Com letra de ‘Imagine’, Vettel usa capacete especial em apoio à Ucrânia nos testes da F1

Novo design é predominante branco, com a grafia com as cores da bandeira ucraniana e exibe elementos e mensagens que clamam pelo fim da guerra no leste europeu

A SINA DO PRIMEIRO VENCEDOR NA TEMPORADA DA FÓRMULA 1 (DESDE 2017)

Não é somente nos carros que foram apresentadas novidades no primeiro dia da sessão de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. Em sinal de protesto contra a guerra na Ucrânia, Sebastian Vettel mudou o design do capacete, que agora é predominante branco, com as cores da bandeira da Alemanha substituídas pelo azul e amarelo da flâmula da Ucrânia e elementos com mensagens de paz para o país do leste europeu.

Além da mudança na coloração e a troca de bandeiras, o novo casco do piloto da Aston Martin traz mensagens e elementos de paz. Na área superior, o capacete exibe um trecho da música Imagine, de John Lennon, que é uma das canções mais famosas no mundo e que visualiza um mundo sem barreiras nas fronteiras ou divisões de religiões, nacionalidades e considera a possibilidade de que o foco da humanidade deveria estar em viver uma vida desapegada de bens materiais.

Na lateral, o capacete apresenta mais elementos que pedem o fim da guerra na Ucrânia. De um lado, o material tem a grafia de uma pomba, com contornos em azul e, do outro, a mensagem “No War” [“sem guerra”, em português] em letras maiores. A descrição é a mesma divulgada durante o protesto organizado pelos pilotos no circuito de Sakhir.

Novo design do capacete de Vettel com mensagens contra guerra na Ucrânia (Foto: Jens Munser Designs)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ O GRANDE PRÊMIO acompanha a cobertura da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein AO VIVO e em TEMPO REAL.

O protesto foi organizado pela Associação dos Pilotos e reuniu quase todos os integrantes do grid. Entre os titulares de 2022, as únicas ausências foram as de Kevin Magnussen, que ainda não tinha sido anunciado pela Haas, e Lewis Hamilton, que postou nas redes sociais que se atrasou, mas manifestou apoio ao movimento e pediu doações para ajudar a população ucraniana.

Após a fotografia, os pilotos fizeram um post quase que simultâneo nas redes sociais, onde pediam em uníssono o fim da guerra. “Nós, os pilotos da Fórmula 1, estamos ao lado das pessoas na Ucrânia por paz e liberdade. Por favor, SEM GUERRA”, escreveram.

Há 15 dias, a Ucrânia tenta resistir à invasão russa a seu território. Apesar de o Ocidente já ter aplicado inúmeras e cada vez mais duras sanções econômicas para tentar conter o exército de Vladimir Putin, a ofensiva militar fica cada vez mais violenta.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 2,1 milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia. Na quarta-feira (9), bombas atingiram uma maternidade em Mariupol, no sudoeste do país, deixando ao menos 17 feridos, incluindo funcionários e parturientes. Desde o início da guerra, a OMS (Organização Mundial da Saúde) já contabilizou 18 ataques contra unidades de saúde.

LEIA TAMBÉM
+Apple TV+ anuncia documentário sobre Hamilton e promete “elenco estrelado”
+Haas divulga pintura atualizada para 2022 sem cores da bandeira da Rússia

Vettel foi para a pista no primeiro dia de testes de pré-temporada no Bahrein (Foto: Aston Martin)

Depois dos primeiros dias de testes em Barcelona, a Fórmula 1 retoma as atividades para a temporada 2022. O palco agora é o Bahrein, que sedia também a primeira corrida do campeonato, em 20 de março. Serão mais três dias de trabalhos no circuito de Sakhir, entre 4h e 13h (de Brasília). A maior categoria do esporte a motor vive uma revolução técnica neste ano. Na tentativa de melhorar o espetáculo e equilibrar as forças do grid, a F1 aposta no conceito do efeito solo, configuração aerodinâmica usada já no fim dos anos 1980, mas que vem redesenhada.

Além de toda a expectativa envolvendo o novo regulamento, o Mundial também espera uma revanche entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Os dois pilotos travaram uma dura batalha pelo título em 2021 e a tendência é que a briga aconteça mais uma vez, agora com outros elementos.

O GRANDE PRÊMIO acompanha a cobertura da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein AO VIVO e em TEMPO REAL. A análise acontece no Briefing assim que as atividades em pista acabarem.

FÓRMULA 1: VERSTAPPEN RENOVA COM RED BULL ATÉ 2028. O QUE ISSO SIGNIFICA?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.