Ferrari admite “bagunça” com Sainz e faz mea-culpa: “Não temos sido rápidos”

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, entende que a equipe precisa reavaliar o carro para entender motivos para estar sendo superado

A Ferrari errou mais uma vez: durante o primeiro pit-stop de Carlos Sainz no GP da Holanda, o mecânico simplesmente esqueceu o pneu traseiro esquerdo e prejudicou o piloto espanhol (Vìdeo: F1)

Mais uma corrida passou sem que a Ferrari conseguisse vencer ou, ao menos, desafiar a Red Bull. No GP da Holanda deste domingo (4), Charles Leclerc ficou na terceira colocação e Carlos Sainz terminou somente em oitavo. O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, adiantou que é necessário analisar as últimas atualizações na SF-75 para tentar entender os motivos de estar sendo constantemente mais lenta que a rival e vendo a Mercedes se aproximar no Mundial de Construtores.

Binotto foi muito claro ao tratar da situação. Nas últimas três corridas, começando pelo GP da Hungria de antes das férias da F1, a Ferrari não tem tido o mesmo ritmo da rival — mesmo que, na Hungria, a chance de vencer tenha aparecido em dado momento.

“A chave é que não temos sido rápidos o bastante. Quando a gente avalia o ritmo de classificação de ontem, esperávamos um resultado melhor para hoje. Mas a velocidade do carro não estava ótima, especialmente com pneus médios e duros”, afirmou.

Charles Leclerc foi ao pódio (Foto: AFP)
Paddockast #163: Os segundões da F1 2022: dá para confiar em Sainz e Pérez?

“Levamos algum azar com o pit-stop de Charles, porque o safety-car veio logo depois, mas não acho que teria sido bastante [para terminar na frente]. São três corridas ruins em seguida: Hungria, Bélgica e aqui, então creio que não estamos tirando o máximo potencial do carro”, continuou.

“Há algo errado em que precisamos trabalhar. Na Hungria, não éramos bons o bastante. Talvez tenhamos de olhar para os pacotes de atualizações que introduzimos e talvez não seja equilibrado o bastante. O potencial existe. Era o caso no começo do ano, mas não é o caso agora”, finalizou.

Embora o chefe da Ferrari não tenha tratado sobre equívoco no primeiro pit-stop de Carlos Sainz, já havia falado sobre o assunto assim que aconteceu, enquanto participava da transmissão da emissora inglesa de TV Sky Sports. “Foi uma bagunça”, admitiu.

Naquele momento, a Ferrari parou Sainz, mas o mecânico que estava com o pneu traseiro direito notou, ao tirar do cobertor térmico, que tinha um pneu errado. Sainz teve de esperar enquanto o mecânico correu para trocar os pneus. Ainda deixou a pistola que serve para desaparafusar jogada e no caminho de Sergio Pérez que passava atrás.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 9 e 11 de setembro, para encerrar a rodada tripla e a perna europeia de 2022 com o GP da Itália, em Monza.

TUDO SOBRE O GP DA HOLANDA DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.