Confira declarações dos pilotos após dia 1 de testes de pré-temporada no Bahrein

15 pilotos testaram no primeiro dia da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi o mais rápido após as duas sessões

Sergio Pérez roda em bandeira amarela, para na brita e põe fim aos testes no dia 1 do Bahrein (Vídeo: F1)

A segunda parte da pré-temporada da Fórmula 1 começou. Nesta quinta-feira (10), as equipes do grid testaram no Circuito Internacional do Bahrein, que também é sede da abertura do campeonato de 2022, no próximo dia 20.

Com a AlphaTauri, Pierre Gasly foi o mais rápido do dia. O francês completou 103 voltas e registrou 1min33s902 como melhor marca, superando a dupla da Ferrari, formada por Carlos Sainz e Charles Leclerc. Lance Stroll, de Aston Martin, e Alexander Albon, de Williams, fecharam o top-5.

O brasileiro Pietro Fittipaldi também participou da sessão. Com 47 voltas pela Haas, ficou na 15ª e última colocação, com a melhor marca de 1min38s527.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

George Russell na pré-temporada (Foto: AFP)

LEIA TAMBÉM
+Brawn reforça que Mercedes é legítima: ‘Nenhum carro tem design ilegal’

Depois dos primeiros dias de testes em Barcelona, a Fórmula 1 retoma as atividades para a temporada 2022. O palco agora é o Bahrein, que sedia também a primeira corrida do campeonato, em 20 de março. Serão mais três dias de trabalhos no circuito de Sakhir, entre 4h e 13h (de Brasília). A maior categoria do esporte a motor vive uma revolução técnica neste ano. Na tentativa de melhorar o espetáculo e equilibrar as forças do grid, a F1 aposta no conceito do efeito-solo – configuração aerodinâmica usada já no fim dos anos 1980. Mas que vem desenhada.

Além de toda a expectativa envolvendo o novo regulamento, o Mundial também espera uma revanche entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Os dois pilotos travaram uma dura batalha pelo título em 2021 e a tendência é que a briga siga mais uma vez, mas agora com outros elementos.

GRANDE PRÊMIO acompanha a cobertura da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein AO VIVO e em TEMPO REAL. A análise acontece no Briefing assim que as atividades em pista acabarem.

Charles Leclerc liderou a manhã em Sakhir (Foto; Giuseppe Cacace/AFP)

Confira as declarações desta quinta-feira:

Pierre Gasly, líder: Gasly minimiza liderança no dia 1 de testes no Bahrein: “Foco nos defeitos”

Carlos Sainz, segundo: Leclerc valoriza quilometragem da Ferrari no Bahrein, mas prega “manter cabeça baixa”

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc valoriza quilometragem da Ferrari no Bahrein, mas prega “manter cabeça baixa”

Alexander Albon, quinto: “Estamos lutando contra algumas coisas. Não prejudicou tanto o planejamento, acho que perdemos 20 voltas. Temos trabalho a fazer, podemos melhorar nossos tempos encontrando mais equilíbrio, mas é difícil saber se são os pneus, se é o carro. Temos coisas a conferir nos próximos dois dias. Se conseguirmos, estaremos bem. Venta bastante, e isso impacta no carro. Não podemos ficar tristes, Nick estará no carro amanhã e veremos”

Lando Norris, sexto: “Um dia difícil com alguns problemas, que nos fizeram perder muitas voltas, não pudemos fazer stints longos. Maximizamos hoje como poderíamos e o quanto os problemas nos deixaram. Espero que, nos próximos dias, possamos compensar, temos de mudar o programa um pouco para entender o carro. É difícil porque é um circuito muito diferente, muito mais ondulado, mais quente. Os carros são elevados a um limite muito diferente da semana em Barcelona. Existem muitas coisas a entender, e vamos seguir aprendendo nos próximos dias”.

Valtteri Bottas, sétimo: “Foi um bom dia, conseguimos muitas voltas e seguimos nosso planejamento até a bandeira vermelha no fim da sessão. Com essa quilometragem, consegui sentir o carro e focar no acerto, entendendo como responde e o que precisa. É bom sentir e ver o progresso ao longo do dia. O time fez um grande trabalho desde Barcelona, foi uma boa recuperação depois de um início desafiador, mas estamos na direção certa”.

Sergio Pérez, décimo: “Foi um dia muito produtivo, demos várias voltas e juntamos muitas informações. Foi bom ver o carro em uma pista diferente e com temperaturas mais altas. É muito diferente aqui comparado com Barcelona. O Bahrein é um dos circuitos mais difíceis do calendário, então você naturalmente faz um acerto traseiro. No geral, tivemos bom ritmo e temos muitas informações para seguir, existe muita coisa a se aprender no momento. No fim do dia, depois do safety-car, tinha pneus frios e infelizmente parei na brita. Encerrou a sessão mais cedo, então espero que todos tenham um bom descanso”,

Fernando Alonso, 12º: “Foi bom voltar a pilotar o carro aqui no Bahrein. As coisas foram boas para Esteban na manhã, mas encontrei um pequeno problema no carro após a pausa do almoço. Então, não completamos todas as voltas que queríamos nesta tarde. Apesar disso, aprendemos bastante sobre o carro em condições quentes, e tentamos coisas diferentes no acerto. Vamos usar esse aprendizado amanhã e sábado”.

Esteban Ocon, 13º: “Completei meio dia de pilotagem hoje e fiquei próximo da distância de corrida. Foi bom sentir como o carro de 2022 age no Bahrein, que é bem diferente de Barcelona, com condições bem contrastantes. Focamos mais em um composto de pneu para entender o desgaste e o desempenho dele. Nosso foco não era em performance, e ainda estamos aprendendo a cada saída o que podemos fazer e esse é o alvo dos próximos dias. Estou feliz, volto ao carro amanhã onde espero colocar mais voltas e coletar mais informações valiosas para o pacote deste ano”.

Guanyu Zhou, 14º: “Hoje foi um dia de passo à frente em Barcelona. Conseguimos dar um número bom de voltas, que foi um jeito de construir familiaridade com o carro. Toda vez que eu entro no cockpit, fico mais confiante, então um dia como hoje foi muito bom. É claro, tenho muito a fazer para entender melhor o carro. Vamos testar algumas coisas, em condições diferentes nas próximas sessões, mas podemos ficar felizes com o trabalho de hoje”.

Pietro Fittipaldi, 15º: Fittipaldi comemora primeiro dia de testes “muito bom” da Haas no Bahrein

Lewis Hamilton, George Russell, Sebastian Vettel e Lance Stroll não tiveram declarações divulgadas por suas equipes.

AO VIVO: O DIA 1 DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 NO BAHREIN | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.