Dorna expande Road to MotoGP e anuncia Talent Cup e MiniGP na América Latina

A promotora do Mundial de Motovelocidade anunciou nesta quarta-feira (5) a expansão do programa Road to MotoGP, que tem como objetivo oferecer a jovens pilotos oportunidades de chegar ao Mundial de Motovelocidade. A partir de agora, nascem a Talent Cup América Latina e a MiniGP América Latina

O motociclismo na América Latina vai ganhar um impulso importante por parte da Dorna. A promotora do Mundial de Motovelocidade anunciou nesta quarta-feira (5) a expansão do programa Road to MotoGP, com a criação das categorias MiniGP América Latina e Talent Cup América Latina.

Seguindo a tradição do Road to MotoGP, as duas novas classes têm como objetivo oferecer a jovens pilotos a oportunidade de trilhar o caminho rumo ao Mundial de Motovelocidade.

Talent Cup passará a ser disputada também na América Latina (Foto: Divulgação/MotoGP)

“A FIM América Latina está sempre procurando pelos melhores projetos para desenvolver o motociclismo na região”, disse Pedro Venturo, presidente da FIM América Latina. “Poder ver esses projetos se tornarem realidade para a América Latina nos enchem de orgulho e satisfação, e temos certeza de que eles serão benéficos para os pilotos da região”, completou.

No total, pilotos de 20 países poderão participar tanto da MiniGP como da Talent Cup América Latina: México, Cuba, República Dominicana, Honduras, Nicarágua, Guatemala, Porto Rico, El Salvador, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina.

As 20 federações desses países latino-americanos serão as responsáveis por selecionar os pilotos que vão competir em cada uma das competições.

Talent Cup América Latina

No caso da Talent Cup, o calendário será composto por seis rodadas duplas, totalizando 12 corridas. São elegíveis pilotos de 14 a 21 anos, com um grid total de 25 motos.

A competição começa no fim de 2023, junto com a etapa da Argentina do Mundial de Superbike, em San Juan Villicum. O calendário segue em 2024, com a segunda etapa prevista para março, no Autódromo Internacional de Codegua, no Chile. A disputa vai passar também por Termas de Río Hondo, na Argentina, junto com a MotoGP, antes de duas etapas em território brasileiro: uma no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, e outra no Circuito dos Cristais, em Curvelo.

Os três primeiros colocados na Talent Cup América Latina ganham a chance de participar do evento de seleção para a Red Bull Rookies Cup. O campeão da categoria é também promovido à categoria Supersport 300 do CIV, o campeonato italiano, na equipe GP3 AD11.

MiniGP América Latina

MiniGP vai desembarcar na América Latina (Foto: Divulgação/MotoGP)

No caso da MiniGP, a categoria é destinada a pilotos de dez a 14 anos, com o grid limitado a um máximo de 15 pilotos. Todos eles vão utilizar motos Ohvale GP-0 de 160cc.

O calendário vai de março a outubro, com cinco eventos realizados em três países: Argentina, Brasil e Chile.

A partir de 2025, estreia a MiniGP de 190cc, um passo seguinte para os pilotos que estão na série de 160cc. Os melhores na categoria em 2023 serão promovidos para a categoria de 190cc, e os melhores nesta de maior cilindrada avançam para a Talent Cup.

Tanto a Talent Cup América Latina como a MiniGP América Latia serão geridas pela promotora GP3 Sport, em colaboração com a FIM América Latina. As duas classes também terão o apoio do piloto Leandro ‘Tati’ Mercado, o argentino que atualmente está no Mundial de Superbike.

“Não poderíamos estar mais felizes com este projeto”, declarou Antonio D’Angelo, da GP3 Sport. “Isso é algo em que estamos trabalhando há algum tempo — poder unir 20 países diferentes na América Latina, dando aos pilotos a chance de competir igualmente e oferecer diferentes opções para permitir a eles alcançar o nível máximo das corridas de moto”, seguiu.

“Isso é algo único. Com a ajuda da Dorna e da FIM América Latina, poderemos fornecer todas as ferramentas necessárias para desenvolver e fazer crescer os pilotos latino-americanos”, completou.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 13, para o primeiro dia de treinos livres para o GP da Austrália, em Phillip Island. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA TAMBÉM
Marc Márquez vê diferença e crê que “nível de 2019” é insuficiente na MotoGP atual
# Vida social ameaçada × novos fãs: pilotos opinam sobre calendário da MotoGP 2023
# MotoGP tem novo recorde com Bezzecchi e chega ao 10º pole diferente em uma temporada
# Vídeo de 2019 viraliza e expõe agressão de mecânico a piloto da Moto3
# Biaggi demite mecânicos que atrapalharam Fernández em Aragão: “Precisamos punir”
# Quartararo vai às cordas e vê título pender para Ducati e Bagnaia na reta final da MotoGP
# Agressor de Booth-Amos é demitido e deixa paddock da Moto3 após GP da Malásia

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.