Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP do Azerbaijão da F1 2024

Com 1min43s484, Charles Leclerc ficou com a liderança do primeiro dia de treinos da Fórmula 1 em Baku. 0s006 mais lento, Sergio Pérez foi segundo, diante de Lewis Hamilton

Charles Leclerc fechou o primeiro dia de treinos para o GP do Azerbaijão no topo da Fórmula 1. O piloto da Ferrari cravou 1min43s484 na melhor das 20 voltas que fez na tarde desta sexta-feira (13) e fechou o dia com 0s006 de frente para Sergio Pérez, o segundo colocado. Lewis Hamilton completou o top-3.

0s466 mais lento que o líder, Carlos Sainz Jr. ficou com o quarto tempo, à frente de Oscar Piastri, Max Verstappen, Lance Stroll, Nico Hülkenberg e George Russell. Oliver Bearman fechou o rol dos dez mais rápidos com 1min44s547.

Relacionadas


Yuki Tsunoda registrou o 11º tempo, à frente de Fernando Alonso, Alex Albon, Franco Colapinto, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo. Lando Norris ficou só em 17º, 1s672 atrás de Leclerc. Pierre Gasly, Esteban Ocon e Guanyu Zhou ficaram com as últimas três posições.

Confira as declarações dos pilotos:

Charles Leclerc liderou o dia em Baku (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: McLaren favorita e Red Bull em apuros: como F1 parte para incógnito GP do Azerbaijão

Charles Leclerc, líder: Leclerc celebra Ferrari “rápida e competitiva” após “problema real” no início do TL2 em Baku

Sergio Pérez, segundo: Pérez acredita em “fim de semana promissor” e projeta brigar por pole no Azerbaijão

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton adota cautela, mas vê Mercedes “no mesmo nível” de rivais no Azerbaijão

Carlos Sainz Jr., quarto: Sainz admite dia “desafiador” em Baku, mas vê “tendência de evolução” na Ferrari

Sergio Pérez (Foto: Red Bull Content Pool)

Oscar Piastri, quinto: Piastri exalta “ritmo competitivo” da McLaren, mas “quatro equipes estão bem” em Baku

Max Verstappen, sexto: Verstappen vê dia positivo em Baku, mas diz: “Precisamos melhorar um pouco o equilíbrio”

Lance Stroll, sétimo: Stroll minimiza resultado, mas cita esforço para Aston Martin ser competitiva em Baku

Nico Hülkenberg, oitavo: Hülkenberg resume dia da Haas em “intenso” circuito de Baku: “Não foi ruim, nem perfeito”

George Russell, nono: Russell revela troca de motor antes de TL2 do Azerbaijão e admite: “Não estava confiante”

Oliver Bearman, décimo: Bearman destaca confiança e valoriza “construção sem pressa” em Baku: “Muito feliz”

Lando Norris (Foto: Pirelli)

Yuki Tsunoda, 11º: “Começou bem complicado, mas realizamos progresso entre o TL1 e o TL2, apenas não o suficiente para estar no topo do pelotão intermediário. É difícil neste tipo de pista encontrar equilíbrio em tudo, mas conseguimos melhorar sessão pro sessão. Apenas precisamos de alguns acertos e arrumar os quiques que senti no TL2. Temos algumas boas ideias para como melhorar no TL3, e dar uma volta por cima com uma boa classificação”

Fernando Alonso, 12 º: Alonso despista sobre sexta-feira da Aston Martin, mas diz que “tentou coisas diferentes”

Alex Albon, 13 º: “Foi um dia complicado. Não ficamos muito felizes com a forma que o carro se comportou, então vamos fazer algumas mudanças e, se acertarmos as decisões, acho que daremos um bom passo à frente. A pista está super sensível com baixa aderência e os pneus estão superaquecendo. Pirelli deixou a pressão dos pneus bem alta, então você não pode correr o risco de escorregar o carro, ou o dano no pneu vem muito rápido. Então, você precisa cuidar dos pneus. Não é divertido, mas é o mesmo a todos. No momento, não temos ritmo de top-10, mas existem coisas que precisamos olhar a noite para não parecer tão ruins”.

Franco Colapinto, 14 º: Colapinto vê dia positivo, mas admite “erro de novato” após acidente em Baku

Valtteri Bottas, 15 º: “Foi bem difícil no TL1. Tivemos uma quilometragem limitada por causa das bandeiras vermelhas, e as condições de aderência começaram em um nível muito baixo, o que nos causou uma dificuldade inicial. Tivemos de fazer mudanças no acerto e nos níveis de downforce para o carro começar a parecer melhor na segunda sessão de treinos. Apesar de agora estarmos indo na direção certa, ainda nos falta aderência geral e um pouco que equilíbrio, algo no que vamos trabalhar ao longo da noite. Nosso foco será em achar performance extra e melhorar o comportamento do carro antes da classificação de amanhã”.

Daniel Ricciardo, 16º: “Hoje foi um dia de sentimentos mistos. O TL2 foi bom, foi legal voltar a este circuito, são alguns anos desde que pilotei aqui. Sinto que entrei bem i fluxo e me senti bem. Fizemos algumas mudanças no TL2 para ver se conseguíamos melhorar a aderência, já que está muito escorregadio. No entanto, não sentimos a conclusão dessas melhoria. Sabemos o que funcionou de manhã e estávamos em uma boa posição. Então, s utilizarmos a configuração do TL1 e tentar tirar um pouco mais, brigaremos no topo do pelotão intermediário com uma boa volta na classificação. Como qualquer circuito de rua, se você acerta a volta, pode ir bem. Vamos dar nosso melhor para fazer funcionar”.

Lando Norris, 17 º: Norris alerta para rivais e vê McLaren “longe do ideal” no Azerbaijão: “Situação difícil”

Pierre Gasly, 18 º: “Não foi a sexta-feira de treinos mais tranquila do nosso lado. Não tivemos um TL1 limpo e o TL2 comprometido por vários motivos. Temos muito trabalho a fazer para mudar as coisas e ficarmos melhor posicionados para o resto do fim de semana. Vamos todos trabalhar duro e tentar encontrar algumas melhorias”.

Esteban Ocon, 19 º: “Tivemos alguns problemas no TL1 e tivemos que recuperar o atraso no TL2 nesta tarde, pois perdemos um tempo valioso de corrida. Como resultado, foi uma segunda sessão muito ocupada para nós e conseguimos trabalhar muito durante aquela hora na pista. Temos itens para trabalhar esta noite e amanhã para trazer mais desempenho ao carro. Sabemos no que trabalhar com os engenheiros agora para nos prepararmos para, esperançosamente, um dia melhor amanhã.”

Guanyu Zhou, 20 º: “Hoje não foi um dia fácil, com sensações mistas, mas conseguimos reunir dados valiosos. A aderência estava significativamente mais baixa do que no ano passado, mas, no fim do TL2, conseguimos melhorar um pouco o equilíbrio. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas tenho certeza de que amanhã será outra classificação apertada, especialmente já que a pista continua evoluindo. Como equipe, vamos analisar os dados, seguir trabalhando e tentando melhorar cada detalhe ao longo do caminho”.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.