Como Sainz e Leclerc escaparam de punição apesar de ‘volta irregular’ na Itália

Dupla de pilotos da Ferrari terminou classificação na Itália sob investigação, mas foi inocentada mesmo com volta acima do limite permitido

Volta rápida de Sainz em Monza (Vídeo: F1TV)

A classificação do GP da Itália de Fórmula 1, realizada no fim da manhã deste sábado (2), chegou ao fim com muita comemoração da Ferrari, que conquistou a pole-position com Carlos Sainz e o terceiro posto com Charles Leclerc. Mas uma preocupação grande: o aviso de investigação contra ambos por andarem acima do limite de tempo estabelecido pela FIA (Federação Mundial de Automobilismo). Mas nenhum deles foi punido. Os comissários explicaram após a inspeção.

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O contexto da definição da FIA para este sábado veio na manhã. Normalmente, pilotos já contam com um limite máximo de tempo que podem fazer quando vão terminar entrando nos boxes na classificação, mas, desta vez, a FIA mudou as coisas. Como em Monza, por conta da velocidade, os pilotos acabam andando lento na pista para encontrar um carro em que possam pegar vácuo, a FIA estabeleceu um tempo máximo para todos os tipos de volta: até as de saída dos boxes e aquelas para esfriar os pneus.

O tempo estabelecido foi de 1min41s. Qualquer um que andasse acima disso sem que fosse absolutamente necessário, seria punido. E, durante a a parte inicial da classificação, tanto Sainz quanto Leclerc receberam o aviso de investigação.

Acontece que os comissários concluíram, após analisar as imagens e telemetria, além de conversar com a equipe, que os dois pilotos ferraristas não guiaram “desnecessariamente lento”. Apesar de Leclerc ter andado mais de 1s acima do limite, com Sainz pouco menos de 1s, os comissários defenderam: a volta de ambos era normal e se encaixaria nos limites estabelecidos até que foram pegos por pilotos em voltas mais rápidas e abriram caminho por segurança.

Charles Leclerc também escapou de “volta irregular’ na classificação (Foto: AFP)

“Os dois pilotos ficaram dentro ou acima da velocidade necessária em grande parte da pista para terminar as voltas abaixo de 1min41s, especialmente nas retas. Mas, em ambos os casos, os comissários concluíram que os pilotos tomaram as ações apropriadas para diminuir velocidade e ficar fora do trilho de corrida para não bloquear outros pilotos”, afirmou a FIA.

“Nos dois casos, fizeram isso para permitir a passagem de quatro outros carros. Os comissários, então, determinam que os pilotos não guiaram ‘desnecessariamente lento’, e essa é, evidentemente, a razão pela qual passaram um pouco acima do tempo, por conta das ações apropriadas. Não teremos ações adicionais”, finalizou.

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