Sem novatos, Aprilia mantém Smith e Savadori e decide titular só após testes de inverno

A casa de Noale ofereceu a vaga ao lado de Aleix Espargaró para três jovens talentos, mas acabou sem nenhum deles. Assim, renovou com os três pilotos, mas só vai escolher o line-up final após os testes de inverno

A Aprilia tanto esperou que acabou comprometendo os próprios planos para a temporada 2021 da MotoGP. Após aguardar meses pela definição do futuro de Andrea Iannone ― que acabou suspenso por doping por quatro anos ―, a casa de Noale foi rejeitada por três novatos e acabou optando por seguir com o que tem em mãos.

Com Aleix Espargaró garantido até 2022, os italianos renovaram os contratos de Bradley Smith e Lorenzo Savadori para o próximo ano. A Aprilia, porém, ainda não definiu quem será o titular e quem será o piloto de testes, já que aguarda ver a performance nos testes de inverno.

Aleix Espargaró será o piloto principal da Aprilia (Foto: Aprilia)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

“A perda forçada de Andrea Iannone e, acima de tudo, o grande tempo que o calvário dele durou, prejudicou seriamente a Aprilia Racing, cuja única ‘culpa’ foi permanecer leal a seu piloto e corretamente confiar em tempos razoáveis para a conclusão deste processo”, disse a fábrica em nota à imprensa.

Sem Iannone, Cal Crutchlow chegou a ser apontado como uma opção, mas o britânico acabou optando pela aposentadoria e vai trabalhar como piloto de testes da Yamaha em 2021. Depois, a Aprilia tentou Marco Bezzecchi, mas o piloto da VR46 decidiu seguir na Moto2. Joe Roberts foi a opção seguinte, mas desistiu de última hora e acabou optando por cumprir o contrato que já tinha assinado com a Italtrans, que conquistou o título com Enea Bastianini no último fim de semana.

Diretor-executivo da Aprilia, Massimo Rivola confirmou que a equipe procurou três jovens pilotos. A especulação é de que o terceiro tenha sido ou Jake Dixon ou Fabio Di Giannantonio, que vai disputar a classe intermediária com SRT e Gresini, respectivamente.

“Não é segredo que oferecemos a três jovens pilotos uma oportunidade, pois sentimos que nosso projeto poderia ser muito interessante para jovens talentosos, mas eles ainda não se sentem preparados para o salto e, ao mesmo tempo, as equipes que já os tinham contratado para a temporada 2021 preferiram mantê-los”, disse Rivola. “Aceitamos respeitosamente a decisão deles”, seguiu.

Assim, a Aprilia decidiu continuar com o que tinha em mãos e, por isso, renovou com Smith e Savadori, mas sem definir qual será a função de cada um.

“Preferimos continuar com nossos pilotos, ao invés de buscar as soluções que ainda estão abertas, mas das quais não estamos plenamente convencidos. Apesar das condições difíceis desta temporada, especialmente punitiva para um projeto embrionário, a moto melhorou enormemente e reduziu significativamente as diferenças tanto nas corridas quanto nos treinos, basicamente em todos os circuitos. Aleix terminou em alta e, mesmo na corrida de ontem, estava rodando no mesmo tempo dos líderes. Lorenzo mostrou um progresso significativo em apenas três corrias e sabemos que podemos contar com o profissionalismo e a experiência de Bradley. Aleix, obviamente, será nosso piloto de ponta. O papel do segundo piloto e do piloto de testes será definido no final dos testes de inverno”, completou.

Smith disputou a maior parte das corridas de 2020, mas conseguiu como melhor resultado apenas um 12º lugar no GP da Andaluzia. Nas últimas três corridas, o britânico foi substituído por Savadori, que abandonou dois GPs e terminou em 18º em Valência.

Na manhã desta segunda-feira (23), a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou a lista provisória de inscritos para a temporada 2021, com Savadori aparecendo como companheiro de Aleix.

LEIA TAMBÉM
Saída de Rossi do time de fábrica da Yamaha encerra capítulo dos mais belos da MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.