Pérez alerta Colapinto e diz que ausência na F1 2025 pode “colocar carreira em risco”

Sergio Pérez voltou a elogiar o "trabalho fantástico" de Franco Colapinto na temporada 2024 da Fórmula 1 e disse que torce para que o argentino consiga a vaga na Sauber para o próximo ano

Sergio Pérez não desperdiçou a oportunidade e voltou a rasgar elogios a Franco Colapinto e também a Oliver Bearman, que estrearam na Fórmula 1 no decorrer da temporada 2024 e conquistaram bons resultados. O piloto da Red Bull, porém, alertou especificamente o argentino sobre os “riscos na carreira” caso ele não consiga garantir a vaga na Sauber em 2025.

Depois dos resultados ruins de Logan Sargeant na primeira metade de campeonato, James Vowles, chefe da Williams, perdeu a paciência com o norte-americano e decidiu promover Colapinto ao posto de titular a partir do GP da Itália, realizado no início de setembro. Apesar de ter passado em branco no circuito de Monza, o dono do FW46 #43 mostrou mais uma vez um ótimo ritmo na etapa seguinte e conseguiu cruzar a linha de chegada na oitava posição no GP do Azerbaijão, somando os primeiros 4 pontos da carreira na principal categoria do automobilismo.

Bearman, por sua vez, já foi confirmado em um dos assentos na Haas para 2025 há algum tempo. Depois de assumir a Ferrari de Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita, logo nos primeiros meses do ano, o britânico voltou a ter uma oportunidade na corrida em Baku, quando foi convocado para substituir Kevin Magnussen, suspenso por causa do acúmulo de pontos na superlicença.

Logo após o GP de Singapura, realizado há quase 20 dias, Pérez elogiou Colapinto pelo ótimo desempenho, já que teve dificuldades para ultrapassar o jovem piloto no apertado traçado de rua. Em uma entrevista mais recente, Checo voltou a falar do argentino, mas também não esqueceu de mencionar Bearman, parabenizando os dois pelo sucesso obtido na F1 até aqui.

Franco Colapinto conseguiu bons resultados desde que chegou à F1 (Foto: Williams)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Hamilton esmorece de novo e deixa claro que queda de confiança motiva saída da Mercedes

“Eles fizeram um ótimo trabalho. Especialmente olhando para a Fórmula 2 e pensando sobre isso. Eles não são os caras que estavam ganhando, mas então chegaram [à F1] e fizeram um trabalho fantástico”, disse o mexicano ao portal neerlandês RacingNews365. “É difícil, mais do que isso, entender quais são os bons pilotos na F2. Mas eles fizeram um trabalho tremendo. É ótimo ver esses jovens pilotos chegando, tão confiantes, e entregando resultados excelentes imediatamente. Muito bom ver isso”, elogiou.

Diferentemente de Bearman, Franco ainda sonha com a possibilidade de estar no grid em 2025. Considerando que a RB (Visa Cash App RB) opte por um nome da casa — Liam Lawson e Isack Hadjar são os principais candidatos —, a única vaga realmente disponível é a da Sauber Audi, que ainda não definiu quem será o companheiro de Nico Hülkenberg. Além do argentino, a equipe de Hinwil estuda a possível permanência de Valtteri Bottas por mais um ano ou o empréstimo de Gabriel Bortoleto junto da McLaren.

Se dependesse de Pérez, Colapinto seria a escolha para a posição no time que agora conta com Mattia Binotto. O companheiro de Max Verstappen alertou o jovem da Williams sobre os riscos de ficar de fora da classe rainha e, assim, ter de voltar a competir na principal categoria de acesso.

Sergio Pérez alertou o argentino sobre os riscos futuros na carreira (Foto: Red Bull Content Pool)

“Realmente espero que Franco consiga garantir aquela vaga na Audi. Para ele, será uma pena se, depois do trabalho que está fazendo, não conseguir uma vaga para o ano que vem. Isso pode colocar em risco a sua carreira, especialmente se voltar à F2 e enfrentar dificuldades com esses carros, podendo não ter um ano muito bom”, finalizou.

Fórmula 1 volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.