+13.657 
8A CANETAspar Speed Up+16.499 
9T LÜTHIIntact Kalex+17.108 
10M BEZZECCHIVR46 Kalex+19.588 
11J DIXONSIC Kalex+21.283 
12F DI GIANNANTONIOSpeed UP+21.703 
13T ARBOLINOIntact Kalex+21.866 
14X VIERGESIC Kalex+27.146 
15H GARZÓPONS Kalex+29.128 
16J ROBERTSAmerican Kalex+33.058 
17B BENDSNEYDERRW NTS+38.235 
18H SYAHRINAspar Speed Up+38.357 
19S CORSIForward MV Agusta+38.643 
20C BEAUBIERAmerican Kalex+44.344 
21T HADASAG Kalex+46.490 
22N BULEGAGresini Kalex+47.560 
23M SCHROTTERIntact Kalex+1:05.584 
24S MANZIForward MV Agusta+1:09.436 
25Y MONTELLASpeed UPAbandonou 
26M RAMÍREZAmerican KalexAbandonou 
27B BALTUSRW NTSAbandonou 
28L DALLA PORTAItaltrans KalexAbandonou 
29A ARENASAspar Speed UpAbandonou 
30J NAVARROSpeed UPAbandonou 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar