Alonso controla ataques, vence na Catalunha e toma liderança da Moto3. Holgado é 6º
David Alonso controlou a pressão da concorrência na reta final, venceu o GP da Catalunha e tomou a dianteira da Moto3 2024. Ivan Ortolá e José Antonio Rueda fecharam o pódio em Barcelona
O GP da Catalunha mostrou, mais uma vez, que David Alonso é o piloto a ser batido na temporada 2024 da Moto3 e que está cada vez mais difícil superar o colombiano da moto #80. Com um ritmo forte desde o início, o piloto da Aspar segurou a pressão dos rivais no fim e garantiu mais uma vitória, agora para assumir a liderança do campeonato.
Ivan Ortolá largou na pole e bem que tentou superar o compatriota. Na última volta, até colocou de lado em algumas oportunidades, mas não conseguiu concluir as manobras e ficou na segunda posição. O pódio em Barcelona ficou completo com José Antonio Rueda.
Relacionadas
Collin Veijer ficou na quarta colocação. David Muñoz precisou cumprir uma punição de volta longa, mas reagiu e ainda terminou na quinta colocação, à frente de Daniel Holgado, que liderou parte da prova e perdeu rendimento no fim.
Luca Lunetta foi o sétimo, seguido por Jacob Roulstone, Filippo Farioli e Adrián Fernández completando o top-10 em Barcelona.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Após a sexta etapa do campeonato, Alonso é o líder com 118 pontos, seguido por Holgado, com 104. Veijer aparece em terceiro, com 75, e Ortolá soma 70 tentos.
A largada da MotoGP para o GP da Catalunha, 6ª etapa da temporada 2024, está marcada para às 9h (de Brasília), na pista de Barcelona. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto3:
O domingo amanheceu com céu claro em Montmeló. Quando os pilotos foram para o grid, os termômetros mediam 22°C, com o asfalto chegando a 25°C. A velocidade do vento era de 1 km/h, com a umidade relativa do ar em 58%.
Na largada para as 18 voltas no circuito Barcelona-Catalunha, o pole-position Iván Ortolá saiu bem e sustentou a ponta, mas precisou se defender da pressão de Rueda nos primeiros metros. O titular da MSi manteve a liderança, com Holgado fazendo uma ótima largada para tomar o segundo posto. Veijer era o terceiro diante de Muñoz. Alonso vinha em sexto.
Ainda na primeira volta, Muñoz passou Veijer e avançou para terceiro, com Taiyo Furusato também superando o holandês da IntactGP.
Na passagem pela reta, Holgado foi engolido e caiu para sexto, logo atrás de Alonso. Veijer se colocou em segundo, mas já 0s4 atrás de Ortolá.
De olho na liderança do Mundial, Alonso seguiu avançando e passou Muñoz para se colocar na quarta colocação. Holgado era o sexto, pressionado por Rueda e Lunetta.
Veijer logo chegou em Ortolá e tomou a ponta, com Alonso subindo para segundo logo em seguida. Holgado era agora o quarto, à frente de Lunetta e Rueda.
Holgado também foi para cima de Ortolá o tomou a terceira posição, logo passando a pressionar Alonso. Na reta, foi Iván quem se deu melhor, saltando para segundo. A reação de David, porém, chegou logo, com o piloto da Aspar voltando a ocupar o segundo posto.
Ortolá foi superado por Holgado pouco depois, com Lunetta aproveitando o embalo para também superar o #48.
De novo na reta, Holgado se colocou por dentro e tomou a ponta, com Lunetta vindo para segundo, à frente de Veijer, Alonso e Ortolá. Ainda nesse início de disputa, David Almansa caiu na 5, mas até voltou para a corrida.
Holgado chegou a abrir um ligeiro respiro, mas a margem sumiu na passagem pela reta, quando Ortolá subiu para segundo. Joel Kelso caiu na curva 2, enquanto Furusato tombou na 4 pouco depois.
Com 13 voltas ainda pela frente, Ortolá estava de volta à liderança, escoltado de perto por Holgado, Lunetta, Veijer, Rueda, Muñoz e Alonso.
Holgado conseguiu retomar a ponta logo em seguida, mas sem desgarrar do pelotão. Muñoz, que tinha cumprido punição, vinha reagindo e estava de volta à ponta, subindo para a segunda colocação.
As posições, porém, não se sustentaram. Veijer pulou parta segundo, coladinho em Ortolá. Holgado ficou em terceiro, à frente de Rueda e Alonso.
Como vinha acontecendo ao longo de toda a disputa, a passagem pela reta sacudiu o ordenamento, com Veijer saltando para a liderança mais uma vez, agora diante de Ortolá, Alonso e Rueda. Holgado desceu para sexto.
Iván recuperou o comando sem demora, deixando Veijer com a segunda colocação. Alonso era o terceiro, à frete de Rueda e Holgado. O cenário, claro, mudou logo depois, com Collin voltando ao topo, pressionado por Alonso.
Com oito voltas para o fim, Holgado passou Alonso e assumiu o segundo posto, colado em Viejer, que não conseguiu abrir. O #96 atacou na reta e assumiu a primeira posição, mas apenas brevemente, já que o colombiano fez uma bela ultrapassagem e se instalou na primeira posição. Ortolá e Veijer também passaram Daniel, que desceu para quarto.
Com sete voltas ainda pela frente, Alonso chegou a se afastar 0s3, o que ajudou a escapar da pressão na reta. Logo em seguida, porém, a margem foi cortada pela metade, com Ortolá encostando mais uma vez.
O piloto da Aspar repetiu a tática no giro seguinte e abriu vantagem para passar pela reta sem perder o controle da corrida. Ortolá mantinha o segundo lugar, com Veijer à frente de Holgado.
Na 14ª volta, Alonso registrou 1min47s030 como a melhor volta da corrida, abrindo diferença mais uma vez para defender a liderança da pressão de Ortolá.
Alonso foi mantendo a estratégia de abrir vantagem para defender a liderança, mas, com duas voltas para o fim, Ortolá conseguiu se manter perto para tentar um ataque, o que não funcionou. Veijer era o terceiro, à frente de Rueda e Holgado.
Na abertura da última volta, Ortolá grudou em Alonso, que deixou a porta fechadinha. Terceiro, Veijer era pressionado por Rueda, enquanto tentava atacar.
Rueda, então, foi para cima de Veijer e tomou o terceiro posto. Alonso defendeu a ponta de Ortolá e acelerou para tentar abrir margem.
O colombiano recebeu a bandeirada para a vitória com 0s242 de vantagem para Ortolá e recuperou a liderança do Mundial, abrindo 14 pontos de frente para Holgado, que foi apenas sexto na corrida, na classificação.
Moto3 2024, GP da Catalunha, Barcelona, Corrida:
1 | D ALONSO | CFMOTO Aspar Team | 18 voltas |
2 | I ORTOLÁ | MT Helmets Msi | +0.242 |
3 | J RUEDA | Red Bull KTM Ajo | +0.513 |
4 | C VEIJER | Husqvarna Intact GP | +0.560 |
5 | D MUÑOZ | BOE Motorsports | +1.648 |
6 | D HOLGADO | Red Bull GasGas Tech3 | +3.390 |
7 | L LUNETTA | SIC58 Honda | +4.791 |
8 | J ROULSTONE | Red Bull GasGas Tech3 | +7.248 |
9 | F FARIOLI | SIC58 Honda | +7.449 |
10 | A FERNÁNDEZ | Leopard Racing | +7.485 |
11 | R YAMANAKA | MT Helmets Msi | +8.058 |
12 | A PIQUERAS | Leopard Racing | +8.104 |
13 | S NEPA | MTA KTM | +8.147 |
14 | J ESTEBAN | CFMOTO Aspar Team | +8.160 |
15 | T SUZUKI | Husqvarna Intact GP | +20.335 |
16 | S OGDEN | Mlav Racing | +21.297 |
17 | M BERTELLE | Snipers Team Honda | +21.359 |
18 | N CARRARO | MTA KTM | +21.418 |
19 | X ZURUTUZA | Red Bull KTM Ajo | +22.327 |
20 | J WHATLEY | Mlav Racing | +40.533 |
21 | N DETTWILER | CIP KTM | +40.552 |
22 | T BUSARI | Honda Team Asia | +40.600 |
23 | A ADITAMA | Honda Team Asia | +46.685 |
24 | D ALMANSA | Snipers Team Honda | NC |
25 | T FURUSATO | Honda Team Asia | NC |
26 | J KELSO | BOE Motorsports | NC |
27 | R ROSSI | CIP KTM | NC |