7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Sertões

Sertões cancela 6ª etapa após chuvas e fica a um dia de definir campeões de 2020

O mau tempo fez com que a organização do Sertões cancelasse uma outra especial da 28ª edição do rali. Assim como aconteceu na última terça-feira, a especial desta sexta-feira também foi convertida em deslocamento em virtude das fortes chuvas, desta vez, no sul do Maranhão

Helicópteros de resgate não podem voar em razão das fortes chuvas no Maranhão (Foto: Cadu Rolim/Shez)

Helicópteros de resgate não podem voar em razão das fortes chuvas no Maranhão (Foto: Cadu Rolim/Shez)

 

O Sertões mais chuvoso dos últimos anos sofreu o segundo cancelamento de etapa. Na edição 2020, excepcionalmente reagendada entre o fim de outubro e começo de novembro por conta da pandemia do novo coronavírus, a penúltima especial, que seria disputada nesta sexta-feira (6), foi convertida em deslocamento, novamente por conta das chuvas.

Assim como aconteceu na última terça-feira, no norte de Goiás, a organização do maior rali das Américas decidiu cancelar a sexta especial, entre as bolhas de Carolina e Bacabal, no Maranhão, por conta do mau tempo, o que impede a decolagem das aeronaves de monitoramento e também dos helicópteros de resgate caso fosse necessário.

ASSISTAEmoção com Barrichello, maratona e sorteio: live Motul no Sertões 2020

A chuva levou a organização do Sertões a cancelar a sexta etapa da edição 2020 (Foto: Cadu Rolim/Shez)

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

A programação original para a sexta-feira de competição no Sertões compreenderia 126 km de deslocamento inicial, com trecho cronometrado de 300 km e outros 365 km de deslocamento final, o que totalizaria 791 km, o percurso total mais longo da edição 2020.

Entretanto, o mau tempo, que tem sido a tônica nos últimos dias entre Goiás, Tocantins e norte do Maranhão, impediu a realização de mais uma etapa em condições seguras para pilotos e navegadores.

O cancelamento da sexta etapa faz com que a edição 2020 do Sertões tenha pela frente apenas a sétima e derradeira especial. Desta forma, restam apenas 258 km de deslocamento inicial e 223 km de trecho cronometrado, segundo a programação original, antes da chegada a Barreirinhas, palco da rampa final da prova neste sábado.

Apesar de ser o dia final de Sertões, pilotos e navegadores não vão ter moleza. Isso porque o sábado antes da chegada a Barreirinhas vai ser formado por muita areia, o que vai novamente exigir muito da navegação. O começo da especial será até um pouco travado, em piçarras, mas vai ficando arenoso ao passo em que o percurso passa por pequenos riachos, com a tendência de estar seco no dia da especial.

Leia também: “Orgulhoso”, Barrichello fecha participação no Sertões 2020 com top-10 e promete voltar
De Mogi Guaçu a Barreirinhas e etapa Maratona no início: o roteiro do Sertões 2020
Da luta contra morte ao renascimento: Helena Soares coroa história de um milagre no Sertões
Jutta Kleinschmidt acompanha Sertões 2020 “feliz por ser inspiração para tantas mulheres”

A chuva levou a organização do Sertões a cancelar a sexta etapa da edição 2020 (Foto: Cadu Rolim/Shez)

Depois do abastecimento, previsto para metade da etapa, aí é que as dificuldades serão críticas por conta da areia e da navegação. Com muitos waypoints a serem cobertos, qualquer erro pode colocar tudo a perder.

Os líderes do Sertões, portanto, têm apenas um dia antes da conquista do título do maior rali das Américas. O que não significa, pelo trecho longo de especial, que será uma missão fácil. Em uma etapa mais curta, os líderes costumam marcar — andar próximo — dos seus principais concorrentes para administrar a vantagem antes da zona de meta final, mas diante de um trecho cronometrado bem mais longo, a luta pela vitória segue sendo imprevisível.

Na disputa das motos, Ricardo Martins, da Yamaha, dorme em Bacabal com 4min30s de vantagem para seu concorrente mais próximo, o atual bicampeão Tunico Maciel, da Honda, enquanto Júlio César ‘Bissinho’ Zavatti aparece em terceiro, com 10min51s de atraso para o líder.

A batalha pelo título na competição dos carros é protagonizada pelos irmãos Baumgart. Marcos Baumgart e seu navegador, Kleber Cincea, tricampeões brasileiros de rali cross-country, que formam parceria há 13 anos, estão próximos da conquista do primeiro Sertões.

Leia também: Motul une forças com Sertões, traz expertise de lubrificantes e batiza categoria dos fortes

Os dois concorrem direto com os companheiros de equipe na X Rally Team: Cristian Baumgart e Beco Andreotti estão somente 1min26s atrás dos colegas e ainda perseguem o tetra do Sertões a bordo da Toyota Hilux IMA. A equipe, chefiada por Andreotti, tem ampla vantagem para o terceiro colocado, a dupla formada por Sylvio de Barros e Rafael Capoani, também da X Rally, mas com Ford Ranger. Os dois estão 28min57s atrás dos líderes.

Nos UTVs, Rodrigo Varela e Gunnar Dums travam uma batalha que tem como grande concorrente a dupla formada por Denísio Casarini e Ivo Mayer. Depois de uma quarta-feira que marcou as baixas dos atuais campeões Denísio do Nascimento e Idali Bosse e do também campeão Bruno Varela, ao lado do navegador Gustavo Bortolanza, Rodrigo e Gunnar estão na frente com 4min36s de frente para Casarini e Mayer.

Se o tempo ajudar, o Sertões ainda tem pela frente a etapa decisiva antes da chegada a Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses, para fechar a edição 2020 e confirmar os grandes campeões.

Leia no GRANDE PREMIUM
Como Sertões almeja superar Dakar e ser o maior rali do mundo
A galeria com todos os campeões e as lendas do Sertões