Russell cobra FIA e pede que investigações “não sejam varridas para debaixo do tapete”

George Russell se manifestou sobre a atitude de Susie Wolff de prestar queixa-crime contra a FIA e voltou a pedir transparência total nas investigações envolvendo a Fórmula 1

Depois de Lewis Hamilton sair em defesa de Susie Wolff e apoiar a atitude da diretora da F1 Academy de prestar queixa-crime contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), agora foi a vez de George Russell se manifestar sobre o caso e cobrar transparência por parte dos responsáveis em gerir o esporte.

Além do polêmico caso que surgiu no fim do ano passado envolvendo Susie e o marido Toto Wolff, chefe da Mercedes, por suposto conflito de interesse, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, recentemente também virou alvo de duas investigações. O emiradense foi acusado de manipulação de resultado no GP da Arábia Saudita do ano passado e também de interferência na aprovação do circuito de rua de Las Vegas. O mandatário foi declarado inocente em ambos os casos.

Russell, que foi diretamente afetado pela mudança de resultados no circuito de Jedá em 2023, já havia se manifestado sobre o episódio e pedido “transparência” na investigação, mas voltou a se manifestar após a decisão tomada por Susie. Durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (21) na Austrália, o dono do carro #63 foi questionado se Ben Sulayem é o melhor nome para estar à frente da FIA.

“Como pilotos, temos um papel dentro da equipe de confiar que os líderes deste esporte têm o melhor interesse em seu coração, em vez de seus próprios interesses”, disse George. “Isso remonta ao lado da transparência das coisas”, continuou.

George Russell voltou a pedir transparência em investigações envolvendo a F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Se tudo acontecer de maneira transparente e virmos o resultado destes casos, todos teremos a oportunidade de julgar por nós mesmos, com todos os fatos e números que temos diante de nós. Mas, quando não temos fatos e números e não há transparência, pensamos sempre que algo está sendo escondido”, explicou o britânico.

“É por isso que acho tão importante para o esporte enviar a mensagem certa, para todos que apoiam a Fórmula 1, assistem à categoria e querem se envolver nela, de que as coisas não são simplesmente varridas para debaixo do tapete”, finalizou Russell.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na quinta-feira à noite, o TL1 começa às 22h30 (de Brasília, GMT-3) e o TL2 está marcado para as 2h já da sexta-feira. Depois, às 22h da mesma sexta-feira, o último treino acontece às 22h30, com a classificação às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para a 1h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.