Trackhouse anuncia lançamento de sua primeira moto na história para 26 de janeiro

A Trackhouse, nova equipe no grid da MotoGP, anunciou o lançamento de sua primeira moto para o dia 26 de janeiro. Time americano substitui a RNF e vai correr com motos RS-GP da Aprilia em 2024

Escolhida para ocupar o lugar deixado repentinamente pela RNF no grid da temporada 2024 da MotoGP, a Trackhouse anunciou a data de lançamento da primeira moto de sua história para o dia 26 de janeiro. Em breve comunicado, a equipe satélite da Aprilia afirmou que vai fazer uma “apresentação intimista” e que “celebra a cultura do motociclismo americano no passado e no presente”.

A equipe norte-americana se define como uma “marca de entretenimento enraizada no esporte a motor”. A Trackhouse é de propriedade do ex-piloto Justin Marks, que tem passagens pela Nascar e pelo IMSA, e tem o rapper Pitbull como parceiro.

O caminho da Trackhouse até a MotoGP passou pela crise na RNF. A equipe, que tem origem malaia, mas que hoje tem um romeno como acionista majoritário, deixou de cumprir compromissos previstos no Acordo de Participação assinado com a Dorna e, por isso, foi vetada do próximo campeonato.

Como a equipe tinha um acordo válido com a Aprilia, a Dorna passou a buscar um substituto para assumir o vínculo com a casa de Noale. Os rumores sobre a entrada da Trackhouse, porém, já circulavam antes mesmo do anúncio da promotora, já que Justin Marks já circulava pelo paddock no GP da Comunidade Valenciana.

Justin Marks é o fundador e dono da Trackhouse (Foto: Divulgação/MotoGP)

Com a substituição da RNF, a Trackhouse assumiu também Miguel Oliveira Raúl Fernández, que são contratados diretamente pela Aprilia.

Ainda não foi definido se a Trackhouse vai correr com motos de fábrica já em 2024 ou não. Marks afirmou que o desejo é abastecer os dois pilotos com as versões atualizadas da RS-GP e que planeja contar com a nova Aprilia para a abertura da próxima temporada.

“A ideia é ter as duas o mais rápido possível. Nas próximas duas semanas vamos decidir quem terá a moto oficial primeiro, mas o importante é que tanto Miguel quanto Raúl a tenham nas primeiras corridas. Tudo dependerá da velocidade de fabricação da Aprilia”, concluiu.

MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de fevereiro de 2024, com os testes de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.