Espargaró herda ponta após quedas de 3 líderes e vence sprint da MotoGP na Catalunha

Aleix Espargaró largou mal, mas se recuperou e contou com diversos erros da concorrência para novamente vencer uma corrida sprint da MotoGP na Catalunha. Marc Márquez e Pedro Acosta fecharam o pódio todo espanhol em Barcelona

A corrida sprint da MotoGP na Catalunha esteve nas mãos de diferentes pilotos, mas só um soube aproveitar a posição. E só poderia ser o competidor mais velho e mais experiente do grid. Aleix Espargaró saiu da pole, mas perdeu posições e precisou se recuperar para levar a prova em Barcelona.

É bem verdade, no entanto, que três pilotos caíram enquanto lideravam a corrida sprint em Barcelona. Primeiro, foi Raúl Fernández, que caiu enquanto estava na ponta. Brad Binder tomou a dianteira e repetiu a cena. Na última volta, quando o resultado parecia certo, Francesco Bagnaia caiu na curva 5 e perdeu a conquista no circuito espanhol.

Marc Márquez fez nova prova de recuperação. Saindo da 14ª colocação, o hexacampeão da MotoGP reagiu e contou com erros dos concorrentes para terminar na segunda posição. Aniversariante do dia, Pedro Acosta ainda conseguiu salvar outro pódio e ficou em terceiro.

Líder do campeonato, Jorge Martín fez corrida discreta e não se envolveu em muitas disputas. Mesmo assim, terminou na quarta colocação. Enea Bastianini completou o top-5.

Aleix Espargaró (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fabio Di Giannantonio, Jack Miller, Maverick Viñales, Marco Bezzecchi e Fabio Quartararo fecharam a lista dos dez melhores em Barcelona.

A largada da MotoGP para o GP da Catalunha, 6ª etapa da temporada 2024, está marcada para às 9h (de Brasília), na pista de Barcelona. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi a corrida sprint da MotoGP no GP da Catalunha:

Apesar das nuvens no céu ao longo de todo o fim de semana, a MotoGP encontrou pista seca para a sprint catalã. Quando os pilotos partiram para o grid, a temperatura estava em 24°C, com o asfalto chegando a 45°C. A velocidade do vento era de 2 km/h, com a umidade relativa do ar na casa de 43%.

Para esta prova curta em Barcelona, os pilotos fizeram uma escolha de pneus uniforme: todos com pneu médio na dianteira e macio atrás.

Na largada para as 13 voltas da sprint deste sábado, o pole-position Aleix Espargaró foi devorado por Bagnaia e Acosta, que subiram para primeiro e segundo, respectivamente. Ainda nos primeiros metros, o catalão perdeu ainda mais, descendo para quinto, atrás também de Brad Binder e Raúl Fernández. Jorge Martín vinha em sexto, com Marc Márquez se colocando em oitavo. O #93, aliás, danificou a moto em um contato com Jack Miller já na primeira curva.

A largada da corrida sprint em Barcelona (Vídeo: MotoGP)

Ainda no primeiro giro, Raúl passou a pressionar Acosta depois de se livrar de Binder, mas o novato não só segurava, como também pressionava Pecco. Na abertura da volta 2, Pedro passou o titular da Ducati e tomou a ponta.

Sem muita demora, Bagnaia deu o troco em Acosta e resgatou a liderança. Atrás, Binder tentou atacar Raúl Fernández, mas o espanhol defendeu. Aleix era o quinto, diante de Martín.

Sem se acanhar ao desafiar um bicampeão mundial, Acosta atacou mais uma vez, retardando a freada na curva 1 e tomando a ponta mais uma vez. Pecco vacilou em seguida e caiu para quarto, atrás de Raúl e Binder.

Raúl Fernández saiu de terceiro para primeiro em poucas curvas (Vídeo: MotoGP)

Raúl foi ao ataque e, depois de um contato, Acosta desceu para terceiro, com Binder aproveitando para se colocar em segundo, logo atrás do piloto da Trackhouse. Martín avançou para quinto, à frente de Aleix.

Uma vez na frente, Raúl abriu 0s4, mas ainda sob a ameaça de Acosta, que passou Binder e vinha forçando o ritmo para buscar o ponteiro. Bagnaia era o quarto, à frente de Aleix, que tinha devolvido a ultrapassagem de Martín.

Vendo a chance de vencer pela primeira vez na MotoGP, Raúl seguiu forçando e se afastou mais de 0s8 em relação a Acosta. O nervosismo dominava os boxes da estreante Trackhouse.

Na quinta volta da corrida, a vantagem de Raúl seguia na casa de 0s7, mas, pouco depois, o espanhol caiu na curva 10 e abandonou a disputa em absoluto desespero, mas, aparentemente, sem lesões.

Raúl Fernández caiu e abandonou quando liderava a sprint (Vídeo: MotoGP)

Acosta herdou a ponta, mas ficou pouquíssimo por lá, já que Binder atacou e tomou a primeira posição. Bagnaia agora era o terceiro, diante de Aleix, Martín e Marc Márquez.

12º colocado na corrida, Franco Morbidelli foi punido por direção irresponsável pela direção de prova e tinha de pagar uma volta longa.

Com sete voltas para o fim, Acosta errou e viu Bagnaia passar para retomar o segundo posto, 0s484 atrás de Binder. O #1, contudo, voltou a ser superado pelo espevitado estreante. Márquez avançou mais um pouco, subindo para quinto.

Com seis giros o fim, mais um líder sucumbiu. Na curva 5, Binder caiu, entregando a liderança para Bagnaia, que tinha devolvido o ataque de Acosta. Aleix subiu para terceiro, diante de Márquez e Martín.

Brad Binder também caiu enquanto liderava a corrida (Vídeo: MotoGP)

Na abertura da volta seguinte, Aleix jantou Acosta adiando a freada e avançou para segundo, 0s3 atrás de Bagnaia.

Restando apenas três voltas na sprint catalã, Bagnaia abriu mais de 0s7 de margem para Aleix. Acosta também vinha distante, mas pressionado por Marc Márquez, que queria um lugar no pódio. Martín era o quinto.

Na penúltima volta, Marc lançou um ataque na direção de Pedro, mas foi contido. O #93 deu uma nova ensaiada, mas, de novo, não passou. Na abertura da última volta, foi o #93 quem arriscou na freada, adiando o máximo possível para tomar a posição do titular da GasGas.

Na última volta, um terceiro líder foi a nocaute: Bagnaia caiu sozinho na curva 5 e entregou a ponta para Aleix Espargaró, diante de Marc Márquez e Acosta.

Francesco Bagnaia também caiu enquanto liderava (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

O titular da Aprilia, então, se manteve firme para receber a bandeirada com 0s892 de vantagem para o rival da Gresini. Acosta completou o pódio.

MotoGP 2024, GP da Catalunha, Barcelona, Corrida sprint:

1A ESPARGARÓAprilia20:01.47812 voltas
2M MÁRQUEZGresini Ducati+0.892 
3P ACOSTAGasGas Tech3+1.169 
4J MARTÍNPramac Ducati+2.147 
5E BASTIANINIDucati+2.980 
6F DI GIANNANTONIOVR46 Ducati+4.623 
7J MILLERKTM+8.084 
8M VIÑALESAprilia+8.245 
9M BEZZECCHIVR46 Ducati+8.643 
10F QUARTARAROYamaha+9.241 
11F MORBIDELLIPramac Ducati+9.537 
12A RINSYamaha+13.045 
13T NAKAGAMILCR Honda+13.199 
14Á MÁRQUEZGresini Ducati+13.378 
15J MIRHonda+16.438 
16L MARINIHonda+18.000 
17A FERNÁNDEZGasGas Tech3+25.262 
18S BRADLHonda+33.751 
19F BAGNAIADucatiNC 
20M OLIVEIRATrackhouse ApriliaNC 
21J ZARCOLCR HondaNC 
22B BINDERKTMNC 
23R FERNÁNDEZTrackhouse ApriliaNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.