Yamaha confirma estreia de Morbidelli em Misano e anuncia acerto até fim de 2023

Franco Morbidelli vai mesmo voltar às pistas neste fim de semana, no GP de San Marino, em Misano. O ítalo-brasileiro começa a jornada na equipe de fábrica da Yamaha, equipe que vai defender pelas próximas duas temporadas completas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Primeiro, foi a confirmação para o restante da temporada. Agora, a Yamaha anunciou que Franco Morbidelli será piloto da equipe de fábrica na MotoGP pelos próximos dois anos, com contrato até o fim de 2023. O ítalo-brasileiro vai estrear com o time neste fim de semana, no GP de San Marino, em Misano.

A estreia de Morbidelli foi antecipada por conta da turbulenta saída de Maverick Viñales após o GP da Áustria, acusado de sabotar o equipamento. Franco, no entanto, não estava pronto para assumir o posto, em recuperação após uma lesão no joelho esquerdo.

Na Yamaha, Morbidelli vai se juntar ao antigo companheiro de SRT, Fabio Quartararo. O francês lidera o campeonato da MotoGP e se encaminha para o primeiro título na categoria com folga. Os dois foram parceiros na equipe satélite em 2019 e 2020.

VEJA TAMBÉM
Fatos e curiosidades sobre o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de MotoGP
Como fica o grid da MotoGP para a temporada 2020?

Franco Morbidelli e dirigentes da Yamaha fecham o acordo pelos próximos anos (Foto: Yamaha)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

“Estou bem satisfeito e feliz por começar neste fim de semana um novo capítulo com a Yamaha. Estive tentando me recuperar o mais rápido possível para a reta final deste campeonato. Queria fazer meu retorno em uma pista que conheço muito e tenho grandes memórias, como Misano”, disse Morbidelli. “Estou ansioso para subir na moto e iniciar minha jornada com a Yamaha”, seguiu.

Lin Jarvis, chefe da Yamaha, também comentou a chegada de Morbidelli até o fim de 2023. “Primeiro, agradeço a SRT por permitir que o Franco realizasse o sonho de andar na equipe de fábrica antes do previsto. Nosso plano original era subir o piloto apenas em 2022, mas rapidamente uma chance apareceu”, pontuou.

“Naturalmente estamos empolgados pela volta do Franco ao paddock e por ele estar bem o suficiente para voltar a correr de novo. Ele vai encontrar a boa forma aos poucos, ainda se recuperando. O restante da temporada 2021 vai ajudá-lo a se encontrar e ficar confortável com a moto”, completou o dirigente.

Franco Morbidelli correu a primeira metade do ano com a equipe satélite SRT (Foto: SRT)

Morbidelli precisou passar por um cirurgia em junho passado, ainda antes das férias da MotoGP. O piloto nascido em Roma já vinha sentindo um incômodo no joelho, mas protelou a operação até que voltou a se machucar durante um treino. Assim, precisou de uma intervenção cirúrgica para tratar uma lesão no menisco e no ligamento cruzado anterior.

A previsão inicial era de oito semanas de recuperação, mas Franco ficou afastado das pistas nas últimas 11 semanas. O retorno era esperado para a esta semana, em Misano, mas a situação preocupou a Yamaha, que chegou a cogitar adiar a estreia do ítalo-brasileiro.

Falando à imprensa em Aragão, Rossi confirmou que Morbidelli vai tentar correr em Misano, mas deixou claro que o pupilo sofreu bastante durante a recuperação. “Franco e Carlo [Casabianca, preparador físico da VR46] estão lutando contra o tempo”, disse Rossi. “Foi uma operação muito séria e uma reabilitação dura”, ressaltou.

A MotoGP volta às pistas no próximo domingo (19) para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

LEIA TAMBÉM
Bagnaia se agiganta em duelo com Marc Márquez e vence no melhor estilo em Aragão
Marc Márquez ainda tem em lesão limitador, mas segue sendo piloto vigoroso de antes

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.