Aleix Espargaró usa defletor com pneus slicks, é punido e fecha sexta em último em Assen

O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou que cancelou todos os tempos dos piloto da Aprilia na última saída do TL2 por ele ter usado um defletor de água na roda traseira enquanto calçava pneus slicks, o que é proibido pelo regulamento da MotoGP. Assim, o catalão caiu para a última colocação

DO DOMÍNIO DE MARC MÁRQUEZ AO ZERO: A HONDA DE PONTA CABEÇA NA ALEMANHA

Aleix Espargaró foi punido e perdeu o segundo melhor tempo desta sexta-feira (24) de treinos para o GP da Holanda de MotoGP. O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) sancionou o catalão pelo uso de um defletor na parte final do TL2, cancelando todos os tempos da última saída e deixando o titular da Aprilia na última colocação, mas de 8s atrás do líder Francesco Bagnaia.

No comunicado divulgado pela entidade máxima do esporte, os comissários explicam que o catalão infringiu o regulamento ao utilizar um defletor de água enquanto calçava pneus slicks.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
▶️ Quartararo vence 3ª e amplia vantagem na MotoGP 2022

Aleix Espargaró caiu para último no combinado dos treinos desta sexta-feira (Foto: Aprilia)

PROGRAMAÇÃO DA TV
📺 As corridas do fim de semana na TV e no streaming

“De acordo com o artigo 3.5.5 do Regulamento do Mundial de Grand Prix da FIM, confirmamos que em 24 de junho de 2022, na terceira saída no TL2 do GP da Holanda, você foi flagrado usando um spoiler de água traseiro (adicionado) enquanto usando pneus slicks tanto na roda dianteira quanto na traseira. Isso contraria o Artigo 2.4.4.7.10e) do Regulamento do Mundial de MotoGP da FIM”, seguiu.

“Pelas razões listadas acima, o Painel de Comissários da FIM impôs o cancelamento da sua última saída no TL2, enquanto estava usando o defletor de água na traseira (adicionado) enquanto usando pneus slicks tanto na dianteira quanto na traseira”, anunciou.

O terceiro treino para o GP da Holanda de MotoGP , em Assen, acontece neste sábado, às 4h55 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.

LEIA TAMBÉM
# Zarco descarta ter mais apoio da Ducati por 3º lugar na MotoGP: “Suporte já é total”
# RNF busca “resultados imediatos” em 2023 e mira experiência ao invés de novatos
# Ducati fala em aprender com erros e faz nota: “Temos ótima moto e pilotos excelentes”
# Dovizioso descarta superbike e põe motocross como destino pós-MotoGP
# MotoGP se antecipa e altera programação do GP do Japão para fugir de problemas logísitcos
# Mir vê mercado de pilotos caótico e avisa: “Quem dormir no ponto pode ficar sem moto”
# Oliveira nega acordo para 2023 e vê KTM como opção: “Ainda me querem”
# LCR vê dissabor de Márquez, aguarda decisão da Honda por Nakagami e negocia com Rins

MILLER MANTÉM STATUS, MAS DÁ PASSO ATRÁS COM IDA PARA KTM NA MOTOGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.