Só falta GasGas anunciar piloto para preencher grid de 2023 da MotoGP

Com a definição da HRC de que Takaaki Nakagami segue na LCR Honda na próxima temporada, a única vaga ainda aberta no grid da MotoGP para o próximo ano é a da Tech3. A expectativa, porém, é de que Augusto Fernández seja anunciado como companheiro de Pol Espargaró

O grid da MotoGP está quase completo para a temporada 2023. Depois de a HRC definir pela permanência de Takaaki Nakagami na LCR Honda, a única vaga ainda aberta é a GasGas, que não confirmou até agora quem será o companheiro de Pol Espargaró.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o grid da classe rainha do Mundial de Motovelocidade ficará um pouco mais enxuto no próximo ano, graças a saída da Suzuki. A montadora de Hamamatsu não será substituída nem por uma equipe satélite e nem tampouco por uma equipe de fábrica.

WEB STORY
Como está o grid da MotoGP para 2023?

Nakagami permanecerá na LCR em 2023 (Foto: Divulgação/LCR Honda)

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
⇝ Bagnaia assume vice-liderança e reduz vantagem de Quartararo

A GasGas, por outro lado, é uma novidade na grelha, mas chega em uma aliança com a Tech3 de Hervé Poncharal, que deixará de ser satélite da KTM para se tornar equipe de fábrica da marca espanhola. Ao GRANDE PRÊMIO, a marca austríaca confirmou que ainda não sabe sequer se o nome da equipe francesa seguirá aparecendo na nomenclatura oficial do time em 2023.

Na prática, porém, trata-se uma operação puramente cosmética. A moto da GasGas será a mesma RC16 da KTM, mas com vestindo o tradicional vermelho da marca. A promessa, contudo, é de que as atualizações cheguem ao time de Poncharal simultaneamente à equipe que será defendida por Brad Binder e Jack Miller.

O que a marca do grupo Pierer também não sabe é quem estará ao lado do caçula dos Espargaró em 2023. Pol voltou para a ‘família KTM’ depois de dois anos de pouco sucesso na Honda, mas, inicialmente, o plano de Pit Beirer, chefe da divisão esportiva de KTM, GasGas e Husqvarna era convencer Miguel Oliveira a defender a GasGas. O português, porém, decidiu assinar com a Aprilia para correr com a RNF no próximo ano e, assim, o austríaco precisa de outro piloto.

Atual ocupante da vaga — já que Raúl Fernández também assinou com a marca de Noale para migrar para a RNF —, Remy Gardner foi dispensado pela KTM de forma até bastante ruidosa e ainda busca recolocação profissional para 2023. Fora da MotoGP, aliás.

Assim, Augusto Fernández é quem desponta como favorito ao posto. O espanhol hoje lidera a disputa pelo título da Moto2, com apenas quatro pontos de margem para Ai Ogura, o vice-líder da disputa.

De acordo com a imprensa espanhola, aliás, o acordo entre Fernández e o grupo Pierer já foi assinado, mas, por enquanto, não há informações de quando um anúncio será feito pela GasGas.

MotoGP 2023, Grid provisório:

PILOTOEQUIPEDURAÇÃO
A ESPARGARÓApriliaAté 2024
M VIÑALESApriliaAté 2024
F BAGNAIADucatiAté 2024
E BASTIANINIDucatiAté 2024
F DI GIANNANTONIOGresini DucatiAté 2023
Á MÁRQUEZGresini DucatiAté 2023
M MÁRQUEZHondaAté 2024
J MIRHondaAté 2024
B BINDERKTMAté 2024
J MILLERKTMAté 2024
Á RINSLCR HondaAté 2024 (Contrato HRC)
T NAKAGAMILCR HondaAté 2023 – Contrato HRC
J ZARCOPramac DucatiAté 2023? (Contrato Ducati)
J MARTÍNPramac DucatiAté 2023? (Contrato Ducati)
M OLIVEIRARNF APRILIAAté 2024 (Contrato Aprilia)
R FERNÁNDEZRNF APRILIAAté 2024 (Contrato Aprilia)
P ESPARGARÓGasGasAté 2024 (Contrato KTM)
 GasGasAté 2024 (Contrato KTM)
L MARINIVR46Até 2023
M BEZZECCHIVR46Até 2023
F QUARTARAROYamahaAté 2024
F MORBIDELLIYamahaAté 2023

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 18 de setembro para o GP de Aragão, no MotorLand. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA TAMBÉM
# Martín se frustra e diz que escolha da Ducati por Bastianini foi “da arquibancada”
# Oliveira diz que ida para RNF foi em momento certo e elogia Aprilia: “Provou ser consistente”
# Quartararo admite torcida para que retorno de Marc Márquez “destrua planos da Ducati”
# Bagnaia é primeiro piloto da Ducati a vencer quatro corridas seguidas na MotoGP
# Bagnaia ainda paga por tropeços da 1ª metade de 2022, mas vive fase reluzente na MotoGP
# Chefe da KTM nega ter apontado falta de profissionalismo em Gardner: “Gosto dele”
# LCR renova com Nakagami e define dupla para temporada 2023 da MotoGP
# Marc Márquez anuncia retorno à MotoGP com participação no GP de Aragão
# Suzuki confirma retorno de Mir no GP de Aragão de MotoGP: “Vamos lutar e dar 110%”

YAMAHA AVANÇA COM MOTOR EM TESTE. MAS SÓ PARA MOTOGP 2023
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.