Como fica grid da MotoGP para GP das Américas?

Com as ausências de Pol Espargaró, Marc Márquez e Enea Bastianini, a classe rainha do Mundial de Motovelocidade terá um grid ligeiramente diferente em Austin neste fim de semana

Marc Márquez fora do GP das Américas e de ‘meia’ MotoGP

Depois de correr com só 17 pilotos no GP da Argentina, a MotoGP terá um grid repaginado no GP das Américas deste fim de semana para suprir as ausências de Pol Espargaró, Marc Márquez e Enea Bastianini. Os três lesionados não estarão em Austin para a terceira etapa da temporada 2023.

As primeiras duas corridas do ano deixaram um saldo de cinco pilotos machucados. Além de Pol Espargaró, Marc Márquez e Bastianini, Miguel Oliveira e Joan Mir também se feriram em acidentes, mas viajaram aos Estados Unidos com o objetivo de correr. Os pilotos de RNF Aprilia e Honda, contudo, terão de ser liberados pelos médicos da categoria.

Jonas Folger será o substituto de Pol Espargaró (Foto: KTM)

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Entre os cinco, Pol é quem sofreu as lesões mais graves. O catalão sofreu um acidente no segundo treino do GP de Portugal, abertura da temporada, e acabou se chocando contra o muro. Na queda, o #44 da GasGas Tech3 fraturou a mandíbula, uma vértebra e ainda teve uma contusão pulmonar.

O irmão de Aleix operou a mandíbula e passou alguns dias internado no hospital na Espanha, mas já está em casa em recuperação. A data de retorno, porém, é indefinida. Assim, a equipe comandada por Hervé Poncharal escalou Jonas Folger para substituí-lo. O alemão foi anunciado no início do ano como piloto de testes da KTM, ao lado de Dani Pedrosa e Mika Kallio.

Marc Márquez, por outro lado, se feriu em uma queda no GP de Portugal. No acidente, o espanhol fraturou o polegar direito e precisou se submeter a uma cirurgia. Às vésperas da viagem rumo aos Estados Unidos, o hexacampeão da MotoGP passou por uma tomografia computadorizada, que revelou que o osso ainda não está completamente recuperado.

Diferente do que aconteceu após a fratura de úmero de 2020, desta vez o caminho optado foi o da prudência. Por recomendação médica, Marc seguirá afastado da Honda até se recuperar e, por isso, não estará no circuito que dominou entre 2013 e 2018.

Assim, a Honda escalou Stefan Bradl para estar ao lado de Joan Mir neste fim de semana. O alemão é o piloto de testes da HRC e foi quem substituiu Marc em todas as muitas lesões dos últimos anos.

Bastianini foi mais um que se feriu em Portugal. Derrubado por Luca Marini na corrida sprint, o italiano fraturou a escápula direita e ainda não se recuperou plenamente. A lesão não exigiu cirurgia, mas a recuperação foi mais lenta do que o esperado.

A Ducati escalou, então, Michele Pirro para a corrida de Austin. O italiano é piloto de testes da casa de Bolonha.

A MotoGP volta entre os dias 14 e 16 de abril, com o GP das Américas, em Austin. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

MotoGP 2023, GP das Américas, Austin:

1F BAGNAIADucati
2M BEZZECCHIVR46
5J ZARCOPramac Ducati
6S BRADLHonda
10L MARINIVR46
12M VIÑALESAprilia
12F DI GIANNANTONIOGresini Ducati
20F QUARTARAROYamaha
21F MORBIDELLIYamaha
25R FERNÁNDEZRNF APRILIA
30T NAKAGAMILCR Honda
33B BINDERKTM
36J MIRHonda
37A FERNÁNDEZGasGas
41A ESPARGARÓAprilia
42Á RINSLCR Honda
43J MILLERKTM
51M PIRRODucati
73Á MÁRQUEZGresini Ducati
88M OLIVEIRARNF APRILIA
89J MARTÍNPramac Ducati
94J FOLGERGasGas
“Argentina ajuda, mas não extingue ameaça a Morbidelli”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.