Yamaha vê Morbidelli como melhor opção para 2024. Desde que siga “mostrando velocidade”

Diretor da Yamaha, Lin Jarvis comentou o teste com Topark Razgatlioglu e assumiu que o melhor cenário para a Yamaha seria seguir com o ítalo-brasileiro em 2024. Ainda assim, o dirigente condicionou a renovação à manutenção da boa performance mostrada no GP da Argentina

Moto é tão boa que te põe no chão! Bagnaia tem teoria louca por pontos jogados no lixo

Diretor da Yamaha, Lin Jarvis avaliou que Franco Morbidelli é a opção ideal para a equipe na temporada 2024 da MotoGP. Mas desde que siga mostrando o mesmo nível de performance que exibiu no GP da Argentina.

Entre as equipes de fábrica da MotoGP, a Yamaha é a única que tem vaga para 2024, já que o contrato de Morbidelli vence no fim deste ano. A performance dos últimos meses, porém, colocou em xeque a permanência do ítalo-brasileiro.

Franco Morbidelli tem contrato com a Yamaha só até o fim do ano (Foto: Yamaha)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Antes do GP das Américas, a casa de Iwata fez um teste com Toprak Razgatlioglu, campeão pela marca no Mundial de Superbike em 2021, em Jerez de la Fronteira, o que colocou mais pressão em cima de Franco. De acordo com Jarvis, porém, manter o #21 segue sendo uma possibilidade.

“O cenário ideal para nós, honestamente, é que Franky siga mostrando a velocidade que mostrou [na Argentina]”, disse Jarvis ao site da MotoGP. “Se Franky continuar com uma performance muito boa, é melhor para nós no momento e automaticamente garantiria a continuidade dele no futuro”, seguiu.

“Então, realmente, nossa escolha número 1 seria continuar com Franky [em 2024]”, revelou. “Se não acontecer, seremos obrigados a encontrar outro candidato e é também por isso que estávamos interessados em avaliar Toprak, pois no nosso mundo de motovelocidade da Yamaha, ele é, obviamente, um dos primeiros candidatos. Mas espero que Franky possa manter a recém-encontrada velocidade e confiança”, torceu.

Ainda, o dirigente comentou que o teste de Razgatlioglu com a YZR-M1 foi uma oportunidade para o turco ter contato com o mundo da MotoGP, mas sinalizou que a mudança de campeonato significaria em uma mudança de estilo importante.

“Acho que qualquer piloto, eventualmente, tem interesse em testar e ver como se sairia na MotoGP, então foi uma chance para Toprak começar a entender melhor as necessidades para a MotoGP, e para nós entendermos a velocidade dele”, comentou. “Não podemos dizer muita coisa com dois dias de testes. Acho que a conclusão que ele provavelmente daria, e do nosso lado também, é que é muito diferente pilotar uma R1 com pneus Pirelli e uma M1 com os Michelin. Ele precisa de mais tempo para se adaptar”, assumiu.

“Se tivesse de resumir, provavelmente não foi fácil para ele realmente pegar o feeling com a moto”, avaliou. “Se você assistir Toprak pilotando uma superbike, ele é capaz de fazer milagres, tem um feeling incrivelmente bom com a dianteira em particular. Vemos isso com os stoppies e com uma velocidade incrível n entrada de curva e na freada”, apontou. “Não é fácil achar isso com uma M1. A moto é muito mais rígida do que uma superbike, então realmente acho que para ganhar velocidade com a moto da MotoGP, ele precisaria adaptar significativamente o estilo dele”, defendeu.

Jarvis não deu um prazo específico para definir o futuro de Morbidelli, mas indicou que a decisão será tomada antes das férias para que, caso ele não continue, haja tempo para a Yamaha encontrar outro piloto e o #21 também tenha margem para se recolocar.

MotoGP volta entre os dias 28 e 30 de abril, com o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

“Argentina ajuda, mas não extingue ameaça a Morbidelli”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.