Russell cobra “total transparência” em investigação que envolve presidente da FIA

George Russell admitiu estar incomodado com as polêmicas que ofuscaram o início da temporada 2024 da F1 e exigiu "total transparência" em caso de manipulação envolvendo Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA

Em meio à recente investigação envolvendo o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, por suposta tentativa de manipulação de resultado em uma corrida da Fórmula 1 no ano passado, George Russell cobrou “total transparência” no caso e lamentou o fato de os acontecimentos extra pista estarem ofuscando o verdadeiro espetáculo da categoria: as disputas entre os pilotos.

O incidente teria acontecido no GP da Arábia Saudita de 2023. Na ocasião, Ben Sulayem teria tentado reverter uma punição de cinco segundos dada a Fernando Alonso, da Aston Martin. O piloto foi punido por alinhar o carro fora do colchete na largada. Ao pagar a penalidade durante um pit-stop, o #14 recebeu uma nova sanção, agora de dez segundos, pelo entendimento de que a equipe tocou no carro para reparos antes do tempo total da punição anterior ser cumprido.

Na penúltima volta, o espanhol ainda foi avisado de que teria de abrir mais de 5s para Russell para garantir o pódio, porém a nova punição renderia 10s a mais no tempo final. E foi o que aconteceu: Alonso caiu para quarto, enquanto o piloto da Mercedes herdou o terceiro lugar. No entanto, 3h após o fim da corrida, o órgão regulador emitiu documento definitivo revogando a segunda punição dada ao bicampeão, empurrando o companheiro de Lewis Hamilton para a quarta posição. Ben Sulayem está sendo investigado por possível interferência nesta decisão.

Presente na Arábia Saudita para a segunda corrida da temporada 2024 da F1, que acontece no próximo sábado (9), no circuito de Jedá, Russell comentou sobre as investigações.

George Russell cobra “transparência” em investigação que tem presidente da FIA como alvo (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Queremos ver todos os fatos e ter total transparência”, cobrou George. “Estamos todos competindo. Queremos condições de concorrência justas e equitativas para mostrarmos o que podemos fazer”, continuou.

“Ficamos surpresos, há um ano, quando o resultado foi anulado, pois a equipe jurídica da Mercedes acreditou que havia feito um ótimo trabalho ao apresentar nosso caso e, inicialmente, vencê-lo. Depois, descobrimos que, na verdade, havíamos perdido. Portanto, queremos ver transparência e ter a oportunidade de competir em condições de concorrência justas”, exigiu mais uma vez.

Esse não é o único caso envolvendo o presidente da Federação. Na última terça-feira, uma nova acusação contra o emiradense surgiu, alegando que o mesmo tentou barrar a aprovação do circuito de Las Vegas, palco da penúltima corrida da temporada passada.

Além das polêmicas envolvendo Ben Sulayem, a extensa investigação que teve como alvo Christian Horner, chefe da Red Bull, também movimentou as manchetes dos veículos de notícias no início do mês passado. O britânico foi acusado de comportamento inapropriado em relação à uma funcionária. Apesar de ter sido declarado inocente pela fabricante de bebidas energéticas, o caso ainda está longe de ter um fim.

George Russell lamentou que ação na pista ficaram em segundo plano no início da temporada (Foto: Mercedes)

Russell, por sua vez, admitiu incômodo com o fato de assuntos externos estarem ofuscando o que deveria ser o foco da categoria: as disputas na pista.

“Sinto que as corridas precisam estar acima de tudo. É o que todos nós amamos e é pelo que lutamos. É uma pena quando elas não são o foco da atenção da mídia”, vociferou o britânico. “A F1, igualmente, é o pináculo da tecnologia. Acho que do ponto de vista do entretenimento, temos realmente ultrapassado os limites nos últimos anos”, acrescentou.

“Precisamos criar um ambiente que seja inclusivo para todos. Estamos vendo a mudança demográfica nos últimos anos e ela precisa ser inclusiva. Infelizmente, precisamos ter essas conversas e questionamentos”, sublinhou Russell, antes de finalizar: “Voltando ao ponto anterior, queremos ver transparência em todos estes relatórios, porque, em última análise, até conhecermos os fatos, não podemos realmente comentar.”

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O trabalho de pista começa já na quinta-feira, 7 de março, com treinos livres marcados para as 10h30 e 14h (de Brasília, GMT-3); na sexta-feira, o último treino acontece às 10h, com a classificação às 14h; no sábado, a largada está marcada também para as 14h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.