Ben Sulayem diz que FIA é “vítima de ataques maliciosos” que buscam “minar alicerces”

Após ter sido alvo de duas investigações dentro da FIA, Mohammed Ben Sulayem, presidente da entidade, afirmou que o objetivo dos processos era "minar os alicerces da Federação"

Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem se manifestou pela primeira vez sobre as duas investigações dais quais foi alvo nas últimas semanas. Em uma carta enviada aos membros do órgão regulador, o emiradense afirmou ter sido vítima de ataques “maliciosos” que visam desestabilizá-lo.

A primeira denúncia das duas que foram investigadas de forma conjunta contra Ben Sulayem foi sobre manipulação de resultados. O dirigente foi acusado de ter tentado reverter uma punição de 5s dada ao espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, no GP da Arábia Saudita de 2023. Enquanto que a segunda foi em relação à uma tentativa de barrar o processo de aprovação do circuito de rua de Las Vegas, novidade no calendário da Fórmula 1 na última temporada. O Departamento de Compliance da FIA acabou absolvendo o dirigente em ambos os casos.

Agora, em uma carta enviada aos membros da entidade, Mohammed afirmou que os acontecimentos recentes “se desenrolaram com o objetivo claro de atingir o coração da nossa liderança e minar os alicerces da nossa Federação”, acrescentando que a mesma “foi vítima de vazamentos maliciosos de informações confidenciais e sensíveis, manchando nossa reputação e causando preocupação entre nossos membros”.

“No entanto, apesar destes ataques dirigidos ao meu carácter e à nossa organização como um todo, emergimos mais fortes e mais resolutos do que nunca. Sabemos que o objetivo final destes atos repreensíveis era me atingir e enfraquecer a própria essência da FIA”, declarou Ben Sulayem.

Ben Sulayem reafirma compromisso com “transparência e responsabilidade” (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

As denúncias contra o emiradense não foram as únicas que afetaram o mundo do automobilismo e da F1 nos últimos meses. O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, também virou alvo de investigação por comportamento inapropriado em relação à uma funcionária do time de Milton Keynes. Ainda que o britânico tenha sido absolvido das acusações, a denunciante apresentou queixa contra Christian à FIA, sinalizando que a história ainda terá um desenrolar.

Além disso, na última quarta-feira (20), Susie Wolff decidiu cobrar explicações da entidade sobre os motivos que fizeram ela e o marido, Toto Wolff, chefe da Mercedes, serem investigados no fim do ano passado por suposto conflito de interesse. A diretora da F1 Academy confirmou a formalização de uma queixa-crime contra a Federação.

Enquanto chefes de equipe e pilotos cobram cada vez mais por transparência nos processos de julgamento de tais casos, Ben Sulayem afirmou em um outro trecho da carta que está comprometido com “um ambiente de transparência, responsabilidade e integridade inabalável dentro da FIA”.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo, a largada está marcada para a 1h (de Brasília, GMT-3).

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.