Ferrari vê projeto “inteiramente novo” e revela meta: entregar “carro forte e honesto”

Enrico Cardile, diretor-técnico de chassi da Ferrari, espera que o novo projeto resulte em um carro “forte e honesto” que permita Carlos Sainz e Charles Leclerc andarem no limite

A Ferrari mostrou a SF-24 na manhã desta terça-feira (14), e falou sobre o que almeja alcançar com o modelo ao longo de 2024. Enrico Cardile, diretor-técnico de chassis, classificou o projeto como “inteiramente novo” e espera que ele seja “forte e honesto” para que Charles Leclerc e Carlos Sainz consigam extrair todo o potencial do bólido.

O desejo de mudar completamente o conceito da SF-24 se tornou público em dezembro do ano passado, quando o chefe Frédéric Vasseur afirmou que ela seria “95% diferente” do que foi visto em 2023. Inclusive, durante o lançamento, foi possível perceber logo de cara um desenho diferente no assoalho e nos sidepods. 

Para o carro de 2024, Cardile afirmou que a Ferrari aproveitou a ascensão do ano passado e utilizou a SF-23 como ponto de partida. No entanto, reforçou que o carro deste ano tem inúmeras partes que foram completamente redesenhadas.

“Com a SF-24, queríamos criar uma plataforma inteiramente nova e, na realidade, todas as áreas do carro foram redesenhadas, ainda que nosso ponto de partida tenha sido a direção de desenvolvimento que adotamos no ano passado e fez com que ficássemos mais competitivos na parte final da temporada”, contou.

A nova SF-24 é esperança de títulos na escuderia (Foto: Ferrari)

“Levamos em conta o que os pilotos nos disseram e transformamos essas ideias em realidade de engenharia, com a meta de tornar o carro mais fácil de guiar e, assim, facilitar que ele seja levado ao limite. Não nos limitamos a nada que não fosse entregar um carro de corridas forte e honesto. Um que pode reproduzir na pista aquilo que vimos no túnel de vento”, finalizou o diretor-técnico da Ferrari.

Graças a Carlos Sainz, que está de saída no fim do ano, a Ferrari foi a única equipe além da Red Bull que conseguiu vencer uma corrida na F1 em 2023, no GP de Singapura. O time italiano ainda conquistou a terceira posição no Mundial de Construtores com nove pódios e 406 pontos.

Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com o testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.