Brundle lembra de acidente semelhante a de Bianchi e expressa "preocupações graves" com guindastes na pista

Martin Brundle recorda de acidente no GP do Japão de 1994, quando também com chuva, saiu da pista no mesmo ponto que Gianni Morbidelli saíra antes, e quase acertou o guindaste que retirava o carro. Sua escapada do veículo, no entanto, resultou no atropelamento de um fiscal

O acidente grave de Jules Bianchi durante o GP do Japão do último domingo (5) continua levantando opiniões de pessoas importantes ligadas à F1. Martin Brundle, piloto na categoria entre 1984 e 1996 e hoje comentarista de televisão, lembrou de um acidente semelhante, que sofreu em 1994, e disse que os guindastes são um perigo para os pilotos.
 
A batida da Brundle, na época pela McLaren, aconteceu num dia de muita chuva também no GP do Japão em Suzuka, sob bandeira amarela após Gianni Morbidelli, da Footwork, acertar o muro. No mesmo ponto, onde o trator retirava o carro de Morbidelli, Brundle escapou da pista, conseguiu evitar o guindaste, mas atropelou um fiscal, que teve a perna quebrada.
Martin Brundle escapa de guindaste e carro de Gianni Morbidelli, mas acerta fiscal e muro no GP do Japão de 1994 (Foto: Divulgação/Youtube)
"Minha preocupação, e já expressei muitas vezes, é ter essas coisas, esses veículos de recuperação na pista. Eu quase perdi minha vida contra um deles, escapei por pouco mas acertei um fiscal. Obviamente, tenho preocupações graves, se for um incidente que encerre a carreira ou até mais grave que isso", disse.
 
"Os guindastes são muito altos, e você está sentado muito perto do chão, especialmente naquela curva, você só continua virando à esquerda, então se você vai em direção à barreira de pneus, não há como se reuperar, pois você está indo muito rápido", explicou.
 
"Alguns vão dizer que estava em bandeira amarela, mas mesmo com duas bandeiras amarelas sendo sacodidas, isso não evita que você saia da pista. Vimos Ericsson saindo enquanto estava atrás do safety-car. Eu saí durante bandeiras amarelas. Tinha tanta água no dia, que eu não via meu próprio volante, que dirá bandeiras amarelas. Se um carro sai da pista em certa posição, há muitas chances que que outro saia no mesmo lugar", encerrou.

O acidente



Na volta 43 do GP do Japão, Jules Bianchi perdeu o controle do carro na curva 7 devido a aquaplanagem e, depois de escapar do traçado, acabou se chocando contra um trator que fazia a retirada da Sauber de Adrian Sutil, que saíra no mesmo ponto, mas na volta anterior. A pancada foi violenta, com força estimada de 50 G, já que a Marussia #17 vinha a 203 km/h.


O piloto foi atendido ainda na pista, encaminhado imediatamente para o centro médico da pista e, alguns minutos depois, para o hospital, na cidade de Yokkaichi, que fica a 10 km do circuito de Suzuka. Estava inconsciente, mas respirava sem ajuda de aparelhos. Rapidamente, foi submetido a uma cirurgia para minimizar um grave hematoma craniano, em operação que teve quatro horas de duração. Desde então, Jules permanece internado na UTI e seu estado é crítico.

Aos 25 anos de idade, Bianchi está em sua segunda temporada na F1, as duas pela Marussia, e é considerado o principal nome do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari.

#GALERIA(5099)

 

Torcedor registra momento do acidente com BianchiF1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.