Confira declarações dos pilotos após corrida sprint do GP da Bélgica de F1 2023

Em sprint prejudicada pela intensa chuva em Spa, Max Verstappen conquistou a vitória na corrida curta do GP da Bélgica. Oscar Piastri e Pierre Gasly foram as novidades no pódio em segundo e terceiro, respectivamente

Max Verstappen até chegou a ter o seu reinado ameaçado por Oscar Piastri depois da parada nos boxes, mas, como esperado, se recuperou e logo assumiu o topo para vencer a sprint do GP da Bélgica, realizada neste sábado (29). Logo atrás do bicampeão da Red Bull, Piastri manteve a performance da classificação em Spa-Francorchamps e concluiu em segundo. Outra surpresa, Pierre Gasly completou o pódio em terceiro.

Beneficiadas pela punição em três posições de Lewis Hamilton por abrir um buraco no carro de Sergio Pérez que foi obrigado a abandonar a prova com danos na Red Bull #11 -, as Ferrari apareceram na sequência com Carlos Sainz em quarto e Charles Leclerc em quinto.

Completaram o top-8 da zona de pontos da sprint na Bélgica, Lando Norris em sexto, o punido Hamilton em sétimo e George Russell em oitavo lugar.

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Max Verstappen venceu a sprint do GP da Bélgica (Foto: AFP).

O caos em Spa teve início com uma tempestade que desabou sobre a pista e, mesmo que a chuva tenha dado uma trégua para o começo da prova, a pista seguiu úmida, e isso causou um erro de Fernando Alonso, que pegou a linha branca com o pneu intermidiário traseiro direito, rodou feito pião e acertou a barreira barreira de pneus. Com o acidente, o espanhol da Aston Martin, assim como o seu companheiro que terminou em 11º lugar, saiu zerado da corrida sprint em Spa.

Fórmula 1 retorna à pista no domingo para o GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2023, com largada prevista para as 10h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana AO VIVO e em TEMPO REAL. O GP também transmite a corrida em segunda tela a partir das 9h40, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 no YouTube.

Confira as declarações dos pilotos após a classificação do GP da Bélgica:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen celebra carro rápido e vê acerto na estratégia em Spa: “Foi uma aposta segura”

Oscar Piastri, segundo: Piastri vibra com 2º lugar na sprint em Spa, mas admite: “Não tinha ritmo para vencer”

Pierre Gasly, terceiro: Gasly recorda Hubert e diz que 3º lugar na sprint da Bélgica é “realmente especial”

Carlos Sainz, quarto: Sainz lamenta e culpa tráfego no pit-lane por 4º na Bélgica: “Perdemos muito tempo”

Charles Leclerc, quinto: Leclerc lamenta trabalho da Ferrari nos boxes após sprint em Spa: “É preocupante”

Lando Norris, sexto: Norris elogia Piastri e admite que 6º na sprint da Bélgica “poderia ter sido melhor”

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton cita Senna e se defende em “incidente de corrida” com Pérez na Bélgica

George Russell, oitavo: Russell credita 8º lugar na sprint da Bélgica a pit-stop tardio: “Decisão errada”

Fernando Alonso, abandonou: Alonso reconhece erro em abandono na sprint e fala em “virar página” para GP da Bélgica

Sergio Pérez, abandonou: Toque com Hamilton abre buraco no carro de Pérez na sprint do GP da Bélgica

Fernando Alonso escapou, rodou feito pião e bateu na barreira de pneus na Bélgica (Foto: Reprodução/F1).

Esteban Ocon, nono: “Em primeiro lugar, meus parabéns ao Pierre e à equipe pelo excelente resultado de hoje. São alguns pontos importantes para a equipe depois de algumas semanas difíceis, então estou muito feliz por todos. Do meu lado, foi uma corrida bastante regular. As condições eram difíceis, mas a equipe fez um bom trabalho com a estratégia e os pit-stops. Tive algumas boas lutas na pista com Daniel [Ricciardo] e George [Russell], mas, infelizmente, perdemos os pontos hoje. Estamos totalmente focados agora na corrida de amanhã, onde vamos tentar subir no grid e terminar a primeira parte da temporada em alta.”

Daniel Ricciardo, décimo: “No início da corrida sprint conseguimos manter o ritmo e achei bom. Mas conforme a pista foi secando e chegamos nas últimas três voltas, pude sentir os pneus desgastando e o carro ficando mais lento. Eu sabia que era nono e ainda podia ver as Ferrari e Lando [Norris] à frente. Eles se afastaram no segundo setor, mas estava os segurando nas retas e mantendo-os à vista. Eu vi Pérez sair, mas, no final, eu estava perdendo o carro e fui ultrapassado por Russell e Ocon antes da bandeira quadriculada. Depois da corrida, os pneus de todos pareciam bem gastos, mas temos que entender por que caímos mais do que os outros. Teria sido bom marcar um ponto, mas estou feliz em ver a bandeira quadriculada porque não sei por quanto tempo os pneus poderiam me manter na pista.”

Lance Stroll, 11º: “Foi bastante difícil lá fora hoje. As condições molhadas tornaram a visibilidade muito ruim e o carro simplesmente não teve o ritmo que precisávamos. Não foi o dia que estávamos esperando, mas o clima deve estar um pouco mais estável amanhã, então vamos nos esforçar ao máximo e ver o que podemos fazer.”

Alexander Albon, 12º: “Isso foi muito difícil. Temos lutado durante todo o fim de semana neste clima imprevisível, onde simplesmente não conseguimos superar. Nós entendemos isso durante a classificação sprint, no entanto, estávamos apenas colocando pneus novos no carro. Assim que fizemos mais de nove curvas, os pneus estavam superaquecendo. É bom passar por esses períodos em que fica claro para nós que somos fracos nessas condições, e é óbvio quando você vê os pneus superaquecendo rapidamente. Com uma configuração de downforce mais baixa, normalmente funciona por aqui, no entanto, não vemos o benefício das retas quando estamos deslizando nas curvas com o calor aumentando e os pneus superaquecendo continuamente. Se a corrida ficar seca amanhã, estaremos em um bom lugar.”

Valtteri Bottas, 13º: “Foi muito complicado hoje, mas nada diferente do que tivemos neste fim de semana até agora. O clima mudou incrivelmente rápido ao longo do dia e também foi imprevisível. Pelo menos, apesar de tudo, fizemos uma boa corrida esta tarde, o que é sempre divertido, e também ganhamos algumas posições no pelotão. No geral, nosso ritmo foi algo positivo e os carros estavam bons, o que nos dá confiança antes da corrida de amanhã, com melhores posições de largada.”

Daniel Ricciardo foi o décimo na sprint do GP da Bélgica (Foto: Red Bull Content Pool).

Kevin Magnussen, 14º: “É muito complicado quando você não consegue ver nada. Quando eles chamaram o início na largada em movimento fiquei bastante surpreso porque ainda não conseguíamos ver nada. Descendo para a curva 5, claro, quando você entra nas curvas, você pode ver novamente porque a velocidade é muito mais lenta, mas descendo a reta, você literalmente não consegue ver nada. Perto do final, a pista estava pronta para os pneus slick, mas não havia voltas suficientes para compensar.

Guanyu Zhou, 15º: “Tive a visibilidade muito limitada durante a maior parte da sprint, só ​​começou a ficar um pouco melhor nas últimas quatro ou cinco voltas. Então, obviamente, ultrapassar também foi um trabalho difícil. No geral, o principal objetivo hoje, dada a situação, era tentar manter o carro na pista, longe de qualquer dano. Durante a corrida, optamos por ir aos boxes mais cedo do que o esperado, pois os pneus estavam se desgastando muito rapidamente devido às partes secas. No entanto, amanhã deve estar nublado e seco, e acredito que este tempo deve agradar mais ao nosso carro. Estou confiante. Com condições secas devemos ser capazes de avançar rapidamente e avançar no pelotão.”

Logan Sargeant, 16º: “Uma corrida sprint difícil e, naquelas condições de secagem, os pneus estavam realmente ruins. No geral, considerando que fui o segundo carro da Williams a ir aos boxes, extraí o máximo de nossa situação hoje. Eu poderia ter tido um Q2 um pouco melhor ao terminar aquela volta. Esperançosamente, se o tempo estiver seco amanhã, o nosso carro deve se adequar melhor e devemos ter a oportunidade de seguir em frente.”

Nico Hülkenberg, 17º: “Foi difícil. Estávamos no grupo de carros que pararam no início da primeira volta quando o safety-car entrou. Conseguimos várias posições, mas não tínhamos ritmo para continuar, e o carro estava difícil de dirigir. Tive um erro na curva 15, onde fui para a brita e danifiquei o assoalho também, que perdeu mais desempenho, então continua um fim de semana difícil.”

Yuki Tsunoda, 18º: “Durante a classificação sprint esta manhã cometi alguns erros e não consegui fazer uma volta limpa. É super frustrante ter classificado em 16º, porque aquela posição nos prejudicou, mas foi minha culpa. Era melhor priorizar o carro da frente, que era o Daniel, porque ele tinha uma chance muito maior de pontuar do que eu, então acho que a estratégia foi boa. Toda a minha corrida foi estranha porque a aderência traseira estava muito ruim, mas, junto com a equipe, vamos investigar o que aconteceu, e espero que esteja tudo bem. Na relargada após o safety-car, tive um travamento traseiro enorme e não consegui controlar nada, quase bati em outro carro, o que teria sido o pior cenário. Ao largar em 16º nestas condições, meu foco principal era trazer o carro de volta da mesma forma para corrida. Felizmente, consegui evitar qualquer incidente com qualquer outro carro ou barreira de pneus. Estou feliz por largar em 11º na corrida principal, que é a mais importante. Sinto falta dos pontos, então espero que possamos terminar no top-10.”

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