Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP de Mônaco da F1 2024
Charles Leclerc mostrou o forte ritmo da Ferrari e foi o mais rápido durante o primeiro dia de atividades da Fórmula 1 em Mônaco. Max Verstappen reclamou muito do carro da Red Bull e não conseguiu ir além do quarto lugar no TL2
Chegou ao fim o primeiro dia de atividades da Fórmula 1 para o GP de Mônaco, a oitava etapa da temporada 2024. Ainda na constante busca de conquistar a primeira vitória em sua terra natal, Charles Leclerc imprimiu forte ritmo nesta sexta-feira (24) e garantiu a primeira posição para a Ferrari, deixando as adversárias assustadas com o desempenho da SF-24.
Após ser o mais rápido no primeiro treino livre, Lewis Hamilton terminou o dia em segundo, apenas 0s188 atrás do tempo do monegasco. Fernando Alonso surpreendeu ao aparecer em terceiro, enquanto Max Verstappen, quarto colocado, reclamou muito do RB20 ao longo do dia. Lando Norris, da McLaren, fechou o top-5, garantindo cinco equipes diferentes nas primeiras posições.
Carlos Sainz, Lance Stroll, Sergio Pérez, Alexander Albon e George Russell fecharam a lista dos dez primeiros. Em 11º, Yuki Tsunoda foi novamente mais rápido que Daniel Ricciardo, que, por sua vez, recebeu a bandeirada final apenas em 16º.
No fundo da tabela, sem novidades. Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, da Sauber, preencheram os dois últimos lugares, enquanto Logan Sargeant ficou em 18º, bem distante do companheiro de equipe.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira declarações dos pilotos na sexta-feira do GP de Mônaco:
Charles Leclerc, primeiro: Leclerc se diz “confiante” e espera “maximizar tudo” para conquistar pole em Mônaco
Lewis Hamilton, segundo: Hamilton se surpreende com rendimento da Mercedes em Mônaco: “Melhor dia na pista”
Fernando Alonso, terceiro: Alonso valoriza treinos livres em Mônaco e garante: “Eu me senti bem”
Max Verstappen, quarto: Verstappen admite insatisfação com ritmo em Mônaco: “Pior resultado possível”
Lando Norris, quinto: Norris se vê atrás de Leclerc e “talvez Mercedes” em Mônaco, mas “estamos na briga”
Carlos Sainz, sexto: Sainz reclama de consistência em dia “difícil”, mas vê ritmo de corrida “positivo” em Mônaco
Lance Stroll, sétimo: “Fizemos algumas boas voltas durante as sessões de treinos de hoje, agora passaremos a noite analisando os dados e maximizando nosso aprendizado. Estou ansioso pela classificação de amanhã. Guiar por Mônaco é sempre muito divertido. É tudo uma questão de ir até os limites. Sempre emocionante, então veremos o que podemos fazer.”
Sergio Pérez, oitavo: Pérez diz que Red Bull tem “muitas limitações” e vê Ferrari “fora de alcance” em Mônaco
Alexander Albon, nono: “Foi tudo bem hoje. Temos o mesmo problema do ano passado, com nosso carro lutando para colocar os pneus dianteiros na temperatura ideal, e quando isso não acontece, eles começam a desgastar. O conceito do nosso carro tende a se adequar a esse tipo de circuito, sendo esta uma área em que estamos nos concentrando. O peso não é um fator tão importante por aqui, então parece que estamos em condições de igualdade. O Q2 é uma boa meta, mas esperamos ir além disso.”
George Russell, décimo: Russell mira top-5 na classificação em Mônaco, mas admite: “Sempre há surpresas”
Yuki Tsunoda, 11º: “Mais um dia positivo para nós. Ainda há algumas pequenas coisas que podemos melhorar para extrair desempenho, mas os treinos livres servem para isso. Derrapamos algumas vezes com este pneu C5, ele é bem sensível. Fora isso, tudo foi bom, agora, basta afinar esses detalhes que sempre contam, principalmente aqui em Mônaco. Nosso ritmo está aí, estou ansioso para dar um passo além na classificação.”
Oscar Piastri, 12º: Piastri vê grid apertado após sexta-feira em Mônaco: “Poderia ser 1º ou 10º”
Kevin Magnussen, 13º: “Como sempre, está incrivelmente acirrado. Digo isso o tempo todo, e o mais importante nesta corrida é a classificação, então é muito importante acertarmos as coisas amanhã. O carro está bem de traseira, a asa maior é importante aqui, mas todos vieram para Mônaco buscando mais downforce. Você apenas fica descobrindo onde pode extrair mais tempo da volta o tempo todo. A pista é muito acidentada, e é muito mais intimidador guiar por aqui. É preciso coragem para realmente ir ao limite e não acho que alguém tenha feito isso ainda. É muito fácil ir além do limite, mas pode custar muito caro. Adoraria um pouco mais de ritmo, é claro, mas veremos o que podemos fazer.”
Esteban Ocon, 14º: “Gosto de estar aqui em Mônaco, é um circuito lendário e nosso dia foi interessante. Durante o TL1, a aderência foi uma dificuldade e tentamos aumentar a velocidade e tentar chegar mais perto possível dos muros para melhorar o tempo de volta. Diria que a sessão seguinte foi melhor para nós, fizemos melhorias e pudemos avançar. Aprendemos muito, embora tenhamos mais a fazer, mas diria que estamos em uma boa situação. Agora, é seguir com o trabalho árduo e colocá-lo em prática antes da classificação, para que consigamos uma boa posição no grid.”
Nico Hülkenberg, 15º: “É incrível — nas primeiras voltas você fica surpreso com o quão impressionante é — quão rápido, quão dinâmico e quão desafiador é. Sexta-feira finalizada, acho que foi um bom dia, não houve problemas da nossa parte. Em termos de desempenho, não parece muito bom onde nos posicionamos, mas as margens são pequenas, então precisamos entender um pouco mais do carro durante a noite. Pela imagem que temos hoje, estamos um pouco longe do top-10 no momento, mas não pareceu tão ruim do ponto de vista do equilíbrio. Só falta aderência em algumas áreas, então veremos o que podemos fazer.”
Daniel Ricciardo, 16º: “Adoro estar aqui em Mônaco, é muito divertido pilotar um carro de F1 nesta pista. Estou feliz com o trabalho de hoje, acho que temos algum ritmo em mãos e provavelmente os tempos que fizemos não mostram o quadro completo. Espero que, amanhã, possamos lutar no top-10. Sinto que consegui um ritmo melhor ao final do TL2, gostei da última volta com os pneus médios. Considerando tudo, acho que estamos bem e, agora, é conter a ansiedade e a animação, afinal, um dia de classificação em Monte Carlo é um dos mais legais do calendário.”
Pierre Gasly, 17º: “Tive um TL1 complicado devido a um problema no carro. Conseguimos consertar isso durante a sessão, mas ainda assim não pudemos ir além. No TL2, o ponto interessante foi termos noção do carro nesta pista e tentar ultrapassar os limites o máximo possível. Provavelmente, forcei bastante, mas me senti bem com o carro e isso é positivo. Meu stint com pneus macios foi um pouco confuso, então, temos muito o que aprender e mais para extrair. Vamos seguir trabalhando duro para estarmos bem ajustados antes da classificação.”
Logan Sargeant, 18º: “Tivemos momentos bons e ruins hoje, mas nosso TL2 não foi legal, temos muito o que fazer esta noite. É um prazer guiar pelas ruas de Mônaco. Precisamos encontrar o equilíbrio e acertar a janela correta de pneus. Há muito a ganhar por aí, vamos trabalhar esta noite e ver o que podemos fazer amanhã.”
Valtteri Bottas, 19º: “Hoje foi um dia produtivo, colhemos dados importantes antes da classificação decisiva de amanhã. Sempre gostei de correr nestas ruas, me sinto bem em casa. Nosso carro estava legal, no geral, a confiança estava em alta nas sessões. Considero que as posições de hoje não refletem bem o nosso verdadeiro desempenho e, amanhã, queremos ser mais competitivos. O pelotão está apertado e, com a sensação de hoje, tenho certeza que podemos avançar. Há muito em jogo e devemos estar no nosso melhor para aproveitar qualquer oportunidade que surgir.”
Guanyu Zhou, 20º: “As atividades de hoje não disseram qual nossa verdadeira posição. Ficamos de olho na previsão do tempo e, por isso, optamos por usar os jogos de pneus macios no TL1 ao invés do TL2. O carro estava melhor à tarde na comparação, mas acho que precisamos encontrar mais alguns décimos para estarmos seguros. Tive uma reviravolta logo na primeira curva, mas isso é Mônaco, contive os danos. Neste resto de fim de semana, tudo vai rondar em colocar o carro na janela certa e com os pneus certos para tudo funcionar. Estou confiante de que podemos estar ali no meio do pelotão.”
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No sábado (25), o TL3 abre as atividades às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.