Nakagami reitera culpa por “queda feia” e diz: “Aprecio muito, muito estar vivo”
Piloto da LCR pediu desculpas pessoalmente a Álex Rins e Francesco Bagnaia. Japonês contou ter ficado impressionado ao ver pessoalmente pela primeira vez o capacete que usava no momento do acidente no GP da Catalunha
Takaaki Nakagami reconheceu que tem sorte de estar vivo após o assustador acidente que sofreu no GP da Catalunha de MotoGP. O titular da LCR Honda voltou ao paddock nesta quinta-feira (16) e aproveitou a oportunidade para se desculpar pessoalmente com Álex Rins e Francesco Bagnaia por ter causado a queda dos dois colegas.
12º no grid catalão, Nakagami começou a corrida acelerado e atrasou a freada para tentar escalar o pelotão ainda nos primeiros metros. O japonês adiou a freada para tentar ganhar o máximo possível de posições, mas acabou caindo, bateu a cabeça na roda traseira de Bagnaia, derrubando o italiano. Para piorar, o titular da LCR ainda coletou Rins, que sofreu uma fortíssima queda e acabou com o punho esquerdo fraturado.
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Nakagami foi levado ao centro médico, onde os primeiros exames descartaram lesões maiores, mas, mesmo assim, foi encaminhado a um hospital local, onde passou a noite internado na UTI em observação. Nesta quinta, Takaaki foi avaliado pela equipe médica do circuito, mas liberado para o GP da Alemanha. O mesmo aconteceu com Rins.
“Ainda não estou 100% recuperado, mas acabou de ser confirmado que estou apto para pilotar neste fim de semana, o que é um milagre depois daquele acidente”, disse Nakagami. “Esta manhã, eu me desculpei com Pecco e Álex, pois depois da corrida não tive a chance de encontrá-los, já que estava no hospital. Para mim, era realmente pedir desculpas cara a cara”, explicou.
“Exliquei que foi totalmente erro meu e me desculpei, porque destruí a corrida deles”, assumiu.
O piloto da LCR ainda detalhou o que aconteceu no incidente e explicou que não esperava ser sugado pelo vácuo da moto de Pecco.
“Eu não cometi nenhum erro no ponto de freada. O ponto de freada estava totalmente sob controle, mas, infelizmente, eu tive um grande vácuo atrás de Pecco, o que eu na esperava, e acabou que eu não consegui parar”, falou. “Não pude evitar a queda. No último momento, tentei parar a moto, mas foi impossível. Travei a dianteira, aí atingi Pecco e Álex. Então foi uma queda feia, claro, e, no fim, esse foi o meu erro. Eu expliquei tudo, que esse foi o meu erro, eles aceitaram meu pedido de desculpas e demos as mãos. Foi isso”, relatou.
Ainda, Takaaki afrmou que teria aceitado uma punição dos comissários, que não aplicaram nenhuma sanção, já que entenderam que ele não fez nada diferente dos demais pilotos.
“Se eu recebesse uma punição, eu não poderia dizer nada, pois foi erro meu”, reconheceu. “No fim, os comissários decidiram que foi um incidente de corrida… Infelizmente, eu destruí a corrida de dois pilotos. Se eles mudarem de ideia e eu for punido, claro, aceitaria”, continuou.
“O acidente foi erro meu e eu não estava sozinho [na pista], então atingi Pecco e Álex, e ele se machucou. Lamento muito, muito por ele”, frisou.
Por conta do acidente, Nakagami chegou a passar uma noite em observação na UTI de um hospital em Barcelona, mas o pior do impacto na roda traseira da Ducati de Bagnaia foi absorvido pelo capacete da Arai.
“Eu vi meu capacete nesta manhã. Está muito, muito ruim. Eu aprecio muito, muito estar vivo, pois eles [Arai] salvaram a minha vida. E eu também me lembro de tudo. Então, sim, foi uma queda muito feia, mas o capacete da Arai me ajudou muito”, sublinhou.
Mesmo liberado para correr, o piloto da LCR assumiu que não está 100%, já que ainda sofre com as conseqüências do acidente.
“O ombro ainda está muito ruim. Não tenho lesão e nem fratura, mas muita inflamação e um pouco de líquido na junta”, contou. “Não sei se a posição de pilotagem é confortável ou não. Mas a pista só tem duas freadas fortes, a curva 1 e depois do declive, mas todo o resto é bem fácil do ponto de vista físico”, concluiu.
A MotoGP volta às pistas no próximo dia 19 de junho, para o GP da Alemanha, em Sachsenring, décima etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
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