Williams espera definir parceiro de Albon para 2023 “provavelmente após Abu Dhabi”

Jost Capito, chefe da Williams, afirmou que a decisão sobre o segundo piloto da equipe ainda deve demorar para ser anunciada

O mês de outubro já chegou e o grid da Fórmula 1 para a temporada 2023 está distante de ser fechado. Entre as equipes ainda com vagas abertas, uma é a Williams, que renovou com Alexander Albon e já anunciou que Nicholas Latifi deixa o cenário. Mas a decisão sobre o outro piloto escolhido para o ano que vem ainda está longe. De acordo com o chefe Jost Capito, a decisão tende a ser tomada e oficializada após o fim do campeonato.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Capito lembrou que o mercado de pilotos da F1 ainda está em fluxo e, assim, as portas para diferentes decisões seguem abertas para a Williams.

“Provavelmente será decidido depois da temporada. Acho que deve ser logo depois de Abu Dhabi ou uma ou duas semanas depois. O mercado está em movimentação, alguma coisa muda todos os dias. Não colocamos pressão em nós mesmos, mas não quer dizer que não podíamos resolver antes, caso quiséssemos”, falou em entrevista à rede de TV alemã RTL.

Alexander Albon é o único piloto da Williams para 2023 até agora (Foto: Williams)

O favorito natural seria Nyck de Vries, que substituiu Albon no GP da Itália, após o piloto titular sofrer com uma crise de apendicite. A questão é que De Vries também é desejado pela Red Bull para uma vaga na AlphaTauri, para substituir Pierre Gasly, provável reforço da Alpine. Assim, a Williams é quem sobra.

“Não depende somente da gente. Há interesse relativamente alto de outras equipes em Nyck de Vries. Não podemos e não queremos tomar essa decisão ainda. Se ele escolher outra equipe, assim é que será”, falou.

Mas e a possibilidade de um novato? Logan Sargeant, atualmente na Fórmula 2 e piloto afiliado da Williams, também está entre os candidatos. Escolher um piloto sem experiência costuma colocar um ponto de interrogação nas equipes, que perdem em feedback dos pilotos, ao menos num primeiro momento. Por isso, é importante ter ao menos um experiente nos quadros. Albon surge como essa garantia.

“Eu absolutamente enxergo Alex Albon como um piloto experiente. Ele esteve na AlphaTauri, na Red Bull… Por isso, dá para pegarmos um piloto jovem. Quando você está na briga pelo Campeonato Mundial, provavelmente não pode fazer isso. Na situação em que nós estamos, sem brigar pelo título, podemos contar com um jovem pensando no longo prazo, alguém que tenhamos sob controle [contratual] e que não trabalhe com outra equipe”, afirmou.

Com relação a outros dois nomes citados, a posição é distinta. Mick Schumacher, segundo Capito, é “definitivamente uma opção”. Já com Nico Hülkenberg, disse que “o momento, não temos contato”.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.