Haas anuncia renovação com Magnussen e Grosjean para 2019 e fecha portas no mercado de pilotos

A melhor temporada da história da Haas na F1 rendeu renovações para os dois pilotos. A equipe mantém a dupla Kevin Magnussen-Romain Grosjean para 2019, fechando duas portas importantes da atual ‘silly season’ da categoria

O 2019 da Haas já começa a ter uma filosofia a ser seguida: continuidade. Vivendo um 2018 de franca ascensão na F1, a equipe americana optou pela permanência dos dois atuais pilotos: Kevin Magnussen e Romain Grosjean tiveram a renovação de seus respectivos contratos anunciada na manhã desta sexta-feira (28).
 
Com isso, Grosjean parte para o quarto ano de Haas, defendendo os americanos desde a fundação em 2016. Magnussen segue para o terceiro ano, tendo chegado em 2017. A duração do contrato de cada um não foi revelada.
 
“Precisávamos, desde o começo, de pilotos com experiência para sustentar o desenvolvimento do carro e da equipe”, disse Guenther Steiner, chefe de equipe. “Temos dois pilotos muito bons e experientes através de Romain Grosjean e Kevin Magnussen. Melhoramos drasticamente do ano passado para esse, então manter os dois pilotos foi uma decisão fácil”, seguiu.
Romain Grosjean e Kevin Magnussen seguem na Haas em 2019 (Foto: Haas)

"Os dois pilotos se levam a andar melhor e o feedback coletivo nos permite fazer melhor. Não é coincidência que a Haas esteja em seu melhor ano na segunda temporada deles como companheiros de equipe; Ao manter Romain e Kevin, temos como objetivo fazer ainda mais em 2019", comentou.

Para os pilotos, o prazer da renovação é evidente. Tanto Grosjean quanto Magnussen deixam claro o prazer de fazer parte da Haas após passagens por outras equipes medianas da F1.

"É impressionante ver o que essa equipe alcançou em relativamente pouco tempo", destacou Grosjean. Por ser alguém que esteve desde o começo, eu tenho muito orgulho do tempo, esforço e sacrifício que foi aplicado para tornar a Haas tão competitiva. Fico muito feliz por continuar na Haas F1 e representar a Haas Automation e todos parceiros. Gene Haas construiu algo muito especial, algo que ainda podemos melhorar, e é uma honra fazer parte disso", exaltou.

Com Kevin Magnussen e Romain Grosjean, a Haas subiu para quinto no Mundial de Construtores (Foto: Haas)

"Nunca estive em uma situação melhor do que a de agora na Haas", avaliou Magnussen. "É uma equipe cheia de apaixonados por automobilismo e estamos todos em busca da mesma coisa. Não existe burocracia e tudo é direto ao ponto. Gene Haas busca eficiência, e Guenther Steiner criou um ambiente eficiente, que extrai o melhor das pessoas. Nós acreditamos uns nos outros e é por isso que já alcançamos tanto", seguiu.

Embora seja verdade que a Haas deu um salto de desempenho – a equipe saiu do oitavo lugar no Mundial de Construtores para, ao menos por enquanto, ocupar o quinto lugar –, a decisão de manter Magnussen e Grosjean não pareceu tão óbvia em alguns momentos. O francês teve um começo de 2018 particularmente tenebroso, passando oito GPs sem pontuar e tendo o futuro questionado. Por outro lado, pilotos como Sergio Pérez e Antonio Giovinazzi tiveram seus futuros ligados ao time de Kannapolis. O mexicano está próximo da renovação com a Force India, enquanto o italiano já foi anunciado como piloto da Sauber.

 
Com contratos renovados e menos peso nas costas, Magnussen e Grosjean vão disputar o GP da Rússia desse fim de semana. Os pilotos vão trabalhar para alcançar a Renault e terminar 2018 em quarto no Mundial de Construtores.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.