Williams nomeia ex-McLaren Capito como novo diretor-executivo a partir de fevereiro

Com passagem de sucesso na Volkswagen e vitória no Dakar, o alemão assume a função em 1º de fevereiro, com Simon Roberts assumindo definitivamente o papel de chefe de equipe

A Williams nomeou o novo diretor-executivo da equipe. Nesta quinta-feira (17), o time fundado por Sir Frank Williams anunciou que Jost Capito vai assumir o papel a partir de fevereiro do próximo ano, com Simon Roberts assumindo definitivamente a função de chefe de equipe.

O alemão já tem larga passagem pela Fórmula 1. Primeiro, começando em 1998, fez parte do comitê executivo da Sauber quando tinha a parceria com a Red Bull, e na sequência da experiência se tornou diretor de automobilismo da Ford, a marca a qual se juntou em 2001 e ficou pelos próximos 11 anos.

Durante seu período na fábrica, também se envolveu com a equipe Jordan por conta da parceria de ambas as partes. Ainda, chegou a cumprir a função de diretor-executivo da McLaren entre 2016 e 2017, tendo sido chamado por Ron Dennis para substituir Jonathan Neale – chegou a ficar menos de seis meses no papel. O dirigente também teve grande papel na fase de sucesso da Volkswagen no Rali, levando a fábrica a ser tricampeã no Mundial.

Os primeiros passos de Capito no esporte a motor aconteceram ainda nos anos 1970, quando piloto motos e depois fez parte da equipe de caminhões que venceu o Dakar em 1985 sendo co-piloto do pai Karl-Friedrich. No mesmo ano, começou a trabalhar na área de desenvolvimento de desempenho dos motores BMW antes de entra na Porsche em 1989. Entre 1993 e 1996 atuou na divisão de esportes a motor da fábrica alemã.

Williams traz a experiência de Capito para 2021 (Foto: Volkswagen)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“É uma grande honra para mim me juntar à Williams neste animador e exigente período tanto para a equipe quanto para a Fórmula 1. É uma honra ser parte do futuro dessa equipe histórica e que carrega nome tão comovente no esporte, por isso assumo esse desafio com grande respeito e enorme prazer”, disse Jost.

Capito assume a vaga a partir de 1º de fevereiro do próximo ano e terá de se reportar ao presidente Matthew Savage, tendo responsabilidade diária de dirigir o time. Por sua vez, Roberts, que agora é nomeado como chefe de time definitivo, vai se reportar a Capito.

“Estamos animados em receber Jost Capito como novo diretor-executivo da Williams. É um indivíduo com experiência e competitivo, que construiu equipes vencedoras e também já venceu. Entende a história da Williams e vai trabalhar bem com o time na perseguição de nosso objetivo de voltar ao topo do grid”, disse Savage.

Roberts é o segundo da história do time a assumir o comando da equipe inglesa. O primeiro, e único, a desempenhar o papel foi Frank Williams, que fundou a escuderia em 1977 e se manteve no posto até este ano, quando a vendeu para o gripo de investimentos Dorilton Capital.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.