Aston Martin mira ‘roubar’ Newey da Red Bull para segurar Alonso e atrair Verstappen

A informação é do site da revista inglesa Autosport desta sexta-feira (29). De acordo com a publicação, Lawrence Stroll fez "grande oferta" ao famoso projetista durante passagem da F1 pela Arábia Saudita

A Aston Martin resolveu partir para o contra-ataque em meio à crise que se instaurou na Red Bull desde o começo de fevereiro. O proprietário da equipe inglesa, Lawrence Stroll, dobrou a aposta e foi atrás do projetista Adrian Newey, responsável pela concepção dos carros da equipe taurina, com o intuito de segurar Fernando Alonso e, de quebra, atrair Max Verstappen.

A informação é do site da revista inglesa Autosport desta sexta-feira (29). Embora tenha renovado acordo com a Red Bull, Newey tem sido alvo do interesse das principais equipes rivais dos austríacos, como a Ferrari. A publicação, no entanto, afirmou que o famoso designer recebeu uma “grande oferta” de contrato de Stroll durante a passagem da Fórmula 1 pela Arábia Saudita, segunda etapa da temporada.

Lawrence tem investido pesado para dar à Aston Martin toda a infraestrutura necessária para levá-la à ponta da tabela. Além da construção de uma sede de última geração, com um novo túnel de vento a caminho, o pai de Lance Stroll já trouxe vários nomes importantes para o corpo técnico oriundos das equipes adversárias — Dan Fallows, aerodinamicista e diretor-técnico, teve passagem pela própria Red Bull.

Outro passo importante da equipe baseada em Silverstone foi o acordo com a Honda a partir da temporada 2026, quando a categoria terá uma nova geração de motores, com a parte elétrica ampliada e produzidos para receber combustível sustentável. Vale destacar que a montadora japonesa vem de uma parceria recente muito bem-sucedida com a marca dos energéticos.

F1 2023, GP DE SINGAPURA, MARINA BAY, QUINTA-FEIRA, RED BULL, MAX VERSTAPPEN, ASTON MARTIN, FERNANDO ALONSO, AFP
Alonso e Verstappen: haverá troca de posição em 2025? (Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP)

A questão é que por mais que a Aston Martin invista em recursos, ela quer convencer ao menos Alonso a permanecer na equipe. O espanhol tem contrato até o final deste ano e é visto como um dos nomes mais fortes para ocupar a vaga na Mercedes deixada por Lewis Hamilton, que vai correr na Ferrari em 2025.

Alonso, contudo, também é alvo da Red Bull, segundo noticiou o site alemão F1 Insider esta semana. Christian Horner, o chefe taurino, quer reafirmar o poder que tem dentro da base em Milton Keynes e, para isso, tem como alvo colocar o bicampeão na vaga de Sergio Pérez no ano que vem.

Mas a contratação de Newey também significaria um forte argumento para atrair Verstappen em meio ao abalo provocado pelo Caso Horner. Desde que veio à tona a investigação interna que a Red Bull realizou após uma funcionária denunciar o dirigente britânico por “conduta inapropriada”, o clã Verstappen, ainda que nos bastidores, colocou-se contra Christian, que tem o apoio dos acionistas tailandeses, e a favor de Helmut Marko, o consultor dos taurinos e a figura que hoje representa o lado austríaco da marca.

A revista alemã Auto Motor und Sport, inclusive, noticiou também esta semana que o empresário de Max se reuniu com a cúpula tailandesa do Grupo Red Bull em Dubai — encabeçada pelo acionista majoritário da marca, Chalerm Yoovidhya — logo após o GP da Austrália, realizado no último domingo, para deixar claro o posicionamento do tricampeão: se Horner permanecer, ele sai da equipe.

A reportagem da AMuS, aliás, coloca Verstappen como peça-central do mercado de pilotos para 2025, sobretudo após revelação de que o contrato do neerlandês possui uma cláusula contratual que o libera diante de uma saída de Marko da Red Bull. A Mercedes já manifestou interesse público no #1.

A Autosport procurou a Aston Martin, porém a equipe inglesa não quis comentar o assunto.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 no próximo final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.