Moreira segura Alonso na volta final na Indonésia e vence na Moto3 pela primeira vez
Diogo Moreira se aproveitou dos erros rivais e precisou de muita concentração para segurar a concorrência e vencer pela primeira vez na Moto3. Líder do campeonato, Jaume Masià foi o sexto
A Moto3, como de costume, entregou muito entretenimento. No fim, a vitória foi inédita e ficou com Diogo Moreira. O brasileiro soube escapar dos problemas, se aproveitou dos erros rivais e segurou a concorrência na última volta para vencer o GP da Indonésia, sua primeira conquista na classe menor do Mundial de Motovelocidade.
David Alonso terminou na segunda posição, com David Muñoz completando o pódio. Collin Veijer e José Antonio Rueda ficaram no top-5.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Líder do campeonato, Jaume Masià hesitou em alguns momentos, mas terminou no sexto lugar, acompanhado por Taiyo Furusato, Deniz Öncü, Ivan Ortolá e Stefano Nepa. Postulante ao título, Daniel Holgado foi punido duas vezes e acabou apenas em 14º.
A Moto3 volta a acelerar no GP da Austrália, em Phillip Island, no final de semana do dia 22 de outubro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
Confira como foi o GP da Indonésia da Moto3:
O domingo começou de maneira intensa, com Ayumu Sasaki caindo a caminho do grid. O japonês conseguiu subir novamente na moto e se encaminhar para o 11º lugar, largando normalmente em Mandalika.
O sol forte e calor, com temperatura de 34ºC no ar e 58ºC no asfalto, marcaram presença novamente em Mandalika.
Na largada, Diogo Moreira partiu bem e manteve a liderança, seguido por Collin Veijer e David Alonso. Jaume Masià partiu mal e caiu para sétimo, mas Sasaki foi ainda pior e despencou de 11º para 24º.
Ao final da primeira volta, a direção de prova puniu Ivan Ortolá com duas voltas longas por queimar a largada, assim como o companheiro Stefano Nepa.
Daniel Holgado rapidamente iniciou uma prova de recuperação e ganhou quatro posições para assumir a liderança, seguido por Veijer.
No terceiro giro, Veijer mergulhou por dentro e tomou a liderança da prova, mas Holgado rapidamente reagiu e retomou o posto. Logo atrás, Masià passou Moreira e tomou o terceiro lugar, acompanhado por Alonso.
No início da quinta volta, Ana Carrasco perdeu o controle da moto e caiu com força no chão, abandonando o GP da Indonésia. Na frente, Masià passou Veijer e tomou a segunda colocação.
Alonso ultrapassou Veijer na sexta volta, mas o holandês rapidamente tomou de volta a posição. Os seis primeiros da prova, de Holgado a Muñoz, estavam colados neste momento.
Na sétima volta, Masià colocou por dentro na curva 10 e assumiu a liderança da prova. No fim do giro, porém, Holgado deu o troco antes de entrar na reta principal do circuito. Logo depois, porém, Veijer entraria na briga e pularia para segundo.
Na metade da prova, outro abandono: Adrián Fernández caiu no setor 2 e saiu da disputa. Apesar do susto, o espanhol levantou-se sozinho e caminhou sem ajuda dos fiscais. Ao mesmo tempo, Moreira passou Masià e tomou o terceiro lugar, com Muñoz no embalo.
O 11º giro viu Moreira passar Veijer. O holandês, porém, rapidamente reagiu, passando o brasileiro e também Holgado, assumindo brevemente a liderança, antes de ser superado pelo espanhol. Masià também passou Muñoz e subiu para quarto lugar.
Moreira voltou a passar Veijer, reassumindo o segundo lugar. Masià tentou ir no embalo, mas não obteve sucesso. Mais atrás, Scott Ogden caiu e abandonou a prova em Mandalika.
A 7 voltas para o fim, Moreira passou Holgado e assumiu a liderança da prova, mas não conseguiu abrir vantagem. Por conta disso, o espanhol retomou o posto logo depois.
Em prova de recuperação, Sasaki não mostrava bom ritmo e aparecia em 19º, fora da zona de pontuação.
A 6 voltas, Holgado recebeu uma punição por exceder os limites de pista, cumpriu a volta longa e voltou apenas em décimo. Ao mesmo tempo, Moreira escapou da pista ao tentar uma manobra e caiu para a sétima posição.
Masià passou Alonso e retomou a liderança na Indonésia. Veijer voltou a se recuperar e foi para o terceiro lugar. Não demorou muito, Muñoz e Moreira passaram o holandês, que caiu para quinto.
Depois da punição, Holgado iniciou uma recuperação e subiu para a quinta colocação, após ultrapassar Alonso. Na frente, Muñoz superou Masià e tomou a liderança com duas voltas para o fim, mas de maneira breve.
Masià, porém, não teve muita sorte. O espanhol foi empurrado por Holgado e caiu para sexto, enquanto o #96 era novamente punido por exceder os limites de pista, deixando a liderança com Moreira.
A última volta começou com Moreira na ponta, seguido por Muñoz, mas o espanhol caiu ao ser superado por Holgado e Alonso. Instantes depois, Holgado passou o brasileiro e tomou a dianteira de maneira breve.
Moreira conseguiu segurar a concorrência no fim da volta final e venceu na Indonésia. Alonso recebeu a bandeirada em segundo, com Muñoz, Veijer, Rueda e Masià na sequência, enquanto Holgado não passou do nono lugar.
Moto3 2023, Mandalika, Indonésia, Resultado Final:
1 | D MOREIRA | MSI KTM | 20 voltas | |
2 | D ALONSO | Aspar GasGas | + 0.107 | |
3 | D MUÑOZ | BOE KTM | + 0.130 | |
4 | C VEIJER | IntactGP Husqvarna | + 0.190 | |
5 | J RUEDA | Red Bull KTM Ajo | + 0.483 | |
6 | J MASIÀ | Leopard Honda | + 0.544 | |
7 | T FURUSATO | Team Asia Honda | + 0.811 | |
8 | D ÖNCÜ | Red Bull KTM Ajo | + 0.855 | |
9 | I ORTOLÁ | MTA KTM | + 1.164 | |
10 | S NEPA | MTA KTM | + 1.253 | |
11 | M BERTELLE | Snipers Honda | + 1.346 | |
12 | K TOBA | Sic58 Honda | + 1.447 | |
13 | R ROSSI | Sic58 Honda | + 1.815 | |
14 | D HOLGADO | Red Bull KTM Tech3 | + 4.018 | |
15 | R YAMANAKA | Aspar GasGas | + 9.094 | |
16 | J KELSO | PrüstelGP CFMoto | + 9.404 | |
17 | A ADITAMA | Team Asia Honda | + 12.750 | |
18 | A SASAKI | IntactGP Husqvarna | + 19.692 | |
19 | X ARTIGAS | PrüstelGP CFMoto | + 19.733 | |
20 | F FARIOLI | Red Bull KTM Tech3 | + 27.823 | |
21 | N CARRARO | Snipers Honda | + 27.950 | |
22 | J WHATLEY | VisionTrack Honda | + 28.040 | |
23 | L FELLON | CIP KTM | + 28.091 | |
24 | S AZMAN | MSI KTM | + 28.221 | |
25 | M AJI | Team Asia Honda | + 28.454 | |
26 | N DETTWILER | PrüstelGP CFMoto | + 39.844 | |
27 | S OGDEN | VisionTrack Honda | Abandonou | |
28 | A FERNÁNDEZ | Leopard Honda | Abandonou | |
29 | A CARRASCO | BOE KTM | Abandonou |