Bassani domina corrida 2 em Goiânia e se torna 1ª mulher a vencer na Porsche Cup

Antonella Bassani liderou a corrida 2 do Sprint Challenge de ponta a ponta e se tornou a primeira mulher a vencer na principal categoria de monomarcas do Brasil, após 451 corridas realizadas. Marçal Müller ganhou a Carrera Cup no período da manhã

A Porsche Cup escreveu, neste domingo (4), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, uma página emblemática de sua história. A jovem Antonella Bassani, de apenas 17 anos, dominou a corrida 2 do Sprint Challenge e se tornou a primeira mulher a vencer na principal categoria de monomarcas do Brasil — em 19 anos de existência e após 451 corridas realizadas. Já Marçal Müller venceu a Carrera Cup no período da manhã.

O triunfo da catarinense veio com uma performance dominante. Bassani sustentou a liderança tanto na acidentada largada, quanto na relargada após o safety-car entrar na pista. O principal concorrente da pilota nas primeiras voltas foi Miguel Mariotti, que pulou do quarto para o segundo lugar. Mas, aos poucos, a jovem estabeleceu o ritmo e quando metade do tempo regulamentar da prova tinha transcorrido, a diferença para Mariotti era de 3s5.

Relacionadas


A segunda metade da corrida foi tranquila para Bassani, já que em nenhum momento ela teve a sua liderança ameaçada. Mariotti viu o seu desempenho cair e foi ultrapassado na volta 9 por Marcelo Tomasoni. Dois giros depois, Antônio Junqueira e Cristian Mohr também deixaram o dono do carro #21 para trás.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Antonella Bassani liderou a corrida 2 da Sprint Challenge de ponta a ponta (Foto: Divulgação / Assessoria)

Deste modo, a pilota só conduziu o Porsche #72 para a histórica vitória, com vantagem de 5s529 para Tomasoni. Junqueira, Mohr e Eduardo Taurisano completaram o top-5. Por sua vez, os 10 primeiros ainda tiveram, nesta ordem: Mariotti, Artur Ramos, Gustavo Zanon, Ramon Alcaraz e Urubatan Júnior.

“Eu ainda não tenho noção do tanto que isso representa. No Velo Città [autódromo localizado em Mogi Guaçu, interior do estado de São Paulo, onde a segunda etapa da temporafa foi realizada], fiz a primeira pole de uma mulher na Porsche Cup Brasil e agora uma vitória. Isso é para provar que lugar de mulher é onde ela quiser. Foi uma corrida muito disputada, o começo era importante abrir pelo pneu zero e administrar essa vitória na liderança”, comemorou Bassani

Além disso, o feito foi conquistado por um time 100% composto por mulheres, já que a equipe de Bassani também conta com Janaína Thaís, sua engenheira, e Gabriela Samblas, a mecânica.

Marçal Müller escala pelotão e vence Carrera Cup

No período da manhã, também em Goiânia, Müller conseguiu grande vitória após largar da sexta colocação. O dono do carro #544 ultrapassou três adversários já na largada e ficou na cola de Franco Giaffone até o contato de Raijan Mascarello e Gustavo Farah, que fez o safety-car entrar na pista. Na relargada realizada na volta 6, Müller ultrapassou Giaffone e foi para o segundo lugar.

A liderança chegou para o gaúcho na volta 11, dois giros após iniciar os ataques a Lucas Salles, que estava na ponta desde a largada. A manobra por fora foi definitiva para a vitória, já que depois Müller conseguiu administrar a vantagem para os adversários e contou com a perda de ritmo de Salles, que terminou em quinto.

▶️ Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.

Marçal Müller venceu a Carrera Cup após largar do sexto lugar (Foto: Porsche Cup)

O top-5 ainda teve Werner Neugebauer, Giaffone e Nicolas Costa. Por sua vez, o top-10 foi fechado por Miguel Paludo, Nelson Monteiro, Lineu Pires, Nelson Marcondes e Francisco Horta.

“Fiquei sabendo há pouco da liderança. Foi uma corrida muito desgastante, exigente para os pneus, mas felizmente deu tudo certo e tenho que agradecer a todos que torceram por mim e à Farben, minha patrocinadora”, disse Müller.

Müller lidera a Carrera Cup com 123 pontos, seguido por Costa com 117 e Neugebauer com 107. Por sua vez, na Sprint Cup, Bassani é a terceira colocada com 111 pontos. O líder é Tomasoni com 139, enquanto Mohr é o segundo e tem 127. A Porsche Cup retorna nos dias 15 e 16 julho, no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo, para a quarta etapa de sprint do calendário.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.