Confira declarações dos pilotos após GP da Itália da Fórmula 1 2024
O GP da Itália viu a segunda vitória de Charles Leclerc na temporada, com show da torcida da Ferrari. Oscar Piastri e Lando Norris completaram o pódio em Monza
O GP da Itália deste domingo (1º) teve festa dos tifosi da Ferrari com o triunfo de Charles Leclerc, o segundo na temporada 2024 da F1. O monegasco resistiu com maestria com apenas uma parada e levou os apaixonados torcedores à loucura.
Soberana ao longo de todo o fim de semana, a McLaren decepcionou com o segundo lugar de Oscar Piastri e a terceira posição de Lando Norris em Monza. A equipe de Woking perdeu mais uma chance real de vitória, mas o pódio duplo, mais uma jornada ruim da Red Bull, cortou a vantagem da rival para apenas 8 pontos no Mundial de Construtores da F1.
Carlos Sainz ficou em quarto, com Lewis Hamilton, Max Verstappen, George Russell, Sergio Pérez, Alexander Albon e Kevin Magnussen — mesmo tomando 10s de punição — fechando a zona de pontos. O dinamarquês da Haas está fora da próxima etapa da temporada após chegar aos 12 pontos na carteira.
A Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17º da temporada 2024.
Confira o que disseram os pilotos do grid em Monza:
Charles Leclerc, vencedor: Leclerc lava alma em vitória “especial” na Itália: “Consegui vencer em Monza e Mônaco”
Oscar Piastri, segundo: Piastri assume “grande parcela” em erros da McLaren após 2º lugar na Itália: “Dói muito”
Lando Norris, terceiro: Norris admite surpresa com manobra de Piastri na Itália: “Se freasse depois, batíamos”
Carlos Sainz, quarto: Sainz elogia Ferrari por “arriscar” com estratégia na Itália: “Fizemos funcionar”
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton lamenta “falta de ritmo” da Mercedes para brigar na Itália: “Dia chato”
Max Verstappen, sexto: Verstappen lamenta 6º na Itália e cobra Red Bull: “Se não mudar carro, vai ficar ruim”
George Russell, sétimo: Russell lamenta domingo “frustrante” na Itália: “Corrida desfeita na primeira curva”
Sergio Pérez, oitavo: Pérez admite que esperava GP da Itália “difícil, mas não tão ruim assim” para Red Bull
Alex Albon, nono: Albon fala em “corrida estranha” mesmo após 9º na Itália: “Não desistimos, mas foi difícil”
Kevin Magnussen, décimo: Magnussen se defende após punição na Itália por toque em Gasly: “Carro não sofreu danos”
Fernando Alonso, 11º: Alonso diz que Aston Martin faz “algo errado” após 11º lugar na Itália: “Decepcionante”
Franco Colapinto, 12º: Colapinto revela dores no corpo após Itália: “Nunca fiquei tanto num carro de corrida”
Daniel Ricciardo, 13º: “No fim, não fomos rápidos o suficiente hoje, mesmo se não tivéssemos as punições. Tentamos, e gostei da batalha roda a roda no início, mas fiz contato com Nico [Hülkenberg] na curva 8. Falei com ele depois da corrida, achei que tivéssemos espaço, mas senti o toque e não dei espaço o suficiente, me desculpei. É difícil, porque você disputa de maneira dura, mas pequenas margens fazem diferença. O carro pareceu bem depois, forçamos o máximo que pudemos com o que tínhamos. Tentei tirar o máximo do carro de sexta-feira até hoje. Pessoalmente, me senti melhor nesse fim de semana, e ficamos perto de marcar pontos.”
Esteban Ocon, 14º: “Tentamos de tudo nesse fim de semana. Na classificamos, temos usar pneus usados e novos; na corrida, tentamos mudar as estratégias: fiz uma parada, enquanto Pierre [Gasly] fez uma diferente. Precisamos entender direito o que precisava ser feito melhor, talvez algo diferente, largar com médios e tentar segurar com os duros. Tentamos tudo, mas, infelizmente, não foi o suficiente. O positivo é a evolução na performance do carro de sexta para domingo, foi positiva. Voltamos em duas semanas, em Baku, e vamos tentar um resultado melhor lá.”
Pierre Gasly, 15º: “Foi uma tarde muito longa. Estou bem decepcionado, porque pensei que as coisas ficariam melhores do que ontem durante a corrida, mas, na verdade, foi pior. Tivemos problemas nos freios ontem, o que seguiu acontecendo hoje. O carro estava balançando muito e não tínhamos nenhuma aderência. Terminamos a 30s do top-10, o que não é bom. Precisamos trabalhar muito para entender, porque tivemos algum ritmo na última etapa, em uma pista muito diferente. Hoje, foi impossível. Estou bem decepcionado. Temos de consertar os freios, porque em pistas como essa, é muito difícil. Os quiques, que não tivemos nas últimas etapas e apareceram aqui. Temos uma asa muito específica para essa pista também, temos muita coisa a revisar. Foi doloroso.”
Valtteri Bottas, 16º: “Foi uma corrida bem limpa e sem grandes momentos para nós. Fomos para uma estratégia de uma parada, largando com pneus duros, e tentávamos algo diferente, esperando ter sorte com um potencial safety-car. Vendo como a corrida aconteceu, não faria nada de diferente, ganhamos algumas posições na pista. Nosso fim de semana começou bem, mas não conseguimos manter o ímpeto e melhorar, mas foi certamente melhor do que em Zandvoort. Temos muito trabalho pela frente para evoluir, e é o que tentaremos fazer para a próxima rodada dupla em Baku e Singapura.”
Nico Hülkenberg, 17º: “Tive uma primeira volta muito ruim. Tinha um bom vácuo de Daniel Ricciardo entrando na curva 8, então tomei a linha de fora, mas ele atravessou de volta e não me deixou espaço. Batemos, e isso me tirou um pouco [da corrida]. O motor entrou em ponto neutro, isso levou algum tempo até ser resolvido e perdi mais algumas posições. Nesse momento, a corrida pareceu bem mais complicada. Então, o acidente de corrida com Yuki Tsunoda me fez ir aos boxes para trocar a asa, e ainda levei uma punição. Perdi muito tempo, então, era fim de jogo. Foi muito bom que Kevin [Magnussen] esteve lá e pilotou bem, temos isso para levar daqui.”
Guanyu Zhou, 18º: “Nosso ritmo hoje não foi forte o bastante para lutar perto dos pontos, especialmente em uma corrida limpa, sem nenhuma interrupção ou grandes batidas. Ainda que o ritmo tenha sido claramente melhor do que em Zandvoort, estamos um passo atrás em termos de performance comparados aos nossos competidores. Vimos evoluções no ritmo de classificação nesse fim de semana, mas está claro que precisamos encontrar o melhor ponto do carro e executar um fim de semana perfeito para conseguir o melhor resultado possível. Ao invés de confiar na sorte, nosso foco como equipe está em abaixar a cabeça e trabalhar para tentar encontrar esses cruciais décimos de segundo que vão nos aproximar do top-10.”
Lance Stroll, 19º: “O resultado de hoje foi mais ou menos o esperado. Não tivemos ritmo para desafiar os outros durante todo o fim de semana, e sabíamos que não poderíamos fazer muito largando em 17º. Fomos para a corrida abertos a estratégias de uma ou duas paradas, mas decidimos parar duas vezes quando vimos o nível de desgaste. No fim, paramos mais uma vez para tentar a volta mais rápida. Sabemos que não temos a performance que precisamos, e o foco segue em tentar levar isso para o carro.”
Yuki Tsunoda, abandonou: “Estou bem frustrado com o dia de hoje, é uma pena que minha corrida tenha terminado algumas voltas depois da largada devido ao contato com Nico [Hülkenberg]. Tentei deixar o máximo de espaço possível, mas parece que ele travou as rodas, perdeu o controle e me atingiu. Infelizmente, precisamos retirar o carro, já que tivemos danos no assoalho. Senti isso imediatamente e tentei continuar, mas o carro estava escorregando e não consegui pilotar. Temos Baku e Singapura em seguida, nosso carro deve ir bem lá, espero que tenhamos bons finais de semana pela frente.”
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