Sexta-feira de F1 no Bahrein tem tempo bom e previsão de ventos fortes à noite

O dia que marca a abertura do primeiro fim de semana da temporada 2021 da Fórmula 1 vai ser de tempo bom ao longo das próximas horas, com chance zero de chuva, mas também com a perspectiva de ventos acima dos 30 km/h no segundo treino livre do GP do Bahrein

Últimos preparativos e Hamilton faminto: assista como foi a quinta-feira no Bahrein (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

A espera está próxima do fim. Começa neste fim de semana a temporada 2021 do Mundial de Fórmula 1. O circuito de Sakhir, localizado cerca de 23 km da capital do Bahrein, Manama, é palco da prova inicial do campeonato, com o início dos trabalhos de pista nesta sexta-feira (26). O dia vai ser todo marcado pelo clima típico de deserto, com forte calor no período da tarde, mas com queda de temperatura e ventos fortes durante a noite.

No momento da publicação desta nota, 90 minutos antes da abertura da pista para o início do primeiro treino livre do GP do Bahrein, a temperatura ambiente é de 29ºC. Não há a menor possibilidade de chuva ao longo do dia, enquanto a umidade relativa do ar vai ficar em torno de 49% até o fim do período da tarde, aponta o site especializado Weather Channel.

SAKHIR; BAHREIN; F1; FÓRMULA 1; F1 2021;
O circuito do Bahrein é palco da abertura da temporada 2021 da F1 (Foto: Haas F1 Team)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Com o passar das horas, os ventos vão ficar mais fortes, diz o também site especializado Free Meteo. Pela manhã, a velocidade estimada vai ser de 7 km/h soprando em direção Sudoeste, aumenta no começo da tarde para 14 km/h, na direção Noroeste, e se intensifica no fim do dia com 26 km/h, novamente em direção Sudoeste

A temperatura ambiente vai cair ligeiramente com o anoitecer em Sakhir, ao mesmo tempo em que a velocidade dos ventos vai aumentar significativamente. Diz o Free Meteo que a velocidade dos ventos estimada para o desenrolar da noite no circuito barenita é de 33 km/h, soprando na direção Noroeste, e temperatura ambiente na casa de 24ºC. Neste período noturno, a umidade relativa do ar sobe para um percentual estimado entre 61 e 64%.

Não há, ao menos por enquanto, a previsão de tempestades de areia para a sexta-feira em Sakhir. A expectativa é que o fenômeno, visto no primeiro dia de pré-temporada, se repita no sábado e, com maior probabilidade, no domingo à noite, justamente durante a corrida no Bahrein.

Cabe lembrar, pois, que os ventos desempenharam papel importante para o desequilíbrio da parte traseira do novo carro da Mercedes, o W12, nos testes de pré-temporada realizados há duas semanas em Sakhir.

GUIA F1 2021
+ Hamilton parte para ser maior campeão da Fórmula 1 em ano de possível adeus
+ Band tem chance de ouro de cativar público da F1 na era do streaming
Com novos donos, Williams busca recomeço e aposta tudo em Russell
Em alta, AlphaTauri mira colar na ‘F1 A’ com carro cheio de personalidade
Ferrari revisa carro e chama Sainz para tentar retomar posto no top-3

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.