Yamaha confirma “colaboração multianual” com ex-chefe de motores da Ferrari

Massimo Meregalli contou que a casa de Iwata mudou a forma de trabalhar e passou a contar com a expertise de Luca Marmorini no início de fevereiro deste ano

MILLER MANTÉM STATUS, MAS DÁ PASSO ATRÁS COM IDA PARA KTM NA MOTOGP

Chefe da Yamaha, Massimo Meregalli aproveitou a passagem da MotoGP pela Alemanha para confirmar a aliança com Luca Marmorini, ex-chefe de motores da Ferrari na Fórmula 1. De acordo com o dirigente, a parceria começou já no início de 2022.

O engenheiro de 60 anos teve duas passagens pela Ferrari na Fórmula 1, onde chegou, inclusive, a atuar como chefe de motores. A carreira em Maranello começou nos anos 90, mas foi interrompida por uma mudança para a Toyota. Marmorini voltou à esquadra italiana em 2009 e ficou por lá até 2014.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.

Massimo Meregalli confirmou chegada de Luca Marmorini(Foto: Yamaha)

A colaboração com a Yamaha, porém, não será a primeira do ex-Ferrari na MotoGP. O italiano já trabalhou como consultor da Aprilia, inclusive no desenvolvimento do atual motor da RS-GP. Marmorini foi recrutado pela casa de Noale por Massimo Rivola, que também veio da escuderia italiana.

Há dez dias, o jornal italiano La Gazzetta dello Sport noticiou a aliança, agora confirmada por Meregalli.

“Posso confirmar que começamos uma colaboração multianual com Luca”, disse Meregalli ao site da MotoGP. “Começamos no início deste ano, no início de fevereiro”, revelou.

“Estamos tentando usar a experiência dele, a exeriência prévia dele que começou naa F1 com a Ferrari, depois na Toyota e, mais recentemente, com a Aprilia”, apontou. “Na nossa visão, é de alguma forma um sinal de que a Yamaha está mudando a maneira de trabalhar, também usando engenharia externa”, ponderou.

Tradicionalmente, a Yamaha sempre apostou mais na expertise dos funcionários japoneses, mas agora a casa de Iwata optou por recorrer ao conhecimento de europeu, com um tipo diferente de conhecimento na área de motores para tentar dar a potência necessária à YZR-M1.

Essa mudança foi vital para assegurar a permanência de Fabio Quartararo, que renovou até 2024, mesmo que não tenha podido testar nada da nova moto.

“Como você sabe, não podemos deixá-lo provar, testar ou ver algo [do desenvolvimento futuro de motor da Yamaha]”, disse Maio. “Ele simplesmente acredita na Yamaha”, encerrou.

LEIA TAMBÉM
# Ducati prolonga avaliação e adia escolha entre Bastianini e Martín para vaga de Miller em 2023
# MotoGP disponibiliza documentário ‘MotoGP Unlimited’ no Star+ para América Latina
# Nakagami reitera culpa por “queda feia” e diz: “Aprecio muito, muito estar vivo”
# Oliveira diz que “mostrou ser digno” de vaga na KTM e agora busca “novas oportunidades”
# Aleix Espargaró fica ‘off’ e vai à Disney com família para “esquecer erro” da Catalunha
# MotoGP anuncia inclusão de tricampeão Taveri no rol das Lendas no GP da Áustria
# Mir diz que ainda “espera explicação” da Suzuki e vê Honda “fora do seu estilo de pilotagem”

PASSE LIVRE A NAKAGAMI MOSTRA INCOERÊNCIA E PÕE EM XEQUE DIREÇÃO DE PROVA DA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.