Ferrari descarta uso da SF-24 na temporada 2025 e já planeja “um novo carro”

Diretor-técnico da Ferrari, Enrico Cardile negou que SF-24 também será utilizada em 2025 e afirmou que novas atualizações já foram feitas no carro desde a apresentação

Na última terça-feira (13), a Ferrari apresentou ao mundo a SF-24, carro com o qual a equipe irá competir na temporada 2024 da Fórmula 1. Enrico Cardile, diretor-técnico de chassi e aerodinâmica, afirmou que o novo bólido já recebeu melhorias desde o lançamento e negou que o time de Maranello pense em usar o mesmo modelo na temporada 2025, mesmo que o novo regulamento esteja programado para 2026.

A categoria principal do automobilismo está entrando no terceiro ano do atual conjunto de regras, que foi implementado em 2022 e que trouxe de volta o efeito-solo. Porém, uma nova mudança é esperada para 2026, o que faz com que as equipes do grid tenham de se concentrar no futuro, mas sem esquecer o presente.

Logo após a apresentação do novo carro de Charles Leclerc e Carlos Sainz, Cardile foi questionado se a escuderia pretende manter o mesmo conceito da SF-24 para 2025, já direcionando a atenção para as regras do ano seguinte. “Não é estritamente necessário que esse carro dure dois anos, porque este ano será uma nova temporada, com foco total, concentrado no atual regulamento”, disse o italiano. “Portanto, passaremos por nosso processo normal de desenvolvimento”, acrescentou.

“Desenvolveremos o carro durante a temporada e projetaremos, sim, um novo carro para 2025. Nós, como equipe, ainda estamos totalmente comprometidos e focados no desenvolvimento e na preparação das primeiras atualizações da SF-24”, garantiu Enrico.

A Ferrari reservou a terça-feira (13) de Carnaval para revelar ao mundo a SF-24 (Ferrari)

O foco da equipe comandada por Frédéric Vasseur é tão grande em 2024 que Cardile revelou que novas melhorias foram feitas desde a apresentação realizada na última semana. “A única coisa que posso dizer é que o carro no túnel de vento já está mais desenvolvido em comparação com o apresentado”, sublinhou.

No entanto, a Ferrari ainda não decidiu quando colocará as novas atualizações na pista. De acordo com o engenheiro, tudo vai depender do desempenho da esquadra vermelha frente às adversárias. “Portanto, o primeiro passo é ver como estamos em relação aos nossos concorrentes”, destacou Cardile.

“O trabalho no túnel de vento está progredindo. O carro está se desenvolvendo. Se juntarmos essas duas coisas, poderemos decidir onde lançar as primeiras atualizações”, finalizou o italiano.

Durante o shakedown realizado na última terça-feira, no circuito de Fiorano, Leclerc e Sainz aprovaram as melhorias feitas no novo carro. O monegasco afirmou que a SF-24 é “fácil de guiar”, enquanto que o espanhol, que está em seu último ano de contrato com o time de Maranello, afirmou o desejo de encerrar sua passagem pela equipe “da melhor maneira possível”.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.