Confira declarações dos pilotos após corrida sprint do GP da Áustria da F1 2022
Corrida sprint na Áustria teve vitória tranquila de Max Verstappen, cara feia na Ferrari, duelo de Hamilton com Schumacher. Veja tudo o que foi dito após a prova deste sábado no Red Bull Ring
A corrida sprint da Áustria, casa da Red Bull, teve em Max Verstappen como seu grande vencedor neste sábado (9). O atual campeão mundial manteve a dianteira na largada e não foi incomodado para somar mais oito pontos no campeonato e abrir margem na liderança da temporada 2022 da Fórmula 1.
A Ferrari completou o pódio com Charles Leclerc em segundo e Carlos Sainz na terceira posição, em um clima pouco agradável entre os dois. Na quarta colocação, ficou o solitário George Russell, da Mercedes.
Relacionadas
Em quinto, ficou Sergio Pérez, após grande recuperação ao largar da 13ª colocação. Em sexto, Esteban Ocon, da Alpine, ficou à frente de Kevin Magnussen, da Haas.
Na oitava posição, Lewis Hamilton duelou roda a roda com Mick Schumacher, que fechou em novo. Completando o top-10, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Áustria. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).
Confira tudo o que foi dito pelos pilotos após a corrida sprint na Áustria:
Max Verstappen, vencedor: Verstappen vê vantagem em disputa interna da Ferrari na sprint e celebra “corrida decente”
Charles Leclerc, 2º: Leclerc pressiona e pede colaboração da Ferrari em luta com Verstappen na Áustria
Carlos Sainz, 3º: Sainz rechaça evitar duelo com Leclerc no GP da Áustria: “Nós dois estamos na briga”
George Russell, 4º: Russell celebra pontos na Áustria, mas admite surpresa com ritmo “0s5 mais lento por volta”
Sergio Pérez, 5º: Pérez comemora recuperação na sprint e vê pódio como “objetivo” na Áustria
Esteban Ocon, 6º: Ocon comemora 6º lugar na Áustria, mas admite distância para “rápida” Mercedes
Kevin Magnussen, 7º: Schumacher lamenta 9º lugar, mas exalta batalha “surpreendente” com Hamilton
Lewis Hamilton, 8º: Hamilton critica Gasly após toque na largada: “Não entendo por que fazer isso”
Mick Schumacher, 9º: Schumacher lamenta 9º lugar, mas exalta batalha “surpreendente” com Hamilton
Valtteri Bottas, 10º: “Foi uma boa pilotagem com algumas boas batalhas, mas não tivemos condições de ficar acima disso – é uma pena que os pontos tenham caído apenas para o oitavo! Lutamos um pouco no início, com um pequeno problema de motor mas, no final, fomos melhores do que a Haas, embora ainda estivéssemos um pouco lentos nas retas. Amanhã deve ser um dia completamente diferente, será uma corrida mais longa, mas estou confiante de que podemos recuperar terreno. O ritmo está aí e acho que podemos chegar aos pontos.”
Lando Norris, 11º: “Foi um dia positivo no geral, avançamos algumas posições, mas não foi fácil. Tive que usar muito os pneus na primeira parte da corrida e eles caíram de rendimento a partir do meio da prova. Tirando isso, estou feliz com o resultado. Fizemos exatamente o que queríamos fazer”.
Daniel Ricciardo, 12º: “Certamente, há alguns pontos positivos a serem comemorados. Avançamos e tivemos um pouco mais de ritmo do que alguns carros da frente também. Apesar de ser um fim de semana bastante complicado, diria que foi uma das nossas melhores sessões. Obviamente, tentaremos chegar aos pontos amanhã. Acredito que se tivéssemos mais algumas voltas hoje, teríamos a chance de ficar entre os 10 primeiros. Então, com uma corrida mais longa, podemos ter mais oportunidades de pontuar. Nossos adversários vão tentar melhorar da noite para o dia, então ainda temos que encontrar algo novo no carro, mas foi mais encorajador e estamos ansiosos para amanhã”.
Lance Stroll, 13º: “Tivemos uma boa corrida sprint hoje. Com um composto macio, ganhamos algumas posições iniciais, mas depois ficamos presos em um trem DRS. É difícil progredir, dada a proximidade do grid e a maneira como os macios caíram no final. Vamos ganhar uma posição no grid para o GP de amanhã devido à penalidade de [Valtteri] Bottas, então estamos mais perto dos pontos. Estamos assimilando melhor este novo pacote também, especialmente depois de uma forte sessão de treinos hoje cedo”.
Guanyu Zhou, 14º: “No fim da volta de apresentação, logo antes da última curva, meu motor apagou do nada, foi muito estranho e a primeira vez que aconteceu comigo. Com isso, tive de fazer todo o procedimento de desligamento, e isso demorou um pouco mais, mas felizmente, pudemos começar. Além disso, a corrida foi muito agradável para mim, foi uma boa recuperação após o acidente da semana passada, consegui atacar com confiança e subir no grid. Mostramos um ritmo muito forte no geral e estou muito feliz com o desempenho do carro hoje. Gosto da minha posição de largada para amanhã, é o que pretendíamos depois da qualificação. Precisamos entender o que aconteceu hoje na volta de apresentação, mas estou confiante para amanhã, acho que temos boas chances de brigar por pontos.”
Pierre Gasly, 15º: “Estou extremamente desapontado, começamos a corrida sprint no top-10 e, antes da primeira curva, já havia terminado. Realmente não sei o que aconteceu, preciso revisar mais tarde, mas estava ao lado de Lewis e, de repente, estava virado para o lado errado na pista de corrida. O lado esquerdo do carro quebrou depois disso, então foi horrível dirigir pelo resto da prova. Amanhã será uma corrida longa, então precisamos sair hoje à noite e ver o que podemos fazer para seguir em frente.”
Alexander Albon, 16º: “Fizemos uma boa largada, mas tivemos que evitar um acidente, então perdemos algumas posições, o que foi frustrante. O vento mudou bastante, o que não nos ajudou. Estávamos melhores quando estávamos com pista limpar, mas sabemos que podemos fazer para melhorar nosso desempenho na corrida. Sinto que a punição que levei foi dura, afinal, estou freando em um lugar sensato e não estava tentando empurrar ninguém, estou me afastando o máximo que posso. Mas eu sinto que quando você se coloca do lado de fora com um carro com limitações, você está se colocando em risco. É uma pena porque perdemos alguns lugares com essa penalidade. Foi uma corrida difícil para nós hoje, mas vamos lutar amanhã e esperamos voltar mais fortes”.
Yuki Tsunoda, 17º: “Que dia difícil! Não tinha absolutamente nenhum ritmo do meu lado, era um nível diferente em comparação com os outros, o carro estava muito lento. Faltou aderência em geral e tivemos um equilíbrio imprevisível ao longo do fim de semana, analisamos os dados e até agora não conseguimos encontrar um problema, então precisamos ir embora e investigar mais profundamente isso.”
Nicholas Latifi, 18º: “Não foi o resultado que queríamos hoje. Senti que, após a segunda volta, o pneu poderia ser um problema. No entanto, tomamos a decisão, como equipe, de tentar e testar esse composto. Não foi ruim na prática, mas precisamos entender por que não funcionou tão bem no Sprint. Não tínhamos nada a perder, então vamos redefinir e ver o que podemos fazer amanhã.”
Sebastian Vettel, 19º: Vettel vê Albon “um pouco otimista” em batida que custou sprint race na Áustria
Fernando Alonso, 20º: Alonso lamenta confiabilidade da Alpine em 2022: “Perdemos 50 ou 60 pontos”
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.