"INFELIZMENTE, ESTE NÃO É o esporte pelo qual me apaixonei”. A frase é de Sebastian Vettel, depois de protestar contra a punição que recebeu dos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo)
no GP do Canadá. E ela ganha ainda mais força quando se percebe que a sanção imposta a ele não feriu só o que seria uma batalha dura e justa na pista, mas todo um espetáculo.
O alemão vinha na liderança da prova, após largar da pole, e tentava escapar da pressão de Lewis Hamilton, quando cometeu um erro entre as curvas 3 e 4. E acabou escapando do traçado e, ao voltar, espremeu o inglês. Não houve toque entre eles, e o ferrarista apenas tentou retomar a corrida, sem bater no muro. O piloto da Mercedes tirou o pé e evitou também a colisão. A Federação
entendeu que a manobra do tetracampeão foi perigosa porque o adversário precisou tomar uma atitude evasiva. Resultado: 5s de punição e a chance de uma
primeira vitória na temporada caiu por terra.
Uma vez mais, a decisão dos homens da FIA foi exagerada e prejudica o esporte. Sebastian vinha sendo bastante pressionado por Hamilton e não tinha mais o carro tão na mão assim, mas havia uma oportunidade real de triunfo em um campeonato que vem sendo muito mais complicado do que o esperado pela Ferrari. Sim, o #5 errou na entrada da curva 3, foi à grama e voltou da única maneira que era possível. Nem de longe foi uma
manobra proposital ou mal-intencionada. Era uma disputa dura, afinal.
O momento do incidente (Foto: Reprodução)
Portanto, não dá para pensar em nada além de um incidente de corrida. Ainda mais se levar em consideração todos os fatores e tudo que estava em jogo. Vettel teve pouquíssimo tempo para decidir o que fazer e acertou ao corrigir o carro. No fim das contas, a punição maior foi deixar o carro escapar na grama e a perda de tempo, que fez Hamilton colar de vez. Certamente, a perseguição seguiria ainda mais eletrizante não fosse a interferência da FIA.
É claro que que há um regulamento, mas há também a experiência de quem já esteve na pista entre os comissários. Além do bom senso. Por isso, talvez as palavras de
Mario Andretti tenham sido as mais corretas e coerentes para definir como as ações dos comissários deveriam ser repensadas. “Acho que a função dos comissários é punir manobras flagrantemente perigosas, não erros comuns que resultem de uma disputa intensa. O que aconteceu no GP do Canadá é inaceitável neste nível de nosso grande esporte.”
Aliás, essa visão de Andretti explica muito da reação de Vettel após a corrida. A irritação e a franqueza com que tratou o episódio também é de se aplaudir. Seb se mostrou como é. O alemão protestou com veemência. Quando soube da punição, bradou no rádio. Disse o que todos viram: “
Não havia para onde ir”. E decretou: “
Estão roubando a vitória da gente”. Não estava longe da verdade.
Sebastian Vettel troca as placas de vencedor e segundo colocado (Foto: AFP)
A atitude corajosa e quase transgressora de Sebastian acabou sendo o melhor do GP do Canadá. Fez lembrar quem são os verdadeiros astros do espetáculo e o quanto é importante o posicionamento frente a atitudes descabidas.
E em última análise, a excelente reação ainda serviu para alertar sobre aquilo que a Fórmula 1 deveria ter mais em conta: o fã. Que corre o risco de, assim como Seb, perder a paixão pelo esporte.
A sétima etapa da temporada 2019 do Mundial de F1 acontece em 15 dias com o GP da França, no circuito de Paul Ricard. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
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