Williams defende honestidade e descarta “números fictícios” para atrair pilotos na F1

Chefe da Williams, James Vowles disse que preza pela honestidade ao abordar novos nomes para a equipe e usou chegadas de Alexander Albon e do diretor-técnico Pat Fry como exemplos

Focado em um plano que pretende tornar a Williams competitiva em cinco anos, James Vowles, chefe da equipe desde o início de 2023, pregou a importância da honestidade para atrair novos nomes durante a fase de reconstrução da tradicional escuderia britânica. Segundo o inglês, é necessário ser claro sobre os planos do futuro no momento de fazer uma nova contratação, seja entre os pilotos ou no corpo técnico.

“Qualquer coisa que você faça que os leve a acreditar que os números são fictícios vai lhe dar um ganho a curto prazo e um déficit gigante a longo prazo, incluindo a perda de um piloto”, avaliou Vowles.

Vowles explicou que essa foi justamente a tática utilizada nas contratações de Alexander Albon, que faz seu segundo ano consecutivo na equipe, e Pat Fry, diretor-técnico trazido da Alpine. Na negociação com o dirigente, inclusive, Vowles já revelou que fez os primeiros contatos em janeiro, mas só conseguiu convencê-lo em abril.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vowles está empenhado em modernizar as estruturas da Williams (Foto: Williams)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

De acordo com ele, é importante mostrar que o progresso está sendo feito, mas também quais são os planos para manter a evolução a longo prazo.

“O que fiz com Pat [Fry] e também com Alex [Albon] foi mostrar a eles o porquê de estarmos evoluindo em uma visão de longo prazo”, explicou. “A melhor coisa que você pode fazer é perguntar a Alex”, disse o chefe da Williams.

“Você vai descobrir que ele está bem confortável com a situação do momento, porque pode perceber que nós entregamos ao longo dos últimos seis meses e também vê qual é o caminho para os próximos anos”, pontuou.

Por fim, Vowles ressaltou que a honestidade sobre os planos da equipe é importante para não gerar algum tipo de insatisfação futura. Atualmente, o time de Grove ocupa a posição nos Construtores e faz um ano de recuperação após terminar no último lugar em 2022.

“Se você fizer algo diferente disso, as pessoas pensarão: ‘essa não foi a realidade que você prometeu’. Então, é o motivo pelo qual estive focando nos planos de longo prazo a todo tempo, com uma análise verdadeira, mas permitindo que as pessoas comprem a ideia”, finalizou.

Fórmula 1 retorna de 25 a 27 de agosto em Zandvoort, na Holanda, para a disputa da 13ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.