McLaren nota grande avanço, mas se diz atrás de Mercedes e Red Bull “em todas as áreas”

Andreas Seidl, chefe da McLaren, entende que não há espaço para comodismo depois do que a equipe mostrou nas últimas provas. Com pés no chão, o alemão diz que há muito ainda a evoluir, mas que grandes passos já foram percorridos

HAMILTON VENCE, MAS MERCEDES SENTE REAÇÃO DE VERSTAPPEN NA F1 2021 | Paddock GP #258

Os grandes resultados obtidos neste segundo semestre da Fórmula 1 colocaram novamente a McLaren em evidência. A histórica dobradinha no GP da Itália, com a vitória de Daniel Ricciardo e o segundo lugar de Lando Norris, quebrou um jejum que durava nove anos sem um triunfo no Mundial. O prodígio britânico também brilhou no GP da Rússia, conquistou a pole-position em Sóchi e ficou muito perto de triunfar pela primeira vez na categoria. Mas ainda que reconheça que evoluiu muito nas últimas semanas, o discurso do chefe da McLaren, Andreas Seidl, é de cautela e contra o comodismo. Afinal, o alemão entende que é preciso avançar ainda mais para lutar pra valer contra as protagonistas da chamada ‘Fórmula 1 A’, Mercedes e Red Bull.

“Em que pese o que aconteceu no fim da corrida, temos uma equipe que está na maior parte do tempo com a estratégia completamente precisa, com os pneus e assim por diante durante a corrida. Portanto, estou muito feliz com o progresso que estamos fazendo. Mas é claro que, na comparação com as equipes que estão à nossa frente no campeonato, ainda estamos atrás, diria, em todas as áreas”, explicou o dirigente em entrevista veiculada pelo site britânico GPFans.

LEIA TAMBÉM
+ANÁLISE: McLaren vive segundo semestre de sonho e se encaminha para entrar na ‘Fórmula 1 A’
+RANKING GP: O melhor GP da temporada: as notas de todos os pilotos no GP da Rússia de Fórmula 1

Mesmo em grande fase, a McLaren ainda está bem atrás das rivais da ponta, avisa Seidl (Foto: McLaren)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Por isso é importante, depois de um fim de semana como o de Monza, por exemplo, ou depois da pole-position na Rússia, que a primeira coisa a fazer é analisar o que poderíamos ter feito melhor porque sempre há algo que dá pra fazer melhor”, avisou.

O chefe da McLaren exaltou o trabalho de cada um dos funcionários, seja nos circuitos, seja em Woking, na sede da equipe. “Claro que, quando olho para os dois últimos anos e meio, demos grandes avanços em termos de execução e operação como uma equipe durante os finais de semana”.

“Grande parte disso é esse talento que temos na equipe, em termos de pessoal. Estamos construindo tudo isso juntos, aprendendo com os erros que estão acontecendo, e é isso o que estamos vendo em termos de resultados”, explicou.

Um ponto forte elencado por Seidl foi a fortaleza que é o MCL35M, um carro que praticamente não apresentou grandes problemas ao longo da temporada. A única vez que a equipe viu um abandono neste 2021 foi com Norris, no GP da Hungria, mas porque o britânico foi um dos acertados pelo carro de Valtteri Bottas na largada em Hungaroring. “Não quero falar muito, mas temos uma grande confiabilidade, que é obviamente a chave para marcar todos esses pontos”.

LEIA TAMBÉM
+De Montreal a SóchiHamilton escreve página inédita com 100ª vitória na Fórmula 1
+Hamilton descreve marca singular de 100 vitórias na Fórmula 1 como “momento mágico”
+As dez mais memoráveis dentre as 100 vitórias da carreira de Hamilton na Fórmula 1

Seidl deixou claro que a McLaren não dorme nos louros da glória e que é preciso seguir lutando ainda mais para levar a equipe de volta aos seus melhores momentos na Fórmula 1. “Quando você fica satisfeito com o que conquistou, esse é o início da queda, e é assim que a gente encara”, concluiu.

A McLaren soma 234 pontos e está em terceiro no Mundial de Construtores, à frente da Ferrari, que tem 216,5 tentos, e atrás da Mercedes, que acumula 397,5 pontos, e da Red Bull, com 364,5. E quando são contabilizadas somente as quatro últimas corridas, a escuderia britânica marcou 71 pontos. Menos que a Mercedes, que conquistou 94,5 pontos, porém muito próxima da Red Bull, que registrou 73,5 tentos neste período.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.