Moreira segura Alonso na volta final na Indonésia e vence na Moto3 pela primeira vez

Diogo Moreira se aproveitou dos erros rivais e precisou de muita concentração para segurar a concorrência e vencer pela primeira vez na Moto3. Líder do campeonato, Jaume Masià foi o sexto

A Moto3, como de costume, entregou muito entretenimento. No fim, a vitória foi inédita e ficou com Diogo Moreira. O brasileiro soube escapar dos problemas, se aproveitou dos erros rivais e segurou a concorrência na última volta para vencer o GP da Indonésia, sua primeira conquista na classe menor do Mundial de Motovelocidade.

David Alonso terminou na segunda posição, com David Muñoz completando o pódio. Collin Veijer e José Antonio Rueda ficaram no top-5.

Diogo Moreira (Foto: MSi)

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Líder do campeonato, Jaume Masià hesitou em alguns momentos, mas terminou no sexto lugar, acompanhado por Taiyo Furusato, Deniz Öncü, Ivan Ortolá e Stefano Nepa. Postulante ao título, Daniel Holgado foi punido duas vezes e acabou apenas em 14º.

Moto3 volta a acelerar no GP da Austrália, em Phillip Island, no final de semana do dia 22 de outubro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Confira como foi o GP da Indonésia da Moto3:

O domingo começou de maneira intensa, com Ayumu Sasaki caindo a caminho do grid. O japonês conseguiu subir novamente na moto e se encaminhar para o 11º lugar, largando normalmente em Mandalika.

O sol forte e calor, com temperatura de 34ºC no ar e 58ºC no asfalto, marcaram presença novamente em Mandalika.

Sasaki perdeu o controle da moto na volta de formação na Indonésia (Vídeo: MotoGP)

Na largada, Diogo Moreira partiu bem e manteve a liderança, seguido por Collin Veijer e David Alonso. Jaume Masià partiu mal e caiu para sétimo, mas Sasaki foi ainda pior e despencou de 11º para 24º.

Ao final da primeira volta, a direção de prova puniu Ivan Ortolá com duas voltas longas por queimar a largada, assim como o companheiro Stefano Nepa.

Daniel Holgado rapidamente iniciou uma prova de recuperação e ganhou quatro posições para assumir a liderança, seguido por Veijer.

Holgado assume a liderança da prova em Mandalika (Vídeo: MotoGP)

No terceiro giro, Veijer mergulhou por dentro e tomou a liderança da prova, mas Holgado rapidamente reagiu e retomou o posto. Logo atrás, Masià passou Moreira e tomou o terceiro lugar, acompanhado por Alonso.

No início da quinta volta, Ana Carrasco perdeu o controle da moto e caiu com força no chão, abandonando o GP da Indonésia. Na frente, Masià passou Veijer e tomou a segunda colocação.

Alonso ultrapassou Veijer na sexta volta, mas o holandês rapidamente tomou de volta a posição. Os seis primeiros da prova, de Holgado a Muñoz, estavam colados neste momento.

Na sétima volta, Masià colocou por dentro na curva 10 e assumiu a liderança da prova. No fim do giro, porém, Holgado deu o troco antes de entrar na reta principal do circuito. Logo depois, porém, Veijer entraria na briga e pularia para segundo.

Na metade da prova, outro abandono: Adrián Fernández caiu no setor 2 e saiu da disputa. Apesar do susto, o espanhol levantou-se sozinho e caminhou sem ajuda dos fiscais. Ao mesmo tempo, Moreira passou Masià e tomou o terceiro lugar, com Muñoz no embalo.

O 11º giro viu Moreira passar Veijer. O holandês, porém, rapidamente reagiu, passando o brasileiro e também Holgado, assumindo brevemente a liderança, antes de ser superado pelo espanhol. Masià também passou Muñoz e subiu para quarto lugar.

Moreira voltou a passar Veijer, reassumindo o segundo lugar. Masià tentou ir no embalo, mas não obteve sucesso. Mais atrás, Scott Ogden caiu e abandonou a prova em Mandalika.

A 7 voltas para o fim, Moreira passou Holgado e assumiu a liderança da prova, mas não conseguiu abrir vantagem. Por conta disso, o espanhol retomou o posto logo depois.

Em prova de recuperação, Sasaki não mostrava bom ritmo e aparecia em 19º, fora da zona de pontuação.

A 6 voltas, Holgado recebeu uma punição por exceder os limites de pista, cumpriu a volta longa e voltou apenas em décimo. Ao mesmo tempo, Moreira escapou da pista ao tentar uma manobra e caiu para a sétima posição.

Masià passou Alonso e retomou a liderança na Indonésia. Veijer voltou a se recuperar e foi para o terceiro lugar. Não demorou muito, Muñoz e Moreira passaram o holandês, que caiu para quinto.

Depois da punição, Holgado iniciou uma recuperação e subiu para a quinta colocação, após ultrapassar Alonso. Na frente, Muñoz superou Masià e tomou a liderança com duas voltas para o fim, mas de maneira breve.

Masià, porém, não teve muita sorte. O espanhol foi empurrado por Holgado e caiu para sexto, enquanto o #96 era novamente punido por exceder os limites de pista, deixando a liderança com Moreira.

A última volta começou com Moreira na ponta, seguido por Muñoz, mas o espanhol caiu ao ser superado por Holgado e Alonso. Instantes depois, Holgado passou o brasileiro e tomou a dianteira de maneira breve.

Moreira conseguiu segurar a concorrência no fim da volta final e venceu na Indonésia. Alonso recebeu a bandeirada em segundo, com Muñoz, Veijer, Rueda e Masià na sequência, enquanto Holgado não passou do nono lugar.

A chegada em Mandalika, que deu a vitória ao brasileiro Diogo Moreira (Vídeo: MotoGP)

Moto3 2023, Mandalika, Indonésia, Resultado Final:

1D MOREIRAMSI KTM 20 voltas
2D ALONSOAspar GasGas+ 0.107 
3D MUÑOZBOE KTM+ 0.130 
4C VEIJERIntactGP Husqvarna+ 0.190 
5J RUEDARed Bull KTM Ajo+ 0.483 
6J MASIÀLeopard Honda+ 0.544 
7T FURUSATOTeam Asia Honda+ 0.811 
8D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo+ 0.855 
9I ORTOLÁMTA KTM+ 1.164 
10S NEPAMTA KTM+ 1.253 
11M BERTELLESnipers Honda+ 1.346 
12K TOBASic58 Honda+ 1.447 
13R ROSSISic58 Honda+ 1.815 
14D HOLGADORed Bull KTM Tech3+ 4.018 
15R YAMANAKAAspar GasGas+ 9.094 
16J KELSOPrüstelGP CFMoto+ 9.404 
17A ADITAMATeam Asia Honda+ 12.750 
18A SASAKIIntactGP Husqvarna+ 19.692 
19X ARTIGASPrüstelGP CFMoto+ 19.733 
20F FARIOLIRed Bull KTM Tech3+ 27.823 
21N CARRAROSnipers Honda+ 27.950 
22J WHATLEYVisionTrack Honda+ 28.040 
23L FELLONCIP KTM+ 28.091 
24S AZMANMSI KTM+ 28.221 
25M AJITeam Asia Honda+ 28.454 
26N DETTWILERPrüstelGP CFMoto+ 39.844 
27S OGDENVisionTrack Honda Abandonou
28A FERNÁNDEZLeopard Honda Abandonou
29A CARRASCOBOE KTM Abandonou
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.